Como escolher fornecedores de longo prazo?

Encontrando parceiros para “a vida toda”.

A escolha dos fornecedores de produtos e serviços essenciais para o seu negócio interfere diretamente no bom funcionamento da sua empresa. Seja para uma loja física ou loja virtual, a parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança – assim como em um casamento. Depois do “sim”, tudo o que se espera é uma relação estável e duradoura. Conheça as dicas de como escolher fornecedores de longo prazo na hora de montar o seu e-commerce!

Como escolher fornecedores a longo prazo

A escolha das tecnologias do projeto de e-commerce acontece somente após o planejamento da loja virtual,  isto é, na “segunda camada” do comércio eletrônico, segundo a metodologia proposta por Cristiano Chaussard. Entenda melhor no blogpost: Quais os fatores críticos de sucesso de um e-commerce? Parte 1  

Em comparação a uma loja física, quando falamos em projetos de tecnologia, a escolha dos fornecedores a longo prazo – aqueles que serão nossos parceiros por uma longa data, sem a necessidade de fazer a troca – é ainda mais importante. 

Além da complexidade do processo de implementação, que demanda tempo, dedicação e alto investimento, no desenvolvimento de uma loja virtual, trabalha-se com base de dados, o que torna a operação ainda mais trabalhosa e digna de cuidados. “Refazer este processo de tempos em tempos é exatamente replicar todas essas tarefas e processos, com o risco de perder dados, que são a parte mais frágil em projetos dessa natureza”, explica Sidney Pinheiro, consultor comercial da Flexy. Por isso, escolha bem o seu fornecedor!  Como fazer isso?

  • Busque referências

Qualidade, disponibilidade, flexibilidade e preço são critérios imprescindíveis na hora de escolher um bom fornecedor de software. Para ter certeza, busque referências. Não espere o testemunho de clientes sobre um “mar de rosas”. Mas perceba se o fornecedor está presente principalmente nos momentos de tensão, se está disposto a caminhar do seu lado.

Leia também: Como escolher o melhor software de e-commerce desde o início? 

  • Defina quem faz o quê

Ainda mais importante é definir um fornecedor específico para cada necessidade. Não existe um “faz-tudo” da tecnologia. Quando isso for o prometido, desconfie.

Se na loja física você contrata um instalador de piso, um eletricista, um fornecedor de maquininha de pagamento, entre muitos outros, na loja virtual não será diferente. Selecione a empresa mais preparada para solucionar esse problema específico – e que não vai te decepcionar com falsas promessas. Na prática, você precisará listar os serviços a contratar, como no exemplo:

  • Plataforma de venda – Empresa x
  • Sistema antifraude – Empresa y
  • Desenvolvedor de layout – Empresa z

Depois disso, entenda qual é a responsabilidade de cada fornecedor. Saber o que esperar de cada um é a melhor maneira de evitar desgastes no relacionamento.

Leia também: Por que o nível de serviço é mais importante que o portfólio?

Lembre-se: o sucesso do seu negócio digital não dependerá de uma plataforma “milagrosa”. O aumento das vendas se dará pela união de esforços: planejamento, qualidade do produto, público interessado, ações de comunicação, atendimento e tecnologia segura.

  • Casamento perfeito?

Não existem relacionamentos perfeitos nem fornecedores perfeitos. Mas é possível desenvolver grandes – e longas – parcerias de sucesso. Os segredos para um casamento longevo são, em resumo:

  • Gestão de expectativas – Saber o que esperar do outro;
  • Confiança – Saber que o produto/serviço é de qualidade e que eles serão entregues com excelência;
  • Cumplicidade – Vontade de crescer junto;
  • Empatia – Se colocar no lugar do outro;
  • Gestão de conflitos – Saber lidar com os conflitos que virão;
  • Alto grau de comunicação – Alinhar objetivos, trocar informações;
  • Transparência – Ser franco desde o início.

#

Caso o seu projeto seja para um negócio B2B, nós separamos vários materiais que podem ajudar você a encontrar a melhor tecnologia de vendas. Acesse este link para saber mais! 

Assim como em um casamento, uma parceria duradoura é desenvolvida com muita paciência, transparência e confiança. Tenha esses 3 tópicos em mente na hora de escolher os fornecedores de longo prazo. Conte a suas experiências com fornecedores nos comentários. Seu feedback é muito importante!

Comentar

6 thoughts to “Como escolher fornecedores de longo prazo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar