A página de produto é uma das sessões de seu e-commerce mais recebe críticas, afinal, é nela que ocorre o processo de avaliação e início da tomada de decisão de compra na jornada do cliente. Aqui, seus clientes em potencial não estão apenas interessados no produto em questão, mas também nos diferenciais de sua loja virtual em relação à concorrência.
Por isso, está na hora de você aprender como otimizar sua página de produto para aumentar as chances de conversão. Confira alguns elementos que você precisa incluir nesta página e descubra como eles influenciam o processo de compra do cliente.
Disponibilize fotografias profissionais
No que diz respeito ao processo de tomada de decisão dos consumidores, especialmente no ambiente digital, a primeira impressão realmente é a que fica. Mesmo que comprar online já faça parte do cotidiano do consumidor moderno, as dúvidas sobre a legitimidade de seu negócio sempre existem. Portanto, preze pela aparência e pelo bom design de sua loja virtual para que seu ecommerce seja capaz de conquistar a confiança dos clientes.
Você precisa apresentar fotografias profissionais de cada produto, em diversos ângulos e chamando atenção para suas características marcantes, que os diferenciam dos demais. Além disso, disponibilize também pelo menos uma imagem considerando cada modelo disponível para o mesmo produto em relação a cor, gênero, tamanho, entre outros aspectos.
Para ecommerces de moda, acessórios, calçados e produtos deste grupo, considere ainda exibir fotografias dos mesmos sendo vestidos ou utilizados por pessoas e modelos, ainda levando em consideração as diferentes variações disponíveis.
Tenha descrições detalhadas e ofereça atendimento imediato
Na hora de criar a descrição de seu produto, seja meticuloso e inclua todos os detalhes que possam ter relevância para o cliente. Uma descrição completa ajuda a diminuir as dúvidas frequentes que acometem o processo de tomada de decisão do cliente. Portanto, inclua especificações técnicas, dimensões do produto, entre outros fatores que ajudem seus clientes em potencial a ter assertividade na hora da compra,
Todavia, mesmo com descrições completas e detalhistas, nesta etapa do funil é muito comum que surjam inúmeras dúvidas sobre diversos aspectos relacionados à escolha do cliente e, neste caso, você precisa estar pronto para respondê-las imediatamente.
Retenha clientes com um chat online
A velocidade do atendimento é crucial para ajudá-lo a reter o visitante na página, evitando que o mesmo busque respostas para suas dúvidas em outras fontes. Portanto, para otimizar a página de produto, considere incluir um chat online e utilize convites proativos para abordar visitantes antes que saiam de sua página.
Hoje, o chat online é o canal de atendimento preferido pelo consumidor online, contando com o maior índice de satisfação, assim como o menor tempo de resposta e permitindo que seus visitantes possam conversar com sua equipe em tempo real, enquanto navega por suas ofertas. Portanto, aprenda como escolher o melhor chat online para seu ecommerce e inclua esta solução em sua página para alavancar seus resultados.
Destaque seu programa de fidelidade
Como mencionamos anteriormente, além das especificações do produto, seus visitantes também querem descobrir quais são os diferencias de comprar em seu ecommerce, em relação aos concorrentes.
Especialmente em nichos altamente competitivos, não deixe de destacar seu programa de fidelidade e outros fatores que possam servir para aumentar o senso de urgência do cliente, como estoque limitado, descontos especiais, entre outros. Não espere para apresentar estas informações apenas na página de checkout, afinal, é na página de produto que o cliente começa a buscar por desculpas para concretizar a compra.
Informe a logística de entrega e valor do frete
O valor do frete é um dos maiores fatores que levam a carrinhos abandonados no mercado digital, frequentemente porque ele não é informado antecipadamente, pegando o consumidor de surpresa na hora do checkout.
Portanto, já na página de produto, destaque suas condições de entrega, ofereça uma calculadora de frete e informe o cliente sobre como o frete funciona para que o mesmo sinta-se confortável e informado antes mesmo de colocar o produto no carrinho.
Inclusive, considere ainda otimizar seu frete e transformá-lo em um diferencial competitivo, destacando sua oferta em relação às demais, compensando diferenças no valor do produto e colocando-se à frente da concorrência.
Permita avaliações de compradores
Permita que seus próprios clientes avaliem os produtos adquiridos em sua loja online e sirvam como seus maiores advogados de qualidade. As opiniões de outros compradores têm grande influência na tomada de decisão de seus leads e, de acordo com o próprio Google, ainda serve para melhorar o posicionamento de sua página de produto nos resultados dos buscadores.
Para isso, certifique-se de solicitar a avaliação do cliente dentro de sua estratégia de pós-venda, chamando-os para deixar seu depoimento sobre a experiência e apresentar tanto os pontos positivos, quanto os negativos de toda a jornada em seu negócio, desde o contato com seus representantes no chat ao recebimento do produto em casa.
Impulsione o ticket médio com táticas de up-selling e cross-selling
Busque aumentar o valor do ticket médio de seu negócio, não deixe de incluir, na página de produto, elementos de up-sell e cross-sell. Para isso, inclua comparações entre produtos da mesma categoria, apresente acessórios e outros produtos que podem complementar a experiência e, para o caso de eletrônicos, ofereça painéis de comparação entre as especificações técnicas.
Exemplificando, na página de produto de um smartphone, apresente outros smartphones na mesma faixa de preço, compare suas funcionalidades, preços e também destaque acessórios como fones de ouvido, capas de proteção, etc. Tudo isso ajuda seu cliente a escolher a opção ideal de acordo com suas necessidades.
Para impulsionar o cross-selling, gere benefícios para compras em pacote, como o smartphone, fone de ouvido e capa de proteção, considerando o exemplo acima. Aqui, você pode criar descontos no valor dos acessórios ou mesmo prover algum deles como brinde, inteiramente gratuito, para impulsionar a tomada de decisão do cliente.
Seja compatível com o mobile
Esta dica não está necessariamente relacionada apenas à página de produto, mas sim ao site do seu ecommerce como um todo. Hoje, mais de 52% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis e a expectativa é que esta tendência continue crescendo anualmente, a medida que estes aparelhos tornam-se cada vez mais avançados e versáteis.
Além disso, no Brasil, em 2018, ecommerces no ramo de multicategorias, moda e móveis já tiveram quase metade de suas vendas realizadas pelo mobile, como aponta a pesquisa do Mundo do Marketing.
Levando estes números em consideração, qualquer processo de otimização não atingirá os resultados esperados caso suas páginas e serviços não sejam compatíveis e ofereçam conveniência para consumidores acessando-as através de seus smartphones ou tablets.
Está pronto para otimizar sua página de produto?
Agora que você conhece os principais elementos que podem ajudá-lo a otimizar sua página de produto para vender mais, não deixe de avaliar sua própria loja virtual e realizar as alterações necessárias para conseguir conquistar e reter clientes. Se você quer saber como ter uma página de produto completa, responsiva e compatível com mobile, a Flexy pode ajudá-lo!
Além disso, não deixe de incorporar o chat online do JivoChat, uma plataforma de atendimento profissional e completa que te dá acesso à todos os recursos projetados para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.