Fatores indispensáveis ao se contratar um serviço de hospedagem
A hospedagem de e-commerce é o local onde o seu site será armazenado, permitindo que pessoas acessem sua loja a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo. Ela pode ser muito simples no momento em que não se vende: nos períodos de baixo movimento na sua loja online, raramente ocorrem problemas técnicos no site e o processo de compra acontece sem solavancos. Dessa maneira, é fácil manter os clientes satisfeitos.
Mas, se você investiu em um e-commerce, com certeza espera que a loja venda muito mais, não é? Nesta ótica, preste muita atenção na hora de escolher a melhor hospedagem para sua loja virtual. Ela será crucial para garantir que o site receba o maior número de visitantes possível, sem que o desempenho seja prejudicado. Para isso, fique atento a dois fatores indispensáveis: alta disponibilidade e segurança extrema.
Disponibilidade
A disponibilidade se refere a quanto tempo o seu site fica disponível para acesso, em outras palavras, “no ar”. Um e-commerce está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se o seu cliente deseja comprar de madrugada, no domingo à noite ou no meio de um feriado, ele deve ser capaz de fazê-lo. O maior tempo de serviço disponível leva, em geral, a mais compras e melhor aproveitamento das oportunidades de negócio. Assim, a disponibilidade dos serviços precisa ser eficiente e ininterrupta.
Tenha em mente que sua loja virtual pode crescer da noite para o dia, pois não há limites geográficos para as vendas. Não há como tolerar um servidor de e-commerce que dá melhor disponibilidade para uma só região. É preciso ter capacidade para atender fora da fronteira nacional. Para isso, uma hospedagem precisa estar preparada para os momentos de pico, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Nesses períodos é que a loja online, plataforma e hospedagem utilizadas mostrarão seu verdadeiro potencial.
Hospedagem x Plataforma
Uma hospedagem robusta e de qualidade não é suficiente para garantir o melhor desempenho de um e-commerce. A plataforma também precisa estar preparada para aderir à escalabilidade, a capacidade de crescer junto com o aumento dos acessos, oferecida pelas novas tecnologias de computação em nuvem.
Nesses casos, o software precisa ser capaz de trabalhar em múltiplos servidores. Chamamos, tecnicamente, de Multi CDN. Ele nada mais é do que a capacidade que o datacenter tem para colocar a loja online para rodar em vários servidores ao mesmo tempo, para dar conta do serviço em ocasiões com muito acesso.
A grande maioria das soluções open-source do mercado não são aderentes à escalabilidade de desempenho dessas tecnologias. Até é possível instalar uma dessas soluções em uma nuvem como a Amazon. No entanto, no momento de pico de audiência, o processamento não fica distribuído entre os diversos servidores deste grid e acaba tirando a loja do ar.
Em hospedagens como a oferecida pela Amazon, há uma técnica chamada de demanda elástica, uma solução para garantir a alta disponibilidade. Caso a demanda chegue a 80% da capacidade do seu site, automaticamente será contratado um espaço maior de transferência, prevenindo maiores problemas.
Em sistemas robustos, o e-commerce trabalha em um tamanho padrão até atingir x acessos simultâneos. A partir daí, ele cresce proporcionalmente, de acordo com a quantidade de consumidores que estão navegando no site. A Flexy trabalha com a hospedagem da Amazon Aurora, que aumenta automaticamente o armazenamento conforme a necessidade, de 10 GB até 64 TB.
Além disso, o sistema da Flexy é dividido em duas partes, onde a seção administrativa é compartilhada com os demais clientes da plataforma, mas o front-end, o layout acessado pelos clientes finais, é separado. Dessa maneira, os contratantes não concorrem com outros e garantem o maior desempenho possível de seus sites, não importando a quantidade de pageviews.
Os termos deste artigo parecem confusos? Entenda melhor o que eles significam no link: 4 termos que você precisa saber ao contratar uma plataforma.
Segurança
Outro fator que é preciso cuidado quanto à hospedagem para e-commerce é a segurança. Da mesma maneira que uma loja física está vulnerável a ataques externos, como assaltos, uma loja virtual também precisa se preocupar com possíveis invasões de hackers e fraudadores. Dados confidenciais dos seus clientes, como número de cartão de crédito, endereço e informações pessoais estão registrados no site. O fornecedor da plataforma tem responsabilidade de resguardar esses dados e não deixar vazá-los de nenhuma maneira.
Conhecer as boas práticas da sua plataforma em relação à segurança é primordial para evitar esses ataques. Entre elas estão a utilização do certificado SSL, backup diário de informações, espelhamento de informações, ferramenta antifraude, entre outros! Uma hospedagem responsável em um servidor robusto pode deixar a compra mais segura. Para entender quais são os fatores de segurança de um e-commerce, leia também: 5 fatores que garantem a segurança de um sistema de e-commerce.
Você tem outras dúvidas sobre hospedagem de e-commerce? Comente abaixo ou entre em contato com nossos especialistas aqui.