Qual a importância do capital de giro para um e-commerce? Entenda a diferença para o fluxo de caixa

Compra, estoque, venda e lucro. Essa dinâmica de mercado é o que faz o capital de giro de uma loja virtual existir conforme as vendas acontecem. É com esse dinheiro que o empreendedor mantém suas contas em dia e se reabastece. Já parou para pensar qual a importância do capital de giro para o seu e-commerce?  

Com um resumo simples dá para perceber que o capital circulante é fundamental para controlar os gastos e despesas fixas e variáveis ao longo dos meses. 

O valor em caixa, o saldo no banco, as contas a receber e até o estoque de produtos fazem parte do capital de giro de um negócio. 

Dessa forma, uma administração do capital de giro bem feita gera inúmeros benefícios e ainda dá um alívio de ter um negócio saudável e com uma reserva 

Essa reserva, aliás, é o que vai fazer a diferença quando o mercado entra em crise ou a empresa passa por um problema inesperado.

Quer entender mais sobre o assunto e qual a importância do capital de giro? Continue lendo e aprenda todos os detalhes importantes para a saúde financeira do seu e-commerce. 

O que é capital de giro?

Imagine o seguinte cenário: você negociou com seu fornecedor, pagou pelo pedido e recebeu o produto. Em seguida, o produto vai para sua loja virtual, o cliente compra, paga (às vezes a vista, às vezes a prazo), até que esse dinheiro finalmente entra no seu caixa.

Nesse caminho entre a compra do fornecedor até o pagamento do cliente cair na conta, o que você usou para pagar as contas de luz, aluguel do escritório, internet, salário dos funcionários, entre outros gastos?

O montante de dinheiro que te dá essa cobertura das despesas durante esse ciclo é o chamado de capital de giro

Um e-commerce que tem o controle financeiro em dia consegue se planejar para pagar suas despesas e garantir que as operações vão se manter enquanto aguarda os pagamentos dos clientes cair. 

Por isso, é fundamental entender entender qual a importância do capital de giro para um e-commerce, pois ele impacta diferentemente no desempenho financeiro como um todo.

Qual a importância do capital de giro?

Garantir uma gestão financeira eficiente é um dos pontos essenciais para manter o seu e-commerce ativo e operante.

Afinal, a taxa de sobrevivência, ou seja, o tempo que um negócio consegue se manter no mercado tem relação direta com o sucesso financeiro.

De acordo com o IBGE, 21% dos negócios fecham até o final do seu primeiro ano de existência. 

Por isso, entender da gestão do dinheiro e dos compromissos fiscais evita que você passe por dificuldades no futuro. 

Nesse ponto está incluído qual a importância do capital de giro, pois dominar essa tarefa é seu passaporte para a longevidade no mercado. Entenda onde e como esse impacto acontece:

1. Condução das tarefas operacionais no prazo

A importância do capital de giro começa em um ponto importante que é manter todas as atividades operacionais do e-commerce em dia.

Da internet para atualizar o site, abastecer estoque e conversar com os clientes até as despesas com frete, luz, aluguel, etc. Além, é claro, de conseguir fazer uma reserva.

Mas não basta pagar. É importante organizar financeiramente a empresa para acompanhar a variação de gastos, controlando o capital de giro e evitando gastos desnecessários mês a mês.

2. Investimentos na empresa

O capital de giro também vai ser usado para investir em melhorias para o e-commerce e em ações que vão ajudá-lo a crescer no mercado.

Desde campanhas de anúncio pago nas redes sociais, uma nova infraestrutura para o site até melhorias no armazenamento de estoque.

Com a importância do capital de giro em mente, você consegue criar uma organização dos investimentos por área, mantendo os investimentos em logística, planejamento de marketing, estoque, infraestrutura, entre outras áreas constante. 

3. Manutenção dos fornecedores em dia

Os fornecedores são parceiros super importantes para um e-commerce e manter o pagamento dos pedidos sempre em dia vai ser crucial para o seu negócio.

Sabe quando você precisa de uma reposição urgente com um prazo para pagar? Só um fornecedor que confia e tem uma boa relação com você vai te dar esse benefício.

Então a importância do capital de giro aqui é conseguir honrar seus compromissos, além de fechar negociações vantajosas e ter mais prazo para o pagamento dos pedidos.

Diferença entre capital de giro e fluxo de caixa

Entendida qual a importância do capital de giro, já se perguntou a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa? 

É possível ter um fluxo de caixa positivo, mas ter um capital de giro baixo. Assim como ter um capital de giro bom, mas um fluxo de caixa não tão forte.

Dessa forma a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa é que:

– o capital de giro é o dinheiro disponível para manter as operações, investimentos e fornecedores em dia.

– o fluxo de caixa é o controle das entradas e saídas de dinheiro em um determinado período de tempo que pode ser diário, semanal ou mensal.

Um e-commerce de produtos, por exemplo, pode acompanhar seu fluxo de caixa diariamente, ao passo que um que venda serviços pode fazer o acompanhamento mensal.

Essas duas ferramentas se relacionam diretamente na gestão financeira do seu e-commerce. Por isso, é importante incluir as duas na rotina do negócio para ter as contas equilibradas.

Fontes e quando pedir empréstimo para capital de giro

O capital de giro de negócio pode vir de fontes diferentes como:

  • do bolso do próprio empreendedor; 
  • de financiamento de capital de giro; 
  • da antecipação de recebíveis (capital operacional). 

As duas últimas opções vão gerar custos para o seu negócio já que existem taxas de juros para empréstimo, por exemplo.

Se o negócio tem uma gestão financeira organizada, é possível detectar um desequilíbrio e tentar resolvê-lo investindo em táticas de vendas para reverter a situação.

Caso as ações não obtenham o resultado esperado, planeje a solicitação do empréstimo de capital de giro para conseguir taxas de juros baixas e que não vão aumentar tanto o custo final.

Atualmente, as fintechs de capital de giro são as instituições financeiras que conseguem oferecer as melhores propostas. Invista na pesquisa e avalie bem as propostas antes de fechar. 

Mantenha a saúde financeira do seu negócio

Agora que você sabe qual a importância do capital de giro, vai conseguir alcançar melhores resultados e fazer investimentos estratégicos para seu e-commerce crescer no seu mercado.

O planejamento e a organização financeira são essenciais para o desenvolvimento. Invista e colha os resultados!

o que é capital de girodiferença entre capital de giro e fluxo de caixa