3 riscos do sistema de vendas B2B (e como resolvê-los)

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As plataformas de venda online se tornaram um grande aliado do Representante Comercial, um dos principais agentes de venda da indústria. Por isso, o sistema precisa se adaptar ao dia a dia desse profissional e facilitar as negociações com os clientes.

Já falei em outros posts sobre as vantagens do e-commerce para o representante comercial e como escolher o melhor software para o seu e-commerce. Hoje, quero destacar 3 características de sistemas de vendas B2B que podem dificultar o processo de venda e apresentar riscos ao seu negócio.

  1. Sistema que só funciona offline:

Sistemas de força de vendas geralmente funcionam como um formulário de papel, só que informatizado. ​Esse tipo de sistema geralmente é instalado em um dispositivo móvel e poucos deles se comunicam em tempo real com o sistema de gestão de uma indústria​. ​Isso ​cria um problema básico no momento de fechar o negócio.

Por estar offline, ele não permite a consulta de estoque de forma automática, o que pode​ causar ruptura de estoque ​no momento de efetivar o pedido​, além de ​​frustração no cliente e retrabalho ao ter que avisá-lo de cada erro e substituição no pedido​.

  1. Sistema que não tem catálogo de produto:

A falta de um catálogo com fácil navegação e opção de busca por nome ou função gera um grande problema. Tanto o cliente quanto o representante comercial precisam saber os códigos dos produtos que lhes interessam. Esse tipo de sistema é complicado para o cliente que deseja realizar seus próprios pedidos e pode acabar afugentando esse potencial comprador.

  1. Sistema que só apresenta produtos mas não faz pagamentos online:

​Um catálogo atualizado e completo é crucial para apresentar os produtos aos clientes. Mas se o sistema não consegue realizar vendas na hora, você pode perder a oportunidade de fechar negócio. O cliente precisa ter a opção de fazer pagamentos por meio da plataforma (quando e onde ele estiver) e o representante, de acrescentar descontos especiais, além da sua própria comissão. Essa opção traz comodidade a ambas as partes.

O ideal é implementar um sistema que funcione online e integrado aos sistemas de gestão, com sincronização periódica das bases de informações e capaz de realizar transações financeiras.

Ao procurar por uma plataforma  ou um sistema que modernize seu atendimento, opte por um e-commerce B2B completo. Entenda as funcionalidades que o mercado B2B realmente necessita baixando o e-book: B2B de verdade x B2B de mentira.

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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