Case Flexy: Altenburg

A maior produtora de travesseiros do país desenvolveu um e-commerce capaz de controlar 4 lojas diferentes em uma só plataforma.

O projeto de e-commerce desenvolvido para a Altenburg, empresa com 100 anos de tradição, resultou em uma plataforma com estabilidade e agilidade no atendimento, contribuindo com o aumento do faturamento em mais de 50% após o lançamento.

Conheça o case da Altenburg + Flexy.

Cenário de desafios: nova plataforma e expansão da marca.

Em 2019, a Altenburg precisou trocar a plataforma de e-commerce às pressas pois seu fornecedor inicial havia encerrado as atividades no Brasil. A fim de não prejudicar seus resultados, a empresa procurou a Flexy para fazer a troca de tecnologia, em um processo de migração que exigiria extrema agilidade: aproximadamente 20 dias.

Alinhado com seus planos de expansão e melhoria de relacionamento com os revendedores, logo após a publicação do novo site, a marca de cama, mesa e banho viu a necessidade de desenvolver 4 projetos em paralelo: criar um sistema de uma loja B2C, uma loja B2B, uma loja B2C de alto padrão e um catálogo para lojistas.

Com a tecnologia avançada da Flexy, capaz de utilizar uma conta com múltiplas lojas, a Altenburg decidiu encarar o desafio de expansão digital.

  • Mudança de plataforma às pressas;
  • Expansão das fábricas e da linha luxo;
  • Busca da melhoria na relação com os revendedores;
  • Oportunidade de aumentar as vendas.

Solução

A partir do desafio, a Flexy utilizou a tecnologia de múltiplas lojas, no modelo omnichannel, integrando 4 lojas em uma só plataforma, com front-end e URL (endereços) diferentes e com estoque centralizado. 

Desde a implementação, a Altenburg consegue controlar o estoque de todas as lojas em um único sistema, enquanto o usuário tem experiências personalizadas em quatro sites diferentes. 

Com as mudanças, a empresa teve um aumento significativo no faturamento. Em 2020, ele mais do que dobrou, mantendo o crescimento no próximo ano.

O sucesso do projeto se deveu também pelo comprometimento da própria marca, que estruturou uma equipe focada no e-commerce.

No Dia do Internauta (26/08/22), após melhorias constantes, a Altenburg chegou a vender em um único dia cerca de 500 mil reais. Isso só foi possível porque a infraestrutura da plataforma estava preparada para o alto volume de acessos.

“Mesmo em um sistema complexo como o nosso, foi possível notar a estabilidade da plataforma e a agilidade no atendimento. ”

Leandro Harnisch, gerente de e-commerce da Altenburg

História

A Altenburg nasceu em 1922, na cidade de Blumenau-SC, a partir do espírito empreendedor de Johanna Altenburg, que começou a produzir acolchoados manualmente para garantir o sustento da família. A empresa passou às mãos dos filhos e netos, chegando atualmente à quarta geração, com os ensinamentos de Johanna, que fazem da Altenburg uma das maiores indústrias têxteis do país.

A Altenburg é, hoje, a maior produtora de travesseiros do Brasil, com média de faturamento mensal de 30 milhões. Todos os meses, mais de 1,2 milhões de produtos Altenburg são comercializados no Brasil e na América Latina. A companhia, com 100 anos de tradição e inovação, está entre as marcas líderes nacionais, com foco em design, tecnologia, conforto e qualidade.

Atualmente, a Altenburg gera 1,7 mil empregos diretos e está em mais de 7 mil pontos de venda em todos os estados do país, além de países da América Latina. Conta com duas fábricas em Blumenau, pólo têxtil de Santa Catarina, uma em Aracaju-SE, uma em São Roque (SP) e outra no Paraguai. Comercializa seus produtos também em 13 lojas próprias e no e-commerce. 

Faça como a Altenburg: entre em contato aqui.

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