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Dia do Frete Grátis: inclua esta data na sua estratégia de vendas!

Descontos são aplicados na última semana de abril.

Dos mesmos criadores do Black Friday e o do Cyber Monday, está chegando o Dia do Frete Grátis: data que traz ofertas especiais em diversas lojas de e-commerce no Brasil. Em sua oitava edição, o dia é mais uma iniciativa para impulsionar as vendas do comércio eletrônico. Em 2021 a data está prevista para o dia 28 de abril, mas não é regra e pode ser estendida durante a última semana de abril (de 25 a 30).

Nos Estados Unidos, o “Free Shipping Day” – que inspirou a criação do nosso dia – acontece desde 2008, durante a metade do mês de dezembro, próximo ao Natal. No Brasil, a data se aproxima do Dia das Mães. Seja para fidelizar clientes, aumentar o ticket médio ou escoar produtos em estoque, o evento pode ser um grande aliado na criação de campanhas promocionais. E aí, já pensou em incluí-lo na sua estratégia de vendas?

Para os lojistas, o Dia do Frete Grátis é uma oportunidade para aumentar as vendas. Para os clientes, ele pode ser “o empurrãozinho” que faltava para finalizar a compra. Você sabia que o principal motivo de abandono de carrinho – quando o cliente seleciona os produtos que pretende adquirir no site porém não finaliza a compra – é o preço do frete?

Leia também: Como reduzir o índice de abandono do carrinho de compras?

Entre os dados apresentados pelo E-commerce Trends em 2018, 97,3% dos entrevistados afirmaram já ter deixado produtos nos carrinhos de compra, contra apenas 2,7% que sempre finalizam as compras. Mais de 82% desses consumidores desistiram da compra porque consideraram o frete muito caro. 

Você também já deixou de comprar por causa do valor do frete?

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A mesma pesquisa também revelou dados sobre a comodidade na hora de comprar: 67,1% apontaram o valor do frete como o ponto de decisão. Geralmente, o frete grátis é visto como o principal fator de conforto, razão pela qual as campanhas de “dia do frete grátis” costumam impulsionar as vendas online.

A estratégia de fretes grátis não é exclusividade do Dia do Frete Grátis, é claro. O último relatório da Webshoppers revelou que essa prática voltou a ser relevante para os lojistas. Um dos fatores que contribuem com isso é a diminuição do número de reclamações, pois, segundo o levantamento do E-bit, quanto mais o consumidor pagou pelo valor do frete, mais chances ele tem de fazer uma reclamação sobre qualquer aspecto da compra. Quando o valor do frete está na faixa de R$100 a R$199,99, a taxa de reclamações chega a 14,7%, contra 5,9% do frete grátis:

Fonte: Relatório Webshoppers Nielsen | Ebit – 43ª ed.

“A estratégia de frete grátis, somada à garantia de devolução em caso de problemas com a compra são importantes para a decisão de compra. Metade dos brasileiros estão mais dispostos a comprar com frete grátis e 56% comprariam online se tivessem garantia de devolução do dinheiro”.

Mas é preciso tomar muito cuidado! Ao montar sua estratégia, fique atento ao valor limite calculado, para não arcar com prejuízos. A dica é direcionar as promoções para produtos específicos, entregas locais ou com um valor mínimo. As grandes empresas são as mais beneficiadas pelo frete grátis porque conseguem absorver o custo com mais facilidade, fazendo entregas em todo o território nacional.

Não se esqueça de preparar sua loja virtual para a data. Toda a comunicação deve estar voltada para a promoção: banners do site, e-mail marketing, redes sociais. Os anúncios patrocinados também devem estar direcionados para a data.

Vale lembrar que seu site deve estar capacitado para receber um número maior de usuários e disponibilizar todas as informações necessárias para o consumidor. Se a expectativa de visitas for alta prepare um “plantão especial” para resolver qualquer problema que possa surgir.

O Dia do Frete Grátis está se aproximando, mas ainda dá tempo de bolar uma ação promocional para a data! Leve em consideração essas dicas e comece a criar expectativa em seus clientes. Dúvidas? Entre em contato com um de nossos especialistas.

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