cenario para fotos de roupas

Cenário para fotos de roupas: 8 dicas para montar o seu

Se você trabalha no segmento de moda, criar um bom cenário para fotos de roupas é um passo importante para produzir imagens atraentes dos seus produtos para seu e-commerce. Você já deve saber que o seu site funciona como uma vitrine e por isso precisa de imagens de alta qualidade e esteticamente bonitas para chamar atenção dos clientes. 

Lembre-se que a concorrência no ambiente virtual nunca esteve tão acirrada! No ano passado, impulsionado pela pandemia, surgiram mais de 150 mil novas lojas online. Muitos comerciantes de lojas físicas adotaram a estratégia de migrar suas lojas para o virtual a fim de reduzir prejuízos financeiros causados pelo fechamento do comércio

Ao mesmo tempo, os consumidores também aderiram a esse novo estilo de compra, já que foi uma alternativa segura para enfrentar a pandemia. Mais de 11 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra virtual no período. 

Com tanta concorrência, é preciso se destacar! Para que você tenha sucesso em atrair o público certo e consiga cliques e vendas, preparamos este post com dicas sobre cenário para fotos de roupas. 

Cenário para fotos de roupas determina o sucesso da loja

Explorar o visual dos seus produtos e da sua marca é uma boa porta de entrada para atrair clientes. Muitas vezes, isso determina o sucesso da sua loja, já que no ramo da moda existe mais insegurança dos consumidores em relação à compra. 

Além de os consumidores desejarem ver em detalhes como é a peça e qual é o toque do tecido, a reputação e a boa apresentação da sua loja também influenciam na decisão de compra. Fotos de boa qualidade e bom gosto estético passam a sensação de profissionalismo e podem influenciar na percepção da qualidade das peças e da sua marca. 

Sendo assim, você precisa criar um bom cenário para fotos de roupas, com elementos que provoquem identificação no público-alvo. Se você não quer errar, uma boa dica é usar um cenário neutro. Dessa forma, você consegue destacar a peça, e não chamar atenção para o cenário. 

Se a sua loja possui redes sociais, você deve saber que para conseguir mais seguidores, precisa exibir imagens atraentes. Isso porque o Instagram, o Pinterest e mesmo o Facebook são bastante visuais. A mesma lógica vale para o seu e-commerce.

Mesmo que as imagens do seu site sejam menos artísticas do que nas redes, é inegável o valor que agregam ao produto. Assim, o site precisa de fotos em alta qualidade para que o consumidor consiga ver detalhes da peça que está comprando. É possível mostrar:

  • Tipo de tecido, 
  • Corte da peça, 
  • Particularidades da costura;
  • Detalhes como botões e estampas;
  • Detalhes de acabamento;
  • Combinações com outras peças da loja.

Todos estes aspectos, além de influenciarem a reputação da marca, podem também ajudar a aumentar o engajamento. Isto deve ocorrer principalmente se o cliente ficar satisfeito com o seu produto. 

Uma estratégia de marketing bastante utilizada atualmente é usar o conteúdo gerado pelos usuários para movimentar as redes sociais da marca. Ter a validação de outros consumidores sobre um produto impacta positivamente as vendas. 

Pontos de atenção para fazer lindas fotos

Além da criatividade e uma boa câmera (que pode ser de celular), você não precisa de tantos itens para fazer as fotos para o seu e-commerce. Porém, antes de fazer as fotos, é importante pensar em algumas estratégias para alcançar seu público. 

Perfil do cliente

Pensar no seu público-alvo é o primeiro passo para tomar qualquer decisão em relação ao visual de sua marca. O uso de certas cores e determinados fundos ou modelos e até o caimento das roupas influenciam no engajamento ou na rejeição. 

Para ser mais assertivo, é importante entender qual é a sua persona, faixa etária e até localização. Tente pesquisar o que este público gosta e o que procura, a fim de personalizar suas fotos de produto e aumentar engajamento e conversões. 

Todos estes itens são essenciais para determinar toda a estética, tanto das fotos quanto do próprio e-commerce. Muitas vezes as plataformas, como Flexy, permitem uma série de personalizações para deixar sua loja com a cara da sua marca. 

Iluminação 

Ao construir um cenário para fotos de roupas, você deve pensar na iluminação. É importante que a peça se destaque e apareça com a cor mais próxima o possível da realidade. 

Tente utilizar opções de luz natural ou as chamadas softboxes ou soft lights. São grandes fontes de iluminação que criam uma luz branca difusa, que interfere pouco no brilho da imagem. Em geral, é importante evitar sombras.  

O uso de flash, tanto da câmera quanto do smartphone, deve ser evitado para não comprometer a exposição do objeto. Isto poderia distorcer as cores, tanto do ambiente como as da própria peça de roupa. 

Câmera e acessórios 

As opções de softbox ou ring light são acessórios úteis, relacionados à iluminação, para torná-la mais difusa. 

Para elaborar um fundo básico branco, é possível utilizar um rolo de papel contínuo ou tecido branco – ou colorido, caso você deseje arriscar com um fundo diferenciado. Tecidos e itens decorativos que tenham a ver com a temática ou a sazonalidade também podem ser utilizados. 

O uso de tripé ou um apoio firme com objetos também pode ser interessante para evitar que as fotos saiam tremidas. 

Suporte das peças

O cenário para fotos de roupas não estará completo sem um suporte para acomodar as peças. O suporte deve favorecer as características da roupa, como o caimento. Por isso, é bom posicioná-las em locais que deixem o mais realista possível, sem dobras e sombras. Veja as principais opções:

Cabide

A praticidade do cabide para expor as peças do seu e-commerce está em não depender de modelos. Além disso, ajuda a remeter ao profissionalismo encontrado em uma loja física. 

Apesar de impessoal por não remeter ao formato do corpo, é uma maneira prática. E, dependendo das combinações que você fizer, pode montar looks elegantes e chamativos. 

Tapete 

O uso de tapetes como pelegos ou cores neutras pode ajudar a dar destaque para suas peças e construir um visual clean no seu cenário para fotos de roupas. 

Para fazer a composição, invista em acessórios decorativos e objetos que combinem com a peça. Algumas das vantagens são as possibilidades de combinações e variedade de ângulos. 

Manequim

Manequins e bustos são os suportes mais clássicos, não à toa dominam as vitrines de lojas de roupas no mundo inteiro. Com o manequim, você consegue mostrar o caimento da roupa e ainda incluir acessórios como bolsas e chapéus. 

Outra dica é utilizar edição de imagem para apagar o manequim da sua foto e fazer uma espécie de manequim fantasma. Isso ajuda a destacar a roupa. 

Modelo

Fotos com modelos reais são as mais versáteis, pois você pode criar cenários em ambiente fechado ou utilizar ambientes ao ar livre para fotografar. 

A grande vantagem é poder mostrar como a roupa fica no corpo de uma pessoa. E isto pode influenciar na identificação do seu público com a marca. 

As fotos com modelos são mais trabalhosas e custam mais caro, mas o resultado pode ficar muito melhor do que em fotos com cabide, por exemplo.

8 dicas para um cenário perfeito: 

  1. Pense o que poderia agradar o cliente;
  2. Prepare a roupa e pense nos detalhes do cenário;
  3. Escolha o suporte para suas roupas;
  4. Tenha atenção ao foco da imagem;
  5. Procure criar identificação com a marca;
  6. Atente-se ao enquadramento;
  7. Tente variar os ângulos da sessão;
  8. Estabeleça um padrão visual para as fotos;

Gostou das nossas dicas? Agora você tem tudo para montar o melhor cenário para fotos de roupas e conquistar muitos compradores para seu e-commerce.

Se você ainda não decidiu como migrar a sua loja física para o ambiente virtual, conheça mais sobre o que a plataforma Flexy oferece. Estabilidade, performance e segurança no seu e-commerce começam com uma boa plataforma!

Comentar

2 thoughts to “Cenário para fotos de roupas: 8 dicas para montar o seu”

    1. Oi, Lilian! Realmente, o cenário é um item muito importante quando o assunto é passar mais profissionalismo nas fotos.
      Ficamos felizes em saber que nossos conteúdos estão ajudando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar