Tecnologias maduras permitem que indústrias atuem no e-commerce B2B.
A facilidade da pesquisa via internet fez com que o consumidor ficasse mais atento e exigente na busca pelos seus fornecedores. Preços, produtos, prazos de entrega e uma infinidade de critérios para acomodar a compra estão a apenas um clique de distância. Desta forma, cativar este consumidor para efetivar uma venda não é mais um processo de simplesmente visitá-lo ou mandar um cartão de Natal, mas sim, de impactá-lo com uma apresentação consistente e competitiva com seus produtos e serviços. É por isso que até mesmo as indústrias já embarcaram no mercado promissor do comércio eletrônico. Aliás, indústria vendendo por e-commerce B2B não só é possível, como é uma realidade cada vez mais consolidada no Brasil e no mundo.
Antes de tudo, é importante mudar sua concepção sobre concorrência. Hoje, ela não é apenas a empresa na outra esquina do quarteirão, mas pode estar a milhares de quilômetros de distância de você ou mesmo do seu cliente. Porém, se o seu concorrente já percebeu a importância de estar presente online, seu possível cliente já o descobriu, pesquisou e se encantou com a possibilidade de tê-lo como fornecedor.
Esta é a realidade do e-commerce. No Brasil, transações realizadas por esse canal de vendas chegaram a R$53,2 bilhões de reais no varejo, em 2018, e R$2,04 trilhão no atacado no mesmo período, segundo dados da E-Consulting e da E-bit/Nielsen. Hoje, há tecnologias que atendem a este amadurecimento do mercado e permitem tanto empresas como indústrias ingressarem no comércio eletrônico. Mas, quando o assunto é o e-commerce B2B, as dúvidas são maiores: “será que meu cliente fará mesmo pedidos pela internet?”, “a plataforma é igual a de um e-commerce B2C?”.
A verdade é que um e-commerce B2B têm características bem distintas daquele destinado ao cliente final, que você e eu já conhecemos muito bem. Eu elaborei um e-book que explica bem essa diferença – ele também ajudará você a se livrar das plataformas improvisadas disponíveis por aí.
Para baixar é só clicar no link:
Plataformas desenvolvidas para o e-commerce B2B oferecem ferramentas como tabelas de preço e promoções específicas para cada perfil de cliente, diferentes formas de pagamento e cálculos de substituição tributária. Outras necessidades – como catálogos para compra imediata ou orçamentos, validação de cadastro e limitações de créditos, comissionamento de representantes, múltiplas tabelas de fretes e vendas de produtos em grades – que eram pontuadas como impedimento para que sua indústria atuasse também por e-commerce-, hoje, podem ser atendidas por plataformas completas e maduras que possibilitam a obtenção de excelentes resultados comerciais.
Se ainda estiver na dúvida, faça um check-list de funcionalidades essenciais no artigo: A plataforma do seu e-commerce foi desenvolvida para o mercado B2B?
Vender para qualquer lugar por meio da internet só depende da capacidade de produção e logística das empresas. No e-commerce B2B, o aumento na sua capilaridade comercial terá um potencial ilimitável, o ganho para seus representantes comerciais também, que poderão vender presencialmente e virtualmente, aumentando sua carteira de clientes em números que fisicamente eram inalcançáveis. O interessante é que esse sistema que interliga toda a cadeia comercial funciona em cloud computing, hospedado com segurança em grandes servidores.
Pare e pense no e-commerce B2B como estratégia para expansão de vendas na indústria, de forma planejada e calculada, sem ferir a relação com seus parceiros comerciais. Para saber por onde começar assista ao webinar: como estruturar um e-commerce na indústria? Entre em contato com um especialista da Flexy aqui para encontrar a melhor solução para a sua empresa!
[…] falei em outros posts sobre as razões para investir em um portal de vendas B2B. Hoje vou falar um pouco mais sobre as vantagens de escolher uma plataforma que integre com o seu […]
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