Publicitários e o e-commerce: uma parceria de sucesso

Com um número expressivo de crescimento, o e-commerce tem sido alvo de especulação de diversos setores produtivos. Contou com 51 milhões de consumidores em 2013, segundo dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), e isto tem feito com que muitos profissionais vejam neste mercado uma oportunidade. O setor de serviços tem espaço online garantido e é a partir desta informação que mostraremos como os publicitários também podem se beneficiar neste ambiente.

A alavanca e o ponto de ligação entre os publicitários e o e-commerce são os mesmos: as vendas. O que difere, é “qual produto” cada um vende, apesar de estarem ligados indiretamente. O produto que o mercado virtual comercializa é o objeto de trabalho do publicitário, que investe seu talento em torná-lo mais atraente para o consumidor.

Outro fator que mostra a ligação entre estas duas áreas é como ambos planejam a abordagem do cliente até o momento da compra. Identificamos 3 momentos em comum:

1. Planejamento

Reconhecer a necessidade do cliente é fundamental, saber qual produto ele precisa e, a partir desta informação, desenvolver um serviço direcionado. Investir em pesquisa de mercado e analisar o comportamento do público-alvo quando experimenta produtos similares.

2. Análise do mercado

Após identificar a necessidade de compra, a avaliação das alternativas de mercado é o segundo passo. Lançar ou vender um produto inovador vai depender do universo em que o seu cliente está inserido. É preciso identificar as oportunidades reais e viáveis.

3. Compra

Enfim o item mais importante do processo. Identificada a necessidade do cliente, analisado o mercado, agora resta ver o seu produto sendo vendido. Acompanhar a evolução do consumo, a avaliação dos compradores e a repercussão do seu investimento, também são fatores que relacionam os publicitários e o e-commerce.

A publicidade online hoje abre um leque de oportunidades que aponta para novas direções e uma delas é a interatividade. O consumidor passa muito tempo conectado à internet no trabalho, em casa e até nos momentos de lazer. Ele precisa ser convencido da qualidade do produto, antes mesmo de tê-lo experimentado e quanto mais a sua atenção for capturada, mais chances dele se interessar pela compra.

Uma forte tendência, para a publicidade online, no e-commerce são os anúncios em midia display, que acompanham a linha de produção de peças que interagem com o consumidor. Em forma de vídeos, áudios, animações e aplicativos, a apresentação dos produtos busca aproximar o cliente da marca, despertando a sua curiosidade e fazendo com que ele participe da ação e, consequentemente, compartilhe as suas experiências com a sua rede social.

Para você que é publicitário, o e-commerce deixa de ser uma alternativa para se tornar um canal mais otimizado de vendas, afinal em breve, as publicidades online e offline não terão mais motivos para existirem separadamente.

publicitários e o e-commerce