A cada ano, com a expansão e o desenvolvimento do comércio eletrônico, a logística tem se consolidado como um grande diferencial na experiência de compra dos consumidores, ganhando cada vez mais relevância.
Não basta apenas realizar as entregas. A logística deve estar alinhada para que seja operada em alta performance para atender as expectativas dos consumidores. Por isso, é importante buscar eficiência e produtividade, desde o relacionamento com fornecedores, gestão do fluxo de pedidos até o despacho e a entrega do produto ao cliente final.
Como ter uma operação logística eficiente no seu e-commerce?
A logística de e-commerce apresenta certas especificidades. Para manter uma operação eficiente, algumas ações são recomendadas:
Cuidados na disponibilidade de estoque
Para que o cliente não sofra com um insucesso de entrega por conta de falta de produto em estoque, recomenda-se que o e-commerce tenha uma distinção entre o estoque existente e o que é apresentado ao consumidor, evitando-se assim, uma possível insatisfação. Nos casos de avarias no produto, ter itens “sobrando” no estoque pode agilizar o processo de trocas para o cliente. Por isso:
- monitore de perto as entradas e saídas dos itens da sua loja e mantenha o inventário sempre atualizado
- verifique regularmente a conformidade dos produtos vendidos na sua loja virtual
- lembre-se de manter sempre um estoque mínimo dos produtos
Atenção para a categorização dos produtos do seu e-commerce
Uma hierarquia de informações e uma boa categorização dos itens disponíveis no seu e-commerce podem ajudar a direcionar o produto aos potenciais clientes de forma mais assertiva, melhorando a experiência de compra dos consumidores, por exemplo em campanhas personalizadas de remarketing dinâmico. Você pode estabelecer categorizações:
- por tipos de marca (mais conhecidas, disponíveis, etc.).
- por tipos de produto (simples, agrupável, configurável ou kits).
- por categoria mãe (que são as principais) e subcategorias (derivadas de outras categorias).
- por faixa de preço e demanda (mais procurados).
Esteja atento ao ciclo de vida dos produtos, assim você consegue oferecer descontos e criar novas oportunidades de venda mais adequadas para determinado produto.
Escolhendo a embalagem correta
É importante para assegurar que o produto chegue em boas condições para uso, sem sofrer danos no transporte. Para isso deve-se levar em consideração:
- a relação entre peso e volume, denominada cubagem.
- proteção do item.
- o design da embalagem (branding e marketing da marca).
Evite problemas na expedição
Acompanhe o processo de recebimento e armazenagem. Isso evita discrepâncias na quantidade de itens em estoque e possíveis equívocos no endereçamento dos itens durante a coleta no armazém. O alto número de pedidos no e-commerce exige uma gestão de pedidos mais cuidadosa.
Saiba como escolher a transportadora ideal para o seu negócio
Ter cuidado no momento de escolher os parceiros para realizar as suas entregas é de extrema importância, pois o transporte de mercadorias ainda é um dos grandes responsáveis pelos atrasos e descumprimento dos prazos de entrega prometidos, resultando na insatisfação do consumidor e impactando negativamente a sua marca. Algumas condições a avaliar incluem:
- o cálculo de frete. Estima-se que 82,3% dos abandonos de carrinho acontecem por conta do alto valor do frete.
- as taxas (generalidades) que variam por transportadora.
- abrangência e restrições de envio.
Como ter uma operação logística eficiente no seu e-commerce?
A logística de e-commerce é caracterizada por sua fragmentação e, salvo alguns casos específicos, pelo pequeno volume, o que faz com que seja ainda mais desafiadora. Por isso, é preciso adotar uma logística estratégica que dê conta do alto fluxo de pedidos. Não só isso, as entregas, por serem pulverizadas, sofrem impactos no que diz respeito aos custos do frete.
Por isso, para ter uma logística de e-commerce eficiente, é preciso:
- Investir em soluções que melhorem a experiência do usuário. Um exemplo é o uso de realidade aumentada para melhor visualização dos produtos.
- Facilitar o processo de check out, já que hoje um dos maiores problemas do e-commerce está relacionado ao abandono de carrinho.
- Ter um site que seja mobile friendly, tendo em vista que estima-se que 48% das compras no e-commerce brasileiro sejam realizadas via dispositivos móveis.
- Adotar novas modalidades de entrega, estabelecendo parcerias sólidas com as transportadoras (de preferência que estejam investindo em tecnologias de roteirização e rastreio).
- Investir em tecnologias para gestão de fretes, para oferecer as melhores condições de custo-benefício aos seus consumidores.
Como a logística pode aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce?
Num geral, deve-se ter como objetivo a redução de custos e ganho em eficiência e produtividade operacional. A seguir destacamos algumas possibilidades para fidelizar os clientes e aumentar as taxas de recompra na sua loja virtual:
- ofereça diferentes modalidades de entrega, aos olhos do consumidor, ele ganha em flexibilidade e conveniência.
- utilize a tecnologia a seu favor para melhorar o gerenciamento das operações;
- tenha um bom planejamento logístico (mas lembre-se que muitas vezes será preciso adotar um plano B, ou até mesmo um plano C!). Adaptabilidade deve estar no centro da sua operação.
Concluindo, é válido ressaltar que a evolução do e-commerce é um dos responsáveis pela aceleração da transformação digital, o que estimulou o desenvolvimento de novas soluções inteligentes para o setor logístico, que cada vez mais tem se consolidado como um grande diferencial competitivo entre as empresas.