consumidor omnichannel

Entenda o perfil e o comportamento de compra do consumidor omnichannel

Mudanças no mercado vêm ocorrendo desde sempre. Nos últimos anos essas mudanças têm sido movidas em grande parte pelos avanços da tecnologia e vêm impactando o cotidiano de empresas e pessoas em geral. Da mesma forma, o comportamento do consumidor e a relação das marcas com o seu público também sofre alterações. Um exemplo disso é o consumidor omnichannel. Você sabe o que significa esse termo?

Entender o perfil e o comportamento de compra de quem consome seus produtos e serviços é fundamental para desenvolver uma estratégia de negócio assertiva. Não por menos, novas formas de estabelecer vínculos de relacionamentos com o cliente têm sido criadas e a ideia vem se expandindo pelo mundo. Portanto, não fique de fora e conheça o consumidor omnichannel agora mesmo!

Afinal, como se comporta o consumidor omnichannel?

O consumidor omnichannel é aquele que não se limita a apenas um canal durante o seu processo de compra. Interage com diferentes canais da marca e muitas vezes inicia a jornada em um e finaliza em outro. Ou seja, aquele que explora e consome informações tanto on como offline e exige integração entre os canais da marca. 

A praticidade e comodidade que a internet oferece é um dos motivos que faz com que esse comportamento prevaleça, uma vez que não é preciso estar fisicamente em um local para ter informações sobre um produto ou comprar algo.

Dessa maneira, já não há mais a necessidade de restrições com horários, localidade, distância ou acessibilidade para o consumo ocorrer. Isso passou a impactar as marcas que, cada vez mais, precisam dar conta de construir uma sólida operação para oferecer uma experiência satisfatória ao usuário. 

Afinal, todos querem passar uma imagem positiva da empresa e assim ganhar reputação e um lugar no coração do consumidor.

Nesse sentido, o consumidor omnichannel é o cliente que espera encontrar a mesma qualidade de atendimento do ponto de vendas físico na sua experiência com a loja virtual da marca, por exemplo. 

É válido saber também que esse perfil de comprador fornece à empresa dados valiosos sobre suas preferências e comportamentos. Isso ocorre, por exemplo, quando ele pesquisa sobre o produto na internet, analisa as formas de pagamento e consulta informações sobre quem já comprou. Tudo isso antes de finalmente comprar.

Dados em destaque sobre o consumidor com esse perfil

Antes de tudo, é importante reforçar que a integração entre a loja offline e a virtual é o que faz com que o consumidor omnichannel não sinta diferença entre os canais e  sua experiência seja unificada. 

Dito isto, vamos aos destaques evidenciados pela pesquisa de opinião desse tipo de comprador, realizada pelas empresas All iN e Social Miner e Opinion Box:

  • 60% dos brasileiros consomem tanto online quanto offline;
  • 49% dos que compram nos dois espaços, físico e virtual, tiveram experiências mais positivas que negativas;
  • 32% do público feminino busca dicas no Instagram sobre lojas para realizar suas compras;
  • 26% de quem fica na região Norte do Brasil tem preferência por comprar pelo Facebook;
  • 16% passaram a adotar o ambiente virtual para compras online em 2020;
  • 17% daqueles que optam apenas pela loja física, preferem comprar as marcas que já conhecem.

Quais os hábitos mais comuns desse consumidor?

São muitos os hábitos de um consumidor omnichannel, veja os principais:

  • 60% dos consumidores omnichannel compram ora online, ora fisicamente (com idade entre 30 e 49 anos);
  • 24% compram exclusivamente em lojas físicas;
  • 10% compram exclusivamente online, enquanto 26% deles fazem compras diariamente;
  • 6% não faz compras;
  • 27% do público C, D e E consomem apenas em lojas físicas;
  • A frequência de compra ficou assim: diariamente (8%), semanalmente (32%), mensalmente (35%), uma vez a cada 2 ou 3 meses (18%) e 3 vezes por ano (7%).

Como impactar o consumidor omnichannel? 

Para impactar o consumidor omnichannel é preciso planejamento e estratégia. Mas, acima disso, é essencial analisar seu perfil, buscando entender seu comportamento. Isso contribui para uma ação bem definida, assertiva e direcionada a fim de integrar produtos e serviços ao cliente.

Além disso, há outras dicas essenciais que podem ajudar na sua abordagem, tais como:

  • Otimize seu site: o site muitas vezes é visto como um cartão de visita, mas sua função vai muito além disso. Ele precisa ser atraente, limpo, leve e de fácil navegação, com as funcionalidades bem claras e evidentes;
  • Invista na sua presença digital: socializar a sua marca por meio da internet é um meio fundamental de atrair e oferecer ao consumidor omnichannel recursos para encontrar e se interessar por seus produtos/serviços;
  • Integre seus canais: a integração é o ponto chave para impactar esse perfil de cliente. Por isso, faça com planejamento e atenção redobrada para que todos os canais forneçam uma experiência de qualidade;
  • Invista em tecnologia: o avanço tecnológico está aí para contribuir com negócios que desejam crescer. Então, é fundamental pensar em soluções que beneficiem a experiência do usuário e implementá-las de forma eficiente.

Entenda o que o consumidor espera de uma jornada omnichannel

Além de entender quais são os hábitos e como impactar o consumidor omnichannel, já pensou no que ele espera na sua jornada de compra? Abaixo há algumas informações importantes sobre isso, de acordo com a pesquisa que mencionamos anteriormente. Portanto, esse perfil de consumidor quer:

  • Encontrar o mesmo produto online e na loja física (51%);
  • Comprar online e retirar na loja física (45%);
  • Realizar a compra online e receber o produto em casa (45%);
  • Usar cupons de desconto e aproveitar ofertas de sites na loja física (57%); e o contrário também (52%);
  • Receber promoções e conteúdos relevantes (45%);
  • Poder obter informações sobre o produto (59%);
  • Atendimento personalizado (42%);
  • Poder trocar itens da loja online na loja física e vice-versa (55%).

Além disso, ele quer ofertas relevantes, preços justos, condições de frete coerentes ou grátis, rapidez na entrega, boa reputação da loja, garantia de qualidade e de troca de produto, atendimento fácil e ágil, facilidade na devolução, entre outras necessidades. 

E é justamente por isso que a solução omnichannel da Flexy oferece conexão com diferentes canais de vendas, entregando uma experiência completa ao consumidor com esse perfil. Conheça as soluções tecnológicas que a Flexy pode oferecer para ampliar as suas vendas! Ou se quiser agendar uma conversa, clique aqui e fale conosco!

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