Principais estratégias para ganhar relevância na web
Quando um empresário decide inaugurar uma loja física, seja uma academia, um restaurante ou uma loja de sapatos, por exemplo, ele sempre leva em consideração uma questão muito importante: a localização.O ponto escolhido precisa estar em um bairro bom e movimentado, ter boa visibilidade e fácil acesso, entre outros fatores cruciais para o sucesso do negócio. Muitos, inclusive, acabam optando por abrir seus estabelecimentos em Shopping Centers – ainda que o aluguel seja caro, eles se aproveitam da sinergia de outras grandes lojas e do público cativo desses locais.
E como funciona no e-commerce? No caso de lojas virtuais, é preciso aplicar estratégias para ajudar o internauta a encontrar sua loja na web! Infelizmente, ter um site bonito e funcional, bons produtos e frete baixo podem ajudar a cativar o comprador, mas não são suficientes para garantir que você tenha muitos acessos. E, na internet, é preciso ter muitos acessos para aumentar as chances de conversão!
Pensando nisso, hoje vou mostrar 3 estratégias de marketing para e-commerce que podem auxiliar não só neste desafio, mas em qualquer fase do negócio.
1- SEO: otimização para sites de busca.
Para falar sobre essa primeira estratégia, eu pergunto: como você encontra produtos e conteúdos na internet? Aposto que você faz uma pesquisa no Google, certo? Também é dessa maneira que os seus clientes podem te encontrar.
Por esse motivo, o SEO (Search Engine Optimization) – conjunto de técnicas para melhorar sua posição dos sites de busca – é uma das estratégias mais importantes para quem tem um e-commerce. Uma otimização bem feita pode colocar o seu site na primeira página, enquanto um site não-otimizado pode ficar no fim da página ou na segunda ou terceira página.
Essa estratégia é gratuita e de longo prazo. O Google precisa de um tempo para avaliar as buscas feitas e analisar se seu site é realmente relevante para o que se propõe.
Apesar de de ser uma estratégia “mais lenta”, os resultados são excelentes, porque além de receber visitas não-pagas, os consumidores que entrarem no seu site serão aqueles mais propícios a finalizarem uma compra.
Dentre as principais ações de SEO estão:
Criação de um blog
Um dos fatores mais importantes para o Google posicionar bem um site é a qualidade e originalidade do conteúdo publicado. Por meio de um blog, é possível atingir seu público de interesse em diversos momentos e agregar valor à sua marca, contribuindo com as vendas.
Loja virtual otimizada
Além do conteúdo, o Google também analisa a estrutura do seu site para conferir se as páginas são relevantes para os consumidores. As possibilidades de otimizar sua loja virtual são infinitas! A seguir, eu cito algumas:
- URL amigável: simples e direta, mostrando do que realmente se trata. URL com muitos números e elementos podem deixar os clientes desconfiados.
- Meta description e título: todas as páginas do seu site precisam de um título e uma meta description com palavras-chave referentes aos produtos ofertados. Elas precisam ser as mais óbvias possíveis, por exemplo: “chapéus femininos – comprar”.
- Responsividade: layout adaptável a diversos dispositivos – smartphones, tablets, computadores.
- Velocidade: carregamento rápido – um site lento pode fazer com que você perca o cliente!
- Design: uma estética agradável pode manter seu cliente no site por mais tempo.
- Links externos: links que levam o seu cliente a outras páginas relevantes.
- Estrutura do site: torne o caminho para encontrar os produtos fácil. O cliente precisa encontrar o que procura em poucos cliques. A dica é criar um mapa do site – concentrar todos os seus links e produtos em um só lugar fornecendo uma visão completa do site, organizados hierarquicamente. O mapa ajuda o visitante a orientar-se, além de refletir o que mais pode ser encontrado.
2- Google Ads: anúncio de busca e display
Diferentemente das estratégias para atrair consumidores de forma orgânica – melhorando suas posições – também é possível investir em anúncios pagos. Com as campanhas do Google AdWords, você pode aumentar a exposição da sua marca nos resultados de busca. Essa estratégia é utilizada por muitas empresas para conseguir um bom alcance imediato (a curto prazo), gerando mais tráfego para seu site.
Anúncios de Busca
Os anúncios de busca exibem anúncios nas páginas de resultados do Google ou em sites parceiros do buscador. Você compra as palavras-chaves que correspondem aos seus produtos e o Google distribui os anúncios por meio de um leilão entre outros anunciantes.
Anúncios Display
Ainda é possível investir em “banners”, anúncios displays do Google AdWords, e mostrar seus produtos para o público em portais específicos. Você pode direcionar as campanhas de acordo com o público-alvo de cada site. Um blog de tecnologia, por exemplo, exibirá produtos desta categoria. Já um site de esportes pode mostrar o seu catálogo de roupas fitness.
3 – E-mail Marketing
Quantos e-mails de empresas, lojas e outros estabelecimentos você recebe por dia? Você pode até ignorar muitos deles, mas saiba que essa estratégia é ainda muito eficiente e utilizada por muitas empresas.
Com o e-mail marketing, é possível cumprir alguns objetivos como enviar newsletters, informar clientes sobre promoções, fazer um relacionamento pós-venda, confirmar pedidos na loja virtual e muito mais!
A chave para uma estratégia de e-mail marketing de qualidade está na criação de uma boa base de contatos. Jamais compre listas prontas: a dica é construir a sua própria, nem que isso leve muito tempo. Além de coletar e-mails de quem realiza as compras (após cadastro), é possível conseguir informações por meio de:
- Pop-ups: janelas que saltam quando os visitantes navegam pela loja.
- Materiais de conteúdo: disponibilizar materiais relevantes e, como troca, solicitar os contatos.
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Essas são apenas 3 estratégias de marketing para e-commerce. Existem muitas outras! Entre elas, a estratégia de Remarketing, Inbound Marketing e, é claro, as Redes Sociais. Conhece mais alguma? Deixe aqui nos comentários!
Você também não precisa usar todas estas estratégias de uma vez só. Veja qual é seu potencial de investimento e trabalhe uma por uma. Assim, o desempenho do seu e-commerce tende a melhorar!
Em caso de dúvidas a respeito de como montar o seu projeto, entre em contato com um dos consultores da Flexy aqui. Nós podemos tirar suas dúvidas sobre e-commerce e te ajudar a implementar sua loja online.