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Perfil de consumo: entenda o comportamento do consumidor online

Se você está passando por dificuldades em atrair clientes, recuperar  clientes inativos ou converter mais vendas, pode ser um sinal de que precisa conhecer melhor o perfil de consumo do público do seu negócio. Isso porque trata-se de um processo que faz toda a diferença na hora de construir estratégias e direcionar abordagens.

Um exemplo disso é o atendimento que sua empresa presta aos clientes, que quanto mais personalizado for, mais chances tem de converter. Além disso, cada vez mais tem sido discutida a seletividade da clientela ao gastar dinheiro. Ou seja, conhecer quem é o consumidor e suas necessidades é fundamental.

A seguir, entenda o comportamento do comprador online e descubra como saber o perfil de consumo da sua clientela!

Entenda o que é perfil de consumo

O perfil de consumo está relacionado às características, comportamentos e princípios de um determinado grupo de clientes. Trata-se de um conjunto de especificações que podem definir parâmetros sobre como, quando e por que eles compram produtos e serviços.

E isso pode sofrer alterações a depender de vários fatores, como culturais, sociais, psicológicos, emocionais e pessoais, que devem fazer parte da análise do perfil de cliente que a empresa planeja alcançar. Aliás, a internet é grande aliada nessa análise e cada vez mais tem possibilitado conhecer novos perfis que surgem no mercado digital.

Por se tratar de um processo muito importante para a tomada de decisão da organização, o perfil de consumo não pode ser de forma alguma inventado sem dados reais para embasamento. Para realizar esse processo, portanto, é preciso de muito estudo, pesquisa, planejamento, estratégia e observação.

Quais são as variáveis observadas no perfil do consumidor online?

É importante se manter atento a algumas variáveis nos hábitos e modos de consumir da clientela para descobrir seu perfil online. Para isso, considere algumas especificações, como:

  • Idade;
  • Local onde mora;
  • Gênero;
  • Estado civil;
  • Renda média mensal;
  • Nível de escolaridade;
  • Profissão e ocupação atual;
  • Hábitos de consumo;
  • Necessidades e dores;
  • Interação com a sua marca;
  • Assuntos que despertam atenção;
  • Como se informa sobre o mundo;
  • Redes sociais que usa mais;
  • Quais são seus hobbies;
  • Quais são os principais influenciadores que segue;
  • Motivos para a escolha da sua marca.

Essas são informações suficientes e relevantes para uma análise na busca por construir o perfil de consumo do cliente ideal da sua empresa. Inclusive, é possível colher esses dados por meio de uma pesquisa. Durante a análise e após obter os resultados, é preciso segmentar os padrões por meio das respostas.

Por que é importante conhecer o perfil do meu consumidor?

Conhecer o perfil de consumo do público do seu negócio é fundamental para construir abordagens mais assertivas. Aliás, esse é um ponto chave na abordagem de convencimento utilizada com os clientes, que deve mostrar que as soluções oferecidas pela sua empresa são as que melhor atendem às necessidades dele.

Outro ponto a considerar é que, ao definir o perfil do consumidor, você abre caminhos para encontrá-lo. Afinal, agora você sabe por quem procura e, principalmente, como contatá-lo para oferecer exatamente o que ele precisa.

Vale mencionar também que saber as características do cliente evita o desperdício de recursos como tempo, energia e dinheiro voltados para alcançar um público que pode não ter interesse real em suas soluções.

Ou seja, realizando essa análise e definindo o perfil de consumo, torna-se possível:

  • Traçar estratégias mais assertivas e direcionadas;
  • Planejamentos mais focados;
  • Reduzir prejuízos com campanhas não-direcionadas; 
  • Adotar o atendimento personalizado; 
  • Garantir a satisfação do cliente; 
  • Consequentemente, aumentar a conversão de vendas.

Os 3 principais perfis de consumidor online

Na medida com que crescem as vendas online no Brasil, novos perfis de compradores são traçados. Por exemplo, no primeiro semestre de 2020, o Brasil alcançou a maior alta de vendas online em 20 anos, chegando a um crescimento de 47%, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen

Outro fator que impulsionou o varejo online foi a crise no setor público, contribuindo para a ampliação das compras pela internet. Nesse contexto, lojistas que atuavam apenas com a loja física começaram a adotar as vendas online.

Ou seja, tornou-se ainda mais urgente conhecer, entender e definir o perfil de consumo do cliente da sua empresa, visto que, os comportamentos de compra online ganharam ainda mais foco nas estratégias usadas pelas empresas. 

Além disso, vale saber também que o consumidor digital costuma ser bem fiel às marcas já conhecidas e, por isso, alcançar esse público torna-se um desafio. É preciso que uma avaliação cuidadosa seja feita para monitorar seus hábitos de compra e antecipar tendências.

Para se colocar à frente da concorrência e conquista-los, fique atento às 3 principais especificações do consumidor online:

  1. Ocasionais

São aqueles que consomem esporadicamente. Ou seja, esse tipo de comprador não tem período específico para isso, podendo aproveitar promoções esporádicas ou comprar algo quando precisar. No total, representam 51% das transações online.

  1. Emergentes

Já este perfil compra três vezes mais do que o consumidor ocasional, o que representa 39% das transações digitais. Eles dão preferência a canais online com mais frequência que no caso anterior, porém ainda podem optar pela compra física em quantidade maior do que a virtual.

  1. Super Digitais

Este tipo de comprador é “cria” da internet, por isso são super digitais e escolhem realizar suas compras de rotina totalmente online. Então, compram 13 vezes mais do que quem compra ocasionalmente, por exemplo. Representam 10% das transações virtuais. 

Por fim, saiba que independentemente do tipo de comprador, as soluções, serviços e produtos de qualidade sempre terão impacto. No entanto, o maior desafio hoje é construir um relacionamento que aproxima a marca do consumidor, unindo estratégias on e off para tornar a experiência do usuário cada vez mais positiva e transparente.

E isso pode ser alcançado com a Flexy Plataforma de Marketplace, que ajuda você a conectar o perfil de consumo ideal de clientes e lojistas ao seu negócio! Quer saber como? Conheça todos os benefícios da ferramenta mais poderosa para vendas!

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