E-commerce para locações: como funciona?

Empresas do ramo de locação de equipamentos ou hospedagem podem aproveitar os resultados positivos das vendas online e migrar suas lojas também para o digital. O e-commerce para locações é uma realidade aplicável tanto para quem já possui uma loja física, quanto para quem pretende iniciar o negócio na internet. 

É comum imaginar que as plataformas de e-commerce possuam um único propósito: realizar a venda de produtos. No entanto, a locação também é uma possibilidade. 

Essa nova tecnologia promete, por um lado, trazer lucro para empresas de locações e, por outro, facilitar a vida de outros negócios que precisam alugar equipamentos para funcionar.

As opções mais comuns encontradas no mercado são os aluguéis de equipamentos para construção como andaimes, compactadores e betoneiras. Também estão disponíveis máquinas de higienização e tecnologia para laboratórios, hospitais e escritórios.

Outros modelos possibilitam o aluguel de salas, locais de eventos e hospedagem, como é o caso da americana Airbnb. A empresa opera no mercado online de hospedagem de casas e eventos turísticos por meio de um sistema de marketplace

Nesse exemplo, as famílias podem cadastrar seus lares na plataforma e disponibilizar o aluguel online. Por sua vez, o cliente consegue selecionar as datas que deseja se hospedar e, se disponíveis, ele realiza o pagamento total da reserva.

Porém, diferentemente dos grandes players, a maioria dos negócios utiliza o site somente como vitrine dos produtos e encaminha o usuário para o atendimento com o vendedor.

Muitas empresas que alugam equipamentos possuem um site com fotos e descrição dos produtos. Mas poucos conseguem demonstrar com exatidão se os itens estão disponíveis e por qual período, fazer a reserva e realizar o pagamento na plataforma.

Portanto, quando falamos de e-commerce para locações, estamos lidando com um modelo ainda bastante novo no mercado, mas repleto de oportunidades! 

O que faz dele um e-commerce próprio para locação?

pelo menos três funcionalidades essenciais para tornar a plataforma apta a realizar esse tipo de operação: 

1. Agendamento de Locações

Para os projetos de e-commerce de locações, o controle de estoque por períodos é um recurso indispensável para evitar o risco de overbooking, isto é, o número de reservas acima da quantidade disponível. 

Na solução da Flexy, você configura a quantidade de máquinas e equipamentos disponíveis para locação por período, evitando o agendamento em datas sem disponibilidade.

2. Reposição Automática de Estoque

O sistema deve calcular automaticamente a reposição de estoque. Portanto, caso o equipamento precise de manutenção ou higienização ao ser devolvido, basta configurar o prazo certo de retorno que a plataforma fará a reposição automática.

Por exemplo: o cliente devolve a máquina no dia 10 de março e, por padrão, esse item precisa de uma revisão de três dias. Automaticamente, a plataforma disponibilizará o produto no dia 13 de março. 

3. Locação Mínima e Máxima

É possível adaptar os prazos de aluguel de acordo com as necessidades financeiras da empresa. Por exemplo, se não for vantajoso alugar o equipamento por 1 mês, é possível estabelecer um prazo mínimo e máximo na plataforma.

No caso de hospedagem, durante períodos de grande procura, como feriados nacionais, o gestor pode definir a quantidade mínima de estadias.

Há ainda outras formas de se diferenciar:

1. Assinaturas Recorrentes

Se a empresa trabalha com locações de produtos de uso recorrente, vale a pena oferecer condições especiais a esses clientes. 

Com a Plataforma Flexy, a sua empresa pode criar também um clube de assinatura para fidelizar os clientes e aumentar a recorrência das locações, disponibilizando planos mensais e anuais.

2. Formas de Pagamentos Variadas

Diferentemente de um simples site, o e-commerce para locações possibilita que o cliente faça o pagamento da reserva diretamente no check-out da plataforma.

Para melhorar a experiência do cliente, ofereça diferentes opções de pagamento: depósito, PIX, cartão de crédito, boleto à vista ou faturado, Apple Pay, Pic Pay, planos de assinaturas e até cartão BNDES

3. Layout customizável 

Sua loja virtual de locação pode ser customizada com a interface de acordo com a identidade da sua marca.

4. API completa para integrações

É indispensável que a plataforma possua API completa para integrar dados de clientes, produtos, estoques, entre muitos outros, com os mais variados sistemas disponíveis no mercado. 

__

As funcionalidades próprias ao e-commerce para locações também servem para empresas que precisam realizar agendamento de serviços como revisão de carro, procedimentos de beleza e exames médicos. 

Isto é, a novidade possibilita a entrada de novos segmentos que antes não conseguiam usar o e-commerce em seus negócios.

Vale lembrar que essas funcionalidades podem ser implementadas em todas as soluções Flexy: B2C, B2B e Marketplace.Essa é a sua chance de se tornar pioneiro no segmento! Ficou interessado? Agende aqui uma conversa com os especialistas da Flexy para iniciar o seu projeto ainda este ano.

e-commerce para aluguele-commerce para locações