3 oportunidades de negócios digitais para grandes empresas em 2018

Ainda dá tempo de fazer sua empresa crescer

Estamos caminhando para o fim do primeiro semestre de 2018. E aí, você já colocou em prática as resoluções que fez lá no início do ano? Muitos encaram esse período como uma oportunidade de mudar certas coisas na vida: começar a se exercitar, procurar um novo emprego, mudar de cidade. No mundo empresarial, também é o momento de expandir os negócios ou reestruturar alguma área. A verdade é que nunca é tarde para começar.

Os negócios digitais são uma área vantajosa de investimento, com oportunidades para empresas de todos os portes. Neste post, vamos tratar de 3 oportunidades específicas para grandes empresas.

1- Marketplace

Os marketplaces reúnem diversos lojistas em um só portal de vendas online. Eles oferecem aos comerciantes a oportunidade de atrelarem seus produtos a uma marca grande e conhecida, ganhando credibilidade e visibilidade. Este modelo traz diversificação de produtos, aumento da receita com melhoria de margens de lucro, além do crescimento de vendas em mercados de nicho.

Segundo o último relatório da Webshoppers, o marketplace definitivamente se consolidou em 2017, representando cerca de 18,5% do total de vendas do comércio eletrônico no Brasil.

Os grandes empresários devem considerar a criação do seu próprio marketplace, atraindo sellers de nichos específicos. Há soluções não só para o varejo, mas para indústrias, distribuidoras e franquias. Todas com funcionalidades que facilitam a gestão de pedidos, estoque, logística, pagamentos, entre outros. Para entender melhor, baixe o Guia Completo do Marketplace ou tire suas dúvidas com um especialista aqui.

2 – E-commerce B2B

Se o e-commerce de varejo não para de crescer – a previsão é de 15% em relação a 2017 e faturamento de 69 bilhões de reais em 2018, segundo a ABComm – o comércio eletrônico entre empresas (B2B) não poderia ser diferente. Leia os dados no artigo: Mercado B2B Online continua em expansão em 2018.

Atualmente, o e-commerce B2B não é considerado apenas mais um canal de vendas. A solução é utilizada por indústrias, distribuidoras, importadoras e atacadistas para facilitar pedidos, gerenciar estoques e reduzir custos de operações. Leia também: Diminua custos de operação com as vendas online.

Os sistemas desenvolvidos para o mercado B2B possuem diversas funcionalidades, permitindo modelar as políticas comerciais de acordo com seu negócio, personalizar preços, políticas de pagamento, pedido mínimo, análise de crédito, entre outros, para cada perfil de cliente.

É possível ainda utilizar a solução junto a sua equipe de vendas, fornecendo aos representantes  comerciais informações de políticas, estoques, andamento de pedidos, entre outros, em tempo real, além de comissioná-los por todos os pedidos dos clientes em suas carteiras.

3 – Operação Omnichannel

O comércio omnichannel se define pela integração do comércio físico, online e móvel para oferecer ao cliente uma experiência de compra persuasiva e diferenciada.

Como já mencionei em outros materiais, estamos caminhando para o momento em que o consumidor não enxergará a diferença entre o mundo online e off-line. Diante dessa realidade, focar apenas em um canal é uma forma míope de enxergar e atender o consumidor.

Se o olhar de uma indústria está apenas voltado para ação dos Representantes de Vendas e ao serviço de Televendas, por exemplo, talvez ela esteja abrindo mão de uma grande parcela de consumidores que pesquisam online antes de fazer o primeiro contato.

Em resumo, há 3 razões para sua empresa se tornar omnichannel:

  1. Porque a interação on e off gera lucros;
  2. Porque reduz custos;
  3. Porque melhora a experiência do cliente. 

Leia o artigo completo aqui: Por que uma indústria deve considerar vender em mais de um canal?

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Essas oportunidades de negócios digitais focam, principalmente, no atendimento ao cliente. Pesquise e escolha qual você deseja implantar em sua empresa em 2018. Ainda dá tempo! Fale com um especialista Flexy aqui.

 

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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