A grande maioria das empresas de grande porte utiliza algum ERP para gestão empresarial. Essa tecnologia, responsável pela administração geral da organização, é essencial para o bom funcionamento do negócio. Porém, uma ERP serve de suporte apenas a gestão, ele nunca será um sistema de vendas. Um gestor precisa considerar a implantação de um e-commerce B2B caso deseje ampliar seu faturamento. A integração entre e-commerce B2B e ERP é o caminho mais adequado para o sucesso.
Por que o ERP não é suficiente?
Em uma empresa com porte para vender em atacado, todos os processos, desde a produção até a distribuição, já são gerenciados por um sistema de gestão ERP. É o sistema que faz, também, o controle financeiro e de faturamento, mantém o banco de dados com o cadastro dos clientes e os detalhes das transações de cada um.
Mas sua interface não permite que o cliente faça o pedido sem a ajuda do revendedor, algo que pode ser realizado em uma plataforma de vendas online B2B. Um e-commerce B2B aumenta as oportunidades de venda, elimina as distâncias geográficas, alcança novos nichos de mercado, entre muitas outras vantagens que você encontra aqui.
Em outras palavras, um sistema não consegue substituir o outro. Por isso, integrar o ERP com a plataforma de e-commerce B2B é um passo natural e inevitável para simplificar o trabalho, facilitar a tomada de decisões e garantir o sucesso dos negócios.
Ao realizar a integração, você ganha maior precisão operacional e produtividade, já que as duas tecnologias se completam. Abaixo listamos os principais pontos de integração:
#1 – Gestão de estoque.
A integração entre e-commerce B2B e ERP possibilita uma gestão mais completa do estoque. Isto é, ao receber um pedido, por exemplo, o número de produtos vendidos é deduzido instantaneamente do estoque da empresa, gerido pelo ERP. Isso evita problemas com demora de entrega, incompatibilidade de estoque, entre outros.
Isso é válido também para os representantes comerciais, que podem usar o e-commerce B2B diretamente para concretizar as vendas.
Leia também: Representantes Comerciais: como melhorar as vendas usando tecnologia?
#2 – Descrição básica dos produtos.
Geralmente o ERP não tem descrições comerciais suficientes para demonstrar o produto, enquanto o e-commerce preza por essa característica. Afinal, isso corresponde a uma parte muito importante para a decisão de compra do cliente.
Realizar a integração entre e-commerce B2B e ERP permitirá que os seus clientes e usuários do sistema tenham mais informações e possam ser convencidos de forma mais rápida a comprar o seu produto.
#3 – Relacionamento com seus clientes.
A integração entre e-commerce B2B e ERP não é essencial apenas para os seus vendedores e para os gestores, mas também para o seu cliente. Ter um histórico de seus pedidos, boletos e títulos em aberto, saldo de crédito e etc, possibilita que a sua empresa trabalhe o marketing de forma mais segmentada e assertiva. Ao manter uma base de relacionamento com o cliente, fica mais fácil criar um padrão de atendimento em todas as frentes.
#
A integração entre e-commerce B2B e ERP acompanhada de uma estratégia pode trazer muitos benefícios. Aproveite-se disso! Caso tenha ficado alguma dúvida, envie sua mensagem.