Como garantir o padrão e a qualidade das franquias?
Quando falamos em franquias, logo pensamos naquelas empresas que “deram certo” e que resolveram replicar seu modelo de negócio para outros locais, expandindo sua área de atuação e fortalecendo suas marcas. Outra palavra chave associada a elas é a padronização – a certeza de que o consumidor encontrará a mesma qualidade dos produtos ou serviços em qualquer unidade que ele visite. Essa necessidade de manter a qualidade que fez a primeira loja ter sucesso é também um desafio para gerenciadores. Por isso, hoje vou explicar como uma solução de marketplace de fornecedores homologados pode ser um grande aliado!
O dono da franquia, que emprestou sua marca, seu know-how e seu modelo de negócio ao franqueado, precisa lidar diariamente com alguns desafios como garantir que a identidade visual, o sabor (no caso de franquias de alimentação), o atendimento e até a comunicação com os clientes estejam sendo entregues da maneira adequada.
Leia também: Os desafios do gerenciamento de fornecimento em redes de franquia.
A solução que muitas empresas encontram é a homologação de fornecedores. Isto é, as franquias escolhem as empresas de onde os franqueados deverão comprar seus insumos, maquinários, tecnologia e todos os serviços necessários para que ela funcione.
Limitar a escolha dos fornecedores é a garantia de vender a batata frita crocante em todas as unidades, a embalagem do bombom da mesma cor, divulgar a promoção com a mesma identidade. É também a certeza de que todos os produtos serão entregues no prazo – uma vez que os “fornecedores ruins” serão excluídos da lista. Finalmente, é a possibilidade de conseguir descontos, já que as compras em grandes quantidades permitem negociação de preços.
No entanto, o processo de homologação nem sempre é tão simples e organizado dentro das empresas. Muitas delas desconhecem as soluções que automatizam os processos e facilitam a gestão de todas as unidades. O resultado são as fugas de rede, que podem prejudicar o sucesso da empresa como um todo. É por isso que hoje vou falar de uma realidade que pode transformar o dia a dia das franquias: os Marketplaces de Fornecedores Homologados.
As vantagens de usarmos um sistema de venda online para homologar fornecedores vão além daquelas que eu citei anteriormente. Para explicar melhor, listei algumas abaixo:
-
Qualidade e controle: visão centralizada
Como já deixei claro, a homologação dos fornecedores está diretamente ligada ao controle de qualidade dos produtos e serviços que uma franquia oferece.
Em um sistema de marketplace, a plataforma permite que os próprios fornecedores façam o cadastro dos produtos. Por sua vez, o dono do portal – e também dono da franquia – tem autonomia para validar e aprovar a qualidade de todos eles, de acordo com a categoria de fornecimento.
No caso de franquias de alimentação, como há muita matéria-prima perecível, fica difícil para as unidades dependerem exclusivamente de um fornecedor estabelecido pela franqueadora. O dono do portal pode selecionar um número X de fornecedores de qualquer região do país, inclusive os mais próximos de cada loja, por meio de geolocalização.
É possível também controlar todas as compras feitas pelo portal e ter acesso ao estoque de todos os franqueados. Assim, o dono do portal fica sabendo quando é preciso fazer a reposição.
-
Comunicação Visual
As lojas podem até mudar de tamanho e lugar, mas a identidade visual da marca deve ser mantida. E isso é válido para todos os materiais de comunicação: display de lojas, flyers, banners, redes sociais e etc. Se uma franquia preza por padronização, ela deve selecionar também os fornecedores desse segmento.
-
Preço: poder de negociação
Muitos franqueados acreditam que se encontrarem fornecedores por conta própria conseguirão preços menores. Isso não é verdade. Com a homologação, ganha-se o poder de negociação.
Isso ocorre porque toda a rede compra com a mesma empresa e, com isso, os preços podem diminuir devido à compra em grande escala. Em muitos casos, o franqueador já define em contrato os preços dos produtos, que não podem sofrer variação.
-
Comissões e pagamentos
Outro recurso que facilita o dia a dia dos franqueadores é a automatização dos pagamentos aos fornecedores. Como a compra dos produtos é feita por meio da plataforma, o sistema faz a separação do dinheiro de forma automática.
O melhor é que, como se trata de um marketplace, o franqueador pode receber comissões por todas as vendas realizadas no portal. Além de tudo isso, a tecnologia também ajuda a transferir o dinheiro proveniente dessas vendas automaticamente para cada parte recebedora. Sejam os fornecedores ou comissionados (franqueados).
Viu só? Sua franquia acaba de encontrar uma forma de garantir a padronização, a qualidade, produtividade e até mesmo conseguir uma renda extra por meio de um marketplace de fornecedores homologados.
Leia também: Conheça o dinheiro que a franqueadora tinha e nem sabia.
Gostou dessa solução? Assista ao webinar onde o sócio-diretor da Flexy Digital, Cristiano Chaussard, explica todos os detalhes da Central de Fornecimento Online – marketplace de fornecedores homologados.
Quer tirar seu projeto de e-commerce do papel? Clique AQUI e agende uma conversar sem compromisso com nossos especialistas.