Lista de preços: por que é tão importante para o e-commerce B2B?
Cristiano Chaussard
Funcionalidade é essencial para garantir sucesso do portal
A lista de preços é uma parte essencial de softwares de e-commerce B2B. Ela remete ao princípio básico da relação comercial estabelecida pela indústria durante décadas: valorizar clientes e parceiros de acordo com o tempo de atendimento, volume e frequência de compras.
Ao longo dos meus vários anos de trabalho junto a essas empresas, tive contato com os primeiros projetos de vendas online. Percebi que as plataformas utilizadas não abrangiam as características do dia a dia de uma venda presencial, por exemplo. Entre elas, a mais marcante, o fato do Representante Comercial aplicar uma tabela de preços específica para as características de cada empresa.
Dessa forma, as indústrias não podiam aplicar descontos de acordo com o número de peças pedidas. Ainda encontramos essas plataformas “adaptadas”, que trabalham com preço único por peça, como em um sistema B2C, voltado para o consumidor final.
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Foi a partir dessa experiência que a Plataforma Flexy surgiu. Nosso objetivo era desenvolver uma tecnologia que se adaptasse às necessidades específicas dessas empresas, e não o contrário. Uma das funcionalidades disponíveis é, justamente, a lista de preços. Para conhecer outras características importantes, baixe o e-book: B2B de verdade x B2B de mentira.
O sistema permite o cadastro de diferentes preços para um único produto. Os valores são vinculados aos perfis de cada cliente, o que torna mais fácil mapear e determinar o valor da compra e um possível desconto ao comprador.
Os compradores realizam a aquisição através de uma interface específica para aquela relação comercial, seja distribuidor, franquia ou outra indústria, e recebem os valores adequados. Por essa razão, em um site B2B, os preços não costumam ser exibidos de forma aberta. Como a tabela de preço é associada ao cliente, é preciso saber primeiro quem ele é para saber qual tabela de preço carregar.
Com a lista de preços é possível manter as vantagens de uma compra personalizada, mas de forma mais ágil e independente. E você, utiliza essa tecnologia em seu e-commerce B2B?
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