ChatGPT no e-commerce: o que não fazer?

Boas práticas para usar a ferramenta na loja virtual

O uso de Inteligência Artificial (AI) na ciência, no trabalho e nas artes chegou também no universo textual. O chatGPT é um dos assuntos mais comentados nos últimos meses, aparecendo no topo das pesquisas do Google Trends. Não é por menos, a ferramenta que gera textos de forma automática promete auxiliar a produção de conteúdo e automatizar processos, incluindo as operações das lojas virtuais. Hoje, falaremos sobre as melhores práticas da aplicação do chatGPT no e-commerce.

O chatGPT, da sigla Generative Pre-Trained Transformer, é uma ferramenta lançada no final de 2022 pela empresa OpenAI. Com base em textos disponíveis na internet, incluindo notícias, artigos, fóruns e livros, ela gera respostas complexas de forma autônoma, com linguagem natural, muito semelhante a de um ser humano.

Além do amplo acesso a conteúdos online, a ferramenta utiliza a Aprendizagem de Reforço com Feedback Humano (RLHF), que permite aos usuários fazerem pequenas sugestões de melhoria. Esse recurso faz com que ele se aprimore e evolua a cada pesquisa. Mais ou menos como acontece com o Google Translate: quanto mais usuários utilizam a ferramenta, mais corretas são as traduções.

O que mais impressiona na inteligência do chatGPT é sua capacidade de receber instruções, facilitada pela integração com o inscructGPT. Você faz uma solicitação, com detalhes do que deseja, e ele gera o texto em poucos segundos: “explique isso, descreva aquilo”. Confira um exemplo abaixo.

Imagem retirada do Blog do EAD, escrito por Mariana Fernandes.

A geração de textos pode ser aplicada para criar cartas, e-mails, artigos para blogs, redações escolares, descrição de produtos, legenda de posts, tweets e o que você precisar solicitar. Mas, não se engane! Apesar das respostas parecerem corretas, elas não estão necessariamente corretas. Além disso, os conteúdos estão limitados a 2021.

Seria o chatGPT o terror dos redatores, profissionais de marketing e professores?

Há os que digam que ele pode prejudicar o aprendizado dos estudantes, marcando também o fim de algumas profissões. Mas a maioria acredita que ela será apenas mais uma ferramenta de otimização do trabalho, não sendo capaz de substituir a qualidade textual de um profissional.

Para a Flexy,  o uso do chatGPT no e-commerce pode trazer diversos benefícios, mas deve ser utilizado com cautela. 

Como o ChatGPT pode ser aplicado no e-commerce?

Há diversas maneiras de utilizar o chatGPT no e-commerce. Uma operação de venda online conta com diversas tarefas necessárias para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente. 

O chat pode automatizar as tarefas repetitivas e trazer insights valiosos para os gestores de e-commerce, otimizando o tempo gasto por esses profissionais. 

1. Produção de conteúdo para blog: 

O chatGPT pode servir como um pontapé inicial na elaboração de um artigo para o blog do e-commerce, ajudando a organizar ideias e separar os tópicos mais pesquisados, de acordo com o tema e as palavras-chave definidas. 

A ideia é utilizar a resposta como um guia, principalmente quando o assunto é complexo ou o autor está com dificuldades de iniciar o texto.

2. Descrição dos produtos: 

Os produtos disponíveis em um e-commerce recebem uma descrição detalhada sobre o modelo, muitas vezes, servindo de argumento de venda para quem visita a loja. 

Você pode solicitar ao chat, por exemplo: “faça uma descrição criativa do produto, mostrando as possíveis combinações para a blusa florida”. Com a grande quantidade de produtos cadastrados, isso pode salvar horas de trabalho.

3. Desenvolvimento de códigos: 

A AI pode criar códigos em diferentes linguagens de programação, bastando apenas definir os parâmetros corretos. Para quem tem pressa para colocar páginas no ar, o chatGPT pode ser um grande aliado.

4. Atendimento e experiência do cliente: 

Dentre as aplicações mais importantes do chatGPT no e-commerce está a melhora no atendimento e na experiência de compra online.

> Integração com chatbots para respostas personalizadas e humanizadas.

Os chatbots já fazem parte da rotina dos e-commerces, mas eles nada mais são do que robôs que respondem a comandos de programação. Ao integrar com o chatGPT, as respostas poderão ser mais humanizadas, com informações úteis aos clientes, uma vez que a ferramenta consegue analisar as perguntas mais comuns sobre cada produto.

Durante a comunicação, é possível sugerir ao cliente itens de maior interesse, aumentando as chances de conversão. Para conhecer outras ferramentas de automatização de vendas para o e-commerce, acesse aqui.

> Criar escopo de perguntas e respostas para o FAQ do e-commerce:

responder exatamente as dúvidas dos clientes pode ficar mais fácil, pois o chatGPT consegue analisar quais são aquelas mais comuns.

O que não fazer?

Embora elas sejam muito úteis para automatizar processos repetitivos, o excesso do uso de ferramentas de AI, seja para criar imagens, ilustrações ou textos, podem fazer com que você perca um recurso valiosíssimo para o seu negócio: a personalização. 

Somente um texto desenvolvido de forma estratégica, por profissionais que conhecem sua empresa de verdade, seu público e suas necessidades, é capaz de transmitir exatamente o seu recado e carregar o seu tom de voz. 

Se seu blog tem a intenção de mostrar autoridade e ajudar o cliente a encontrar a melhor solução para um problema, talvez, ao deixar uma ferramenta contar essa história, ela a faça da maneira mais genérica possível. Afinal, ela é um conjunto de tudo o que já foi escrito na internet.

E não importa se as palavras-chave estão corretamente posicionadas, se o conteúdo não for bem escrito, o usuário vai embora rapidinho. No fim, o que fará você se destacar da concorrência é a diferenciação.

A automação do atendimento é mais do que necessária. Mas, lembre-se que, ainda que elas facilitem o processo, a presença humana sempre será exigida pelo consumidor. Portanto, a AI deve ser encarada como uma ferramenta complementar não como substituto de profissionais.

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O uso do ChatGPT no e-commerce pode trazer diversos benefícios, mas deve ser usado com parcimônia. Se a sua loja é nova, a dica é começar da maneira tradicional, para tornar o seu conteúdo o mais personalizado possível. No futuro, a ferramenta pode ser um auxiliar de um negócio já sólido. Entre em contato com a Flexy para começar o seu projeto de e-commerce hoje mesmo.

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