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5 fatores que garantem a segurança de um sistema de e-commerce

Proteja as informações dos seus clientes.

Assim como uma loja física precisa se preocupar com a segurança do seu estabelecimento, uma loja virtual também deve estar blindada para conter possíveis invasores. Você sabia que a cada 6,5 segundos acontece uma tentativa de fraude no o e-commerce brasileiro? Os dados são do relatório Raio X da Fraude de 2019, desenvolvido pela Konduto, que revelou que 2,20% dos pedidos feitos online no Brasil sofreram alguma tentativa de golpe em 2018. A segurança de um sistema de e-commerce deve ser tratada como prioridade por administradores: além de evitar prejuízos, ter um site seguro deixa seu usuário confortável para comprar online.


O que acontece é que ao finalizar a compra em um e-commerce, o cliente precisa fornecer dados pessoais como CPF, endereço e os dados do cartão de crédito. Mesmo com sistemas anti fraudes cada vez mais avançados, alguns consumidores ainda são reticentes quanto à disponibilização de suas informações. Por isso, antes de focar na venda, é preciso conquistar a confiança do consumidor.

Segundo Tom Canabarro, co-fundador da empresa responsável pelo Raio-X da Fraude, um e-commerce saudável não pode ter uma taxa de fraudes superior a 1% do faturamento, sob o risco de advertências, multas e até mesmo descredenciamento junto às operadores e bandeiras de cartão de crédito.

A seguir, vou citar 5 fatores que garantem a segurança de um sistema de e-commerce e que devem ser levados em consideração ao contratar uma solução para a sua loja virtual.

1 – Certificado SSL: garanta a confidencialidade dos dados.

A engenharia tecnológica por trás da sua loja virtual precisa contar com a utilização de Certificado SSL exclusivo, para que as conexões se tornem mais seguras.

Já reparou que ao navegar em determinados sites surge na barra de navegação um cadeado e a palavra HTTPS? Esse cadeado indica que aquela página possui Certificação Digital SSL instalada.

Este certificado garante a segurança da comunicação entre o servidor web e o navegador, transformando os dados inseridos pelo cliente, como os do cartão de crédito e as senhas, em códigos criptográficos – tornando o servidor o único capaz de ler essas informações.

Os certificados SSL são fornecidos por empresas especializadas em segurança da informação e requerem uma série de técnicas para sua instalação. Consulte o seu fornecedor de antivírus.

2 – Backup Diário e Espelhamento de Servidores: evite a perda dos dados do e-commerce.

Isso evita a perda das transações e até dos arquivos de conteúdo do e-commerce, mediante vulnerabilidade da conexão ou por eventuais invasões de hackers, por exemplo.

O espelhamento de servidores é possível por meio da Cloud Computing (computação em nuvem).

3 – Controle de acesso.

Nem sempre o possível culpado pelo vazamento de dados é o hacker. Muitas vezes, basta ter acesso a ferramentas de compartilhamento de arquivos em nuvem ou um pen-drive para colocar os dados da sua loja em risco!

Grande parte das invasões e vazamentos de dados em sistemas online é proveniente de acesso privilegiado (dentro da própria equipe interna) e também de acessos não cancelados para colaboradores que já foram desligados da empresa.

É importante que o sistema de e-commerce forneça um bom controle de acesso de funcionários às informações restritas, criando parâmetros e regras de acesso virtual aos servidores.  Combine com seu fornecedor a parametrização desses níveis de acesso.

4- Sua empresa é a responsável central por toda a sua cadeia de fornecimento.

Senhas distribuídas para parceiros, sellers de marketplaces, integradores, gateways de pagamento, sistemas de logística e tudo o que uma loja virtual integra são, em última instância, responsabilidades suas!

Mantenha uma rotina obrigatória de mudança de senhas e uma higienização periódica de usuários válidos, eliminando os inúteis. Além de inevitável, essa rotina é necessária para evitar as “ameaças internas”.

5 – Ferramenta antifraude de pagamento.

Existem diversas ferramentas disponíveis do mercado que ajudam a criar barreiras contra possíveis invasores. Uma boa ferramenta antifraude deve, entre outras funções:

A Site Blindado, por exemplo, oferece um serviço exclusivo que realiza testes de vulnerabilidades no site (ataques e invasões) e agrupa essas informações em forma de relatório com as brechas de segurança que precisam ser corrigidas para que pessoas mal-intencionadas não consigam invadir as aplicações de seu site. Grandes empresas, como Americanas, Submarino e Polishop, utilizam o selo do Site Blindado.

Há também outras ferramentas como o WAF (Web Application Firewall), que funciona para prevenir o e-commerce de boots que querem aproveitar da fragilidade de alguns servidores, gerar um número alto de acessos e, com isso, tirar o site do ar.

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Investir na segurança de um sistema de e-commerce deve ser prioridade no desenvolvimento da sua loja virtual. Se ela for bem feita, poderá, inclusive, ser usada como uma estratégia de marketing para o seu negócio.

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