Dia do Frete Grátis: inclua esta data na sua estratégia de vendas!

Dia de descontos acontece sempre no final de abril.

Dos mesmos criadores do Black Friday e o do Cyber Monday, está chegando o Dia do Frete Grátis: data que traz 24h de ofertas especiais em diversas lojas de e-commerce do país. Em sua sexta edição, o dia é mais uma iniciativa para impulsionar as vendas do comércio eletrônico. Em 2019, ele acontecerá no dia 27 de abril.

Nos Estados Unidos, o “Free Shipping Day” – que inspirou a criação do nosso dia – acontece desde 2008, durante a metade do mês de dezembro, próximo ao Natal. No Brasil, a data se aproxima do Dia das Mães. Seja para fidelizar clientes, aumentar o ticket médio ou escoar produtos em estoque, o evento pode ser um grande aliado na criação de campanhas promocionais. E aí, já pensou em incluí-lo na sua estratégia de vendas?

Para os lojistas, o Dia do Frete Grátis é uma oportunidade para aumentar as vendas. Para os clientes, ele pode ser “o empurrãozinho” que faltava para finalizar a compra. Você sabia que o principal motivo de abandono de carrinho quando o cliente seleciona os produtos que pretende comprar no site porém não finaliza a venda – é o preço do frete?

Leia também: Como reduzir o índice de abandono do carrinho de compras?

Entre os dados apresentados pelo E-commerce Radar em 2017, a média observada de carrinhos abandonados foi de 82%. Mais de 73% desses consumidores desistiram da compra porque consideraram o frete muito caro.

Você também já deixou de comprar por causa do valor do frete?

A estratégia de fretes grátis não é exclusividade do Dia do Frete Grátis. O último relatório da Webshoppers revelou que essa prática voltou a ser relevante para os lojistas em 2018. Um dos fatores que contribuem com isso é a diminuição do número de reclamações, pois, segundo o levantamento Ebit | Nielsen, quanto maior o valor do frete, mais dispostos a reclamar estão os consumidores:

“A estratégia de frete grátis, somada à, garantia de devolução em caso de problemas com a compra são importantes para a decisão de compra. Metade dos brasileiros estão mais dispostos a comprar com frete grátis e 56% comprariam online se tivessem garantia de devolução do dinheiro”.

Mas é preciso tomar muito cuidado! Ao montar sua estratégia, fique atento ao valor limite calculado, para não arcar com prejuízos. A dica é direcionar as promoções para produtos específicos, entregas locais ou com um valor mínimo. As grandes empresas são as mais beneficiadas pelo frete grátis porque conseguem absorver o custo com mais facilidade, fazendo entregas em todo o território nacional.

Não se esqueça de preparar sua loja virtual para a data. Toda a comunicação deve estar voltada para a promoção: banners do site, e-mail marketing, redes sociais. Os anúncios patrocinados também devem estar direcionados para a data.

Vale lembrar que seu site deve estar capacitado para receber um número maior de usuários e disponibilizar todas as informações necessárias para o consumidor. Se a expectativa de visitas for alta prepare um “plantão especial” para resolver qualquer problema que possa surgir.

O dia está se aproximando, mas ainda dá tempo de bolar uma ação promocional para a data! Leve em consideração essas dicas e comece a criar expectativa em seus clientes. Dúvidas? Entre em contato com um de nossos especialistas aqui.

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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