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O que esperar da Black Friday de 2022? Prepare-se!

Os dados mais importantes para levar em consideração neste ano.

O maior evento de descontos do e-commerce vai acontecer, neste ano, no dia 25 de novembro. Além de marcar a contagem regressiva para o Natal, em 2022, o período de super promoções vai coincidir com a Copa do Mundo, que acontecerá depois das eleições nacionais. Tais fatos, aliados aos resultados do e-commerce no 1º semestre, fazem-nos refletir: o que esperar da Black Friday de 2022?

Não há dúvidas de que existem excelentes motivos para investir em estratégias de venda focadas na Black Friday de 2022. Em 2021, o e-commerce brasileiro faturou R$4,2 bilhões durante o evento, marcando um crescimento de 5% em relação a 2020 (NielsenIQ | E-bit). A data continua sendo a mais importante para o comércio eletrônico do país, seguido de Natal e Dia das Mães.

Maior Data do E-commerce x Maior Paixão Nacional

A proximidade da Copa do Mundo, marcada para os dias 20 de novembro a 18 de dezembro, com o maior evento online de descontos, traz aos gestores a possibilidade de unirem dois gigantes nacionais: a Black Friday e o futebol.

Se você pesquisar hoje mesmo no Google Trends quais são as principais buscas realizadas no Brasil, com certeza encontrará algum assunto relacionado ao futebol entre os 10 primeiros tópicos. Durante o mundial de futebol, esse interesse é ainda maior, pois o evento tem capacidade de envolver mais pessoas, de várias idades, gêneros e nacionalidades.

black friday de 2022
Buscas por eletrônicos, roupas e compras de supermercado podem se intensificar durante a Copa.

Na Copa do Mundo de 2018, os dados do Google mostraram que painéis de TV, sofás e smartphones tiveram aumento na busca por parte dos brasileiros. De acordo com a Pesquisa Consumo 2º semestre 2022, da Behup, as previsões para a Copa do Mundo de 2022 indicam maior intenção de compra nos itens:

  1. Roupas e acessórios: 20%
  2. Eletrônicos: TV, áudio e vídeo: 15%
  3. Compras de supermercado: 14%
  4. Calçados: 12%
  5. Artigos esportivos: 12%
  6. Smartphones: 11%
  7. Pedir mais delivery de refeições: 11%
  8. Perfumes e cosméticos: 10%
  9. Decoração: 9%

Outro dado importante foi observado em 2021: os produtos de alto giro, denominados FMCG – Higiene & Beleza, Bazar, Alimentos, Bebidas, Petshop, Limpeza e Páscoa-, cresceram significativamente, especialmente durante a Black Friday. 

O gráfico abaixo demonstra o pico no número de pedidos (353,9 milhões) no mês de novembro, nesta categoria.

Evolução de vendas e pedidos –  Total FMCG | NIQ Ebit – Webshoppers45

O resultado do ano passado e as previsões atuais nos fazem acreditar que esses números deverão se manter ou, muito provavelmente, aumentar em novembro de 2022. Quem duvida que o Brasil todo assistirá aos jogos, principalmente os da Seleção Brasileira, regado de amigos, comidas e bebidas? 

Fica o alerta aos gestores de e-commerce, principalmente os de aplicativos de delivery. Na Black Friday de 2021, as vendas por aplicativos cresceram 55% e representaram 21% da receita total das vendas online (Veja Radar – Dados Agência Corebiz – dez/21).

Essas informações podem gerar insights tanto para as pré-vendas quanto para as ações realizadas em dias de jogo. Vale lembrar que a Seleção fará sua estreia na quinta-feira, dia 24 de novembro, um dia antes do lançamento oficial das promoções da Black Friday.

Para além do futebol.

As intenções de compra para a Black Friday de 2022 vão além da Copa do Mundo. Neste ano, 50% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar algo. Em 2021, o percentual era de 47%. 

Não há segredo: para garantir o sucesso das vendas online, é preciso se preparar! Nós já demos diversas dicas para aproveitar a Black Friday da melhor maneira. No entanto, nunca é demais reforçar alguns pontos essenciais para oferecer uma ótima experiência de compra ao seu cliente. 

1- Antecipar é preciso.

Apesar de estar marcada para a última sexta-feira de novembro, podendo ser antecipada e/ou estendida, a preparação para a data deve começar muito antes. Antecipação é a palavra-chave para aproveitar as oportunidades da Black Friday. 

É preciso planejar com antecedência quais serão os produtos escolhidos, quais descontos serão aplicados, reforçar o estoque, organizar a logística e preparar a comunicação.

A mesma pesquisa da Behup revelou que os clientes começam a pesquisar produtos para a Black Friday até um mês antes do evento. A busca se intensifica a partir da segunda semana de novembro, como conseguimos ver no gráfico abaixo.

A partir de que momento o consumidor começa a pesquisar os produtos e/ou serviços que tem a intenção de comprar na Black Friday? 2021 | Behup – Pesquisa Pós Black Friday 2021

2- Faça promoções de verdade.

A ideia de vender “tudo pela metade do dobro” já virou motivo de piada na internet. Só ofereça promoções com descontos reais e generosos. 

Desconto baixo” foi o motivo número 1 de desistência de compra entre os entrevistados da Pesquisa Pós Black Friday de 2021: 40% disseram que esperavam descontos maiores.

3- Frete grátis pode ser decisivo.

O “frete alto” também foi um dos maiores motivos de desistência de compra no ano passado (39%). Por outro lado, o “frete grátis” garantiu a compra não planejada de 38% dos consumidores que levaram algo por impulso.

Em 2021, a participação do frete grátis se consolidou nas lojas virtuais. Mesmo com a alta no preço da gasolina, essa estratégia seguiu sendo utilizada pelos gestores para fidelizar os consumidores. 

Atualmente, 6 em cada 10 compras já contam com a entrega gratuita, segundo o Relatório da Neotrust. O valor médio também tem baixado, passando de R$33,1, em 2020, para R$28,6, em 2021.

4- Seja Mobile Friendly

O uso preferencial de dispositivos móveis é uma realidade no comércio eletrônico brasileiro. Os pedidos realizados via smartphones e tablets já representam a maioria, como mostram os gráficos a seguir.

NIQ Ebit – Webshoppers 45 – Presença do Mobile no E-commerce | Período: 2021 vs 202

Coloque o mobile na sua estratégia de e-commerce. Seu cliente pode aproveitar os descontos deitado no sofá, desde que seu site também ofereça uma experiência de qualidade pelo celular.

5- Tecnologia robusta.

Para colocar todas as ações em prática, é imprescindível contar com uma plataforma de e-commerce de alta performance. Seu site precisa ter capacidade de crescer de acordo com o número de acessos. Afinal, o objetivo é receber uma quantidade alta de clientes, certo? Durante a Black Friday, muitas vezes, esses acessos acontecem em um único dia.

A falta de preparo pode gerar lentidão e queda no servidor. Basta uma pequena falha para fazer o cliente sair do seu site e procurar o mesmo produto no concorrente. 

Se você não tem certeza se sua plataforma está preparada, entre em contato com a Flexy aqui. Somos especialistas em tecnologia para ampliar vendas.

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A Black Friday de 2022 tem tudo para alcançar valores históricos. Não ignore os dados, as tendências e os acontecimentos marcantes do país ainda este ano. E se não deu tempo de se preparar para novembro, ano que vem tem mais! 

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