Plataforma B2B: o que avaliar para a Indústria Têxtil?

Nosso país é um dos maiores produtores mundiais de artigos de vestuário e manufaturas têxteis. Num mercado tão grande – com mais de 27 mil empresas – e dinâmico, onde novos lançamentos de produtos são constantes, a indústria têxtil tem encontrado no e-commerce B2B uma solução para ampliar as vendas e marcar presença digital. 

Porém, nem todas as plataformas de e-commerce satisfazem as especificidades do setor.  Tecnologias B2C, por exemplo, não atendem a indústria. E quando “dizem” atender, atendem de maneira improvisada, mais atrapalhando do que ajudando. Portanto, existe tecnologia específica para a indústria e existe tecnologia específica para o lojista. Também existe tecnologia para a indústria que atende o lojista, mas não o contrário. 

Antes de aprofundarmos esse assunto, vou explicar brevemente a diferença entre modelos de negócio B2B e B2C. 

B2B X B2C

B2B significa “Business to Business”, ou seja, é a venda de empresa para empresa. O mercado B2B é mais restrito e orientado a grande volume de itens por pedido. No caso da indústria têxtil, é voltado aos clientes lojistas. 

Já o mercado B2C ou “Business to Consumer”, significa “da empresa para o consumidor”, é voltado ao varejo e destinado ao consumidor final. Por exemplo, a loja de roupas que vende diretamente ao cliente.   

Aproveite para ler também o artigo Qual a diferença entre e-commerce B2B e B2C?.  

A importância de um e-commerce B2B para a indústria têxtil  

O Brasil possui a maior cadeia produtiva integrada do Ocidente, produzindo desde as fibras até as confecções, segundo a cartilha “O poder da Moda”, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).  

Devido a essa diversidade, não é de se estranhar, portanto, que haja alguns gargalos na comercialização. Os mais comuns são os gastos, dificuldade em integrar canais, carteira de clientes inativos e o desafio de ampliar a abrangência da área de atuação. 

A seguir, entenda como um e-commerce B2B pode ajudar a resolver esses problemas. 

4 benefícios de uma plataforma B2B

1. Reduzir custos

Um e-commerce B2B reduz custos com impressão e envio de catálogos, uma vez que tanto a apresentação quanto o lançamento dos produtos pode ser feito de forma rápida e completa com imagens e vídeos de alta qualidade. 

A plataforma B2B também minimiza custos com viagens e visitas a clientes já que os pedidos e acompanhamentos são feitos direto pelo portal. 

Além disso, a chance de refação – ou retrabalho – dos pedidos solicitados na plataforma é mínima se comparada aos feitos em planilhas e e-mails. 

2. Integrar canais de vendas  

Muitas indústrias têxteis trabalham com o modelo de vendas exclusivas por meio de representantes. Por isso, uma das perguntas que mais recebemos na Flexy é se o e-commerce não “rouba” o trabalho do representante.  

Nossa resposta é “não”, pelo contrário, ajuda a potencializar. Isso porque permite aos representantes fazer os pedidos dos clientes online, conferir o estoque e as entregas, acompanhar o desempenho de vendas e de suas comissões, inclusive há possibilidade de participação nas vendas à distância. O representante recebe comissões nas compras realizadas pelos clientes de sua carteira mesmo não estando presente no momento do pedido. 

Outra vantagem é que a plataforma B2B proporciona agilidade de atendimento e amplia a área de atuação, uma vez que o representante pode atingir clientes em novos locais. Além disso, via portal é possível oferecer treinamentos frequentes aos representantes.  

No infográfico Tenha um Time de Super Representante falamos mais sobre como simplificar o trabalho, reduzir custos e aumentar as vendas. Confira! 

3. Recuperar clientes inativos

Os clientes inativos representam entre 40% e 60%% da carteira total de clientes de uma indústria. Já imaginou o quanto a indústria está deixando de ganhar? Fizemos as contas na explicação Clientes Inativos da Indústria, aproveite para ver. 

Existem diferentes motivos que levam os clientes a se tornarem inativos. Em geral, são por inadimplência, escolha de outro fornecedor, falta de atendimento por algum representante, dificuldade de atendimento quando precisa repor seu estoque ou mesmo pouca flexibilidade comercial do fornecedor.

Você deve estar se perguntando, então, como uma plataforma B2B pode ajudar a recuperar clientes inativos, certo?

A resposta é trabalhando com uma comunicação segmentada. Direcione a informação de acordo com o perfil do cliente. Por exemplo, quando ele estiver logado na plataforma, terá acesso a banners, preços e formas de pagamento específicas para o seu perfil. Portanto, é importante avaliar se o sistema que a sua indústria contratará irá conseguir suportar essa classificação.   

Neste Webinar: Como uma plataforma de e-commerce pode recuperar clientes inativos? eu e o Sidney Pinheiro, Key Accounts da Flexy, explicamos melhor sobre o assunto.

Outro material que recomendo é o e-book Como recuperar clientes inativos. 

4. Ampliar a abrangência do seu comércio

Com a presença digital é possível ampliar a área de atuação no mercado, rompendo barreiras geográficas. Afinal, o cliente pode comprar de qualquer lugar do mundo, mas, claro, isso dependerá da sua logística

Um estudo conduzido pelo Google sobre o processo de compra B2B detectou que 89% desse público usa a internet para fazer pesquisas. Os dados também revelaram que os influenciadores do mercado B2B agora estão mais jovens e atuam online. 

Sendo assim, não basta apenas estar presente no universo web. Agora é necessário inovar e oferecer tecnologia intuitiva, integrada e de alta performance para alcançar com sucesso os clientes. E uma das formas mais assertivas de fazer isso é por meio de uma plataforma de vendas online para a indústria. 

Particularidades de uma plataforma B2B   

Ferramentas que de fato atendem ao modelo B2B estão integradas aos ERPs e automatizam as tarefas de comercialização. Elas apresentam os produtos e as disponibilidades deles, facilitam a forma de fazer pedidos e de mostrar o pagamento, incluindo até o cálculo de substituição tributária em tempo real. 

Portanto, uma plataforma de e-commerce de alta performance não entrega apenas um software. 

Algumas das funcionalidades que o E-commerce B2B atende:

Políticas comerciais para cada perfil de cliente

Possibilidade de apresentar produtos com tabela de preços e promoções específicas para cada perfil de cliente. 

Kits e Grades

Cadastramento e controle de estoque de produtos em kits ou grades para facilitar a venda de itens com variações e em grandes quantidades. Aproveite e assista o tutorial de como cadastrar produtos com variações na nossa plataforma.

Formas de pagamento e cálculo de impostos específicos para B2B

Mostra aos clientes quais são os limites de crédito, formas de pagamento (como boleto a faturar e cartão BNDES), além de calcular impostos como IPI e ICMTS-ST no carrinho e no checkout.  

Para conhecer outros itens, eu desenvolvi o check list de funcionalidades essenciais de uma plataforma de vendas online B2B. Aconselho a leitura! 

E se quiser aprofundar a leitura, recomendo um dos nossos e-books mais baixados na Flexy: B2B de verdade e o B2B de mentira.
Nossa plataforma de e-commerce B2B foi eleita uma das 5 melhores em 2021. Para solicitar uma consultoria entre em contato conosco pelo formulário ou deixe uma mensagem em nossos comentários.

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