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Como funciona a geolocalização em marketplaces?

Funcionalidade traz benefícios para gestores, lojistas e consumidores.

A tecnologia de geolocalização, recurso que descobre a localização geográfica por meio do celular ou navegador, está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Os usuários o utilizam para obter informações e rotas otimizadas de trânsito, localizar serviços e lojas próximas, fazer check-in nas redes sociais ou contratar serviços de táxi. Para empresas, o uso da geolocalização pode ajudar a planejar, refinar, mensurar e expandir o negócio. A funcionalidade também é ideal para e-commerce de nichos – os marketplaces – que reúnem diversos lojistas, de várias regiões do país, em um único portal. Neste artigo, eu explico como ele funciona.

Caso você ainda não esteja familiarizado com os marketplaces, baixe o Guia do Marketplace.

Estoque Descentralizado

Primeiramente, é importante entender uma das principais características de um marketplace: o estoque descentralizado. Enquanto que em um site de e-commerce convencional o lojista vende apenas o que possui em estoque (centralizado), em um marketplace, o estoque depende de terceiros. Isto é, a disponibilidade dos produtos depende do estoque dos sellers, os lojistas que se cadastraram na plataforma.

Com tantos comerciantes diferentes e múltiplos centros de distribuição em diferentes regiões, nada mais funcional do que uma tecnologia que aponta o CD mais próximo do cliente na hora de fechar a compra. Isso trará uma série de benefícios que discutirei mais adiante.

Essa funcionalidade é ideal também para sistemas de franquias, que podem cadastrar todas as unidades na plataforma. Nesses casos, o pedido do cliente chega ao portal e é enviado para a loja cadastrada mais próxima dele. Não ficam de fora os marketplaces de fornecedores homologados e as indústrias detentoras de várias marcas. Baixe o E-book: Varejo de Marcas da Indústria para aprofundar o assunto.

Na prática

Em uma plataforma de marketplace, cada lojista (seller) tem acesso a uma interface própria que permite fazer o gerenciamento de sua loja, cadastrar produtos, preços, entre outras diversas funcionalidades.

Na Plataforma Flexy, por exemplo, o seller precisa inserir seu endereço e CEP no momento em que faz o cadastro de sua loja. Assim, quando o consumidor realizar a compra de um produto, o sistema conseguirá fazer correlação do CEP da loja com o CEP desse comprador. O endereço cadastrado também servirá de referência para cálculo de frete, impostos e substituição tributária (quando houver).

É importante lembrar que essa funcionalidade não está disponível em todas as plataformas de marketplace do mercado. Vale a pena conferir se a solução que você pretende contratar possui o recurso. As vantagens são muitas, das quais eu descrevo a seguir.

Vantagens e Benefícios

Para os Consumidores:

*Esses quesitos devem fazer parte das políticas comerciais do site/marca.

Para entender mais sobre a configuração de políticas comerciais, assista ao webinar: Otimizando Políticas Comerciais em Vendas Online B2B.

Para os Lojistas:

Para o gestor do Marketplace:

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