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Como aumentar o faturamento da minha indústria?

2 grandes estratégias para aplicar ainda em 2019

Em julho deste ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou um relatório com os principais números da indústria no Brasil. O estudo evidenciou sua importância para o país: ela, como um todo, representa 21,6% do PIB nacional, mas responde por 70,8% das exportações, por 67,4% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento e por 34,2% dos tributos federais (exceto receitas previdenciárias). No entanto, a Pesquisa Industrial Anual (PIA) demonstrou que a indústria brasileira vem encolhendo. Só em termos de receita líquida de vendas, o recuo foi de 7,7% entre 2014 e 2017. Além do governo, dirigentes devem pensar em estratégias que visem o aumento do faturamento da indústria.
Importância da Indústria no Brasil – Infográfico Perfil da Indústria Brasileira, CNI, 2019
Empresas de grande porte, multinacionais e as indústrias (do setor de agronegócio, farmacêutica, cosmética, alimentícia, etc.) costumam adotar a representação comercial para realizar suas vendas. Independentemente do tipo do negócio, por se tratar de vendas externas (que exigem visitas aos clientes), para justificar o tempo gasto de deslocamento (e, consequentemente, poucas visitas em um dia), o volume das vendas precisa ser grande ou o ticket médio alto. Além do representante comercial, o serviço de televendas também é bastante utilizado por essas empresas, tornando esses dois agentes os mais utilizados pela indústria para vender seus produtos. Mas, se essas são as formas mais comuns, fica claro dizer que, citando a frase do célebre Albert Einstein, “loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, certo?
“Se o objetivo é aumentar o faturamento da sua indústria em 2019, é preciso mudar as estratégias.”
Felizmente, o mercado B2B já está a par do potencial do comércio eletrônico. Pensando nisso, hoje eu apresentarei 2 grandes estratégias para aumentar o faturamento da sua indústria.

1. Criar um portal de vendas online B2B

As indústrias podem criar um portal online destinado a vendas complexas – existem plataformas desenvolvidas especialmente para esse mercado, como a da Flexy Digital. Este novo canal não tem o objetivo de substituir a ação dos representantes comerciais, apenas de capilarizar as vendas. A minha dica é utilizar o e-commerce para realizar vendas com menor volume de compras – que não valem financeiramente para o representante. Veja abaixo, 4 vantagens dessa estratégia.

>> Recuperar clientes inativos:

>> Melhor atender os clientes atuais e facilitar a recorrência de compra:

>> Conquistar novos clientes:

>> Vender para o consumidor final: MARKETPLACE

Essa é uma estratégia utilizada por distribuidores, marcas ou franquias para inserir os intermediários de venda e alcançar também o consumidor final por meio de uma plataforma de marketplace. O faturamento geralmente é feito por meio de porcentagem de venda.

2. Unir a força de todos os canais.

Depois de adicionar um novo canal de vendas, é preciso fazer com que todos os canais trabalhem de forma conjunta, unindo suas forças: televendas, revendedores, representantes comerciais, loja física e portal B2B junto com uma estratégia de marketing digital (anúncios, remarketing, conteúdo, SEO). É isso que chamamos de omnichannel. Já elaboramos um e-book com dicas para introduzir essa estratégia em negócios de e-commerce, vale a pena conferir:  (Clique na imagem para baixar)
Baixar eBook: Como se beneficiar de uma estratégia Omnichannel?
“O objetivo principal é fazer com que os canais colaborarem, extraindo o melhor das  características de cada um deles.”
O ideal, na verdade, é iniciar o projeto do portal de vendas B2B já pensando nessa integração. Para isso, será necessário contratar uma tecnologia robusta, capaz de acompanhar o crescimento e as mudanças da sua empresa. À medida que as marcas acrescentam novos canais, novas opções de pedidos e atendimento complicam significativamente as operações de backend, uma vez que são necessárias novas capacidades de processamento de pedidos, gestão de estoques, e atendimento, tanto no ambiente online quanto no físico.  Atualmente, a forma mais avançada de organizar os pedidos que chegam de mais de um canal é a tecnologia OMS Order Management System -, ou Sistema de Gestão de Pedidos. Sobre esse sistema, eu falarei mais adiante em outro artigo. Continue nos acompanhando por aqui! A ilustração abaixo explica como os canais da indústria podem trabalhar de forma conjunta, otimizando recursos, atendendo mais clientes e, assim, aumentando o faturamento. Na base de nutrição, o serviço de Televendas faz a ativação de novos clientes para os representantes e para o e-commerce B2B. Representantes Comerciais ficam com poucos clientes com alto volume de compra e E-commerce B2B com clientes de menor volume, capilarizando a venda. Essas são as duas principais estratégias para aumentar o faturamento da sua indústria ainda em 2019. Se tiver dúvidas, entre em contato com um especialista da Flexy aqui.
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