marketplace de nicho

O que são nichos de mercado e como explorá-los por meio dos marketplaces?

Entenda como funciona o marketplace de nicho.

Alguns empresários acreditam que quanto mais produtos uma loja virtual tiver disponível, maior será a receita da empresa. Mas isso nem sempre é verdade. Às vezes, querer abraçar o mundo e oferecer soluções de todos os tipos e para todos os gostos significa perder uma das maiores moedas que uma marca pode ter: a especialização. Encontrar um nicho de mercado – uma pequena parcela pouco explorada de algum segmento – é uma estratégia poderosa para direcionar sua verba, seu tempo e esforços no lugar certo: a atração do cliente ideal. Hoje vamos falar sobre os marketplaces de nicho.

Ao escolher um nicho e aplicá-lo em um marketplace, sua empresa pode atuar em uma área específica e conquistar alto nível de conhecimento, podendo até se tornar especialista no campo. Por exemplo, se você trabalha no segmento de calçados, pode se especializar no nicho de sapatos infantis de crochê. Podendo a especificação ser ainda maior, incluindo questões geográficas e socioeconômicas. 

Neste mesmo exemplo, todos os vendedores de sapatos infantis de crochê poderão comercializar seus produtos no seu marketplace, aumentando as oportunidades de venda.

Quanto mais específico, menor a concorrência, maior a taxa de conversão.

Atualmente, os grandes marketplaces trabalham com produtos muito abrangentes. Por isso, para os lojistas (sellers), a concorrência é grande e o retorno financeiro nem sempre vale a pena. As taxas de comissionamento costumam ser altas e ainda há pouca flexibilidade na definição de estratégias próprias, que acabam sempre ficando restritas ao preço baixo dos produtos.

Apesar de serem negócios bilionários, esses marketplaces precisam de muito investimento para continuarem atraindo clientes. Suas taxas de conversão costumam ser baixas – a média do e-commerce brasileiro é 1,65%, segundo dados da Experian Hitwise -, devido à oferta de produtos extremamente variados. Como vendem de tudo, precisam atrair todos os perfis de clientes possíveis!

Leia também: O que fazer para aumentar a taxa de conversão do meu e-commerce?

Por isso, muitos empresários já estão apostando nos marketplaces de nicho. Nessas lojas, a taxa de conversão pode ser pelo menos 10 vezes mais alta do que a média do mercado. 

Por que a taxa de conversão nos marketplaces de nicho é maior do que a média?

A diferença da taxa de conversão é grande porque sua estratégia de marketing se torna muito mais direcionada. Quando o consumidor acessa um marketplace de nicho, ele já sabe exatamente o que quer. Você consegue atrair um público altamente segmentado, aumentando a probabilidade de converter um visitante em uma venda, pois você já sabe que aquele público possui mais potencial de ser um comprador.

Em resumo, não tem a ver com a quantidade de visitas mas sim com a qualidade do tráfego. Quanto mais específico possível no perfil de cliente (persona), tipo de produto ou serviço ofertado, faixa de preço, e demais características do seu modelo de negócios, mais fácil será atingir o público certo.

Ter uma boa taxa de conversão é vantajoso tanto para o gestor, que recebe comissões, quanto para o lojista. Esse último também se beneficia da menor concorrência, já que o marketplace venderá produtos específicos, além dos benefícios dos marketplaces em geral: visibilidade, credibilidade e baixo custo de investimento

Mercados em alta.

Ao decidir criar um marketplace de nicho, vale a pena considerar os mercados que estão em alta no Brasil. O relatório da Webshoppers trouxe os dados mais atualizados de 2022. Dentre as principais categorias de venda, aquelas que possuem tickets maiores tiveram queda no ano passado, como eletrodomésticos (-1,4%), telefonia (-15,2%) e informática (-1,3%). A única exceção foi a de eletrônicos, que obteve um crescimento de 9,8%.

Em contrapartida, as principais contribuições de crescimento passaram a vir de categorias com tickets de menor valor, como casa e decoração, saúde, perfumaria e cosméticos, alimentos e bebidas. Essas podem ser um caminho para o seu marketplace.

Lembre-se que não existem restrições para escolher um nicho e criar um marketplace de sucesso. A Senior Sistemas, por exemplo, montou um marketplace B2B, focado em serviços de tecnologia. Confira esse case aqui

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Para quem deseja criar um marketplace de nicho, o desafio é duplo: atrair os melhores sellers da área e os clientes que estão em busca daquele produto. Já escrevemos sobre esses e outros desafios no artigo: Marketplace: as maiores dificuldades para iniciar um projeto do zero. Vale a pena ler!

Além da escolha do nicho e do modelo de negócios, é preciso colocar nos cálculos de viabilidade o investimento na plataforma, marketing e equipe. Para solicitar um projeto específico para sua empresa, incluindo um marketplace de nicho, entre em contato com um especialista da Flexy no link abaixo.

 

 

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