As 2 tecnologias essenciais para ampliação de vendas

Saiba o que não pode faltar na sua empresa

Escolher a tecnologia certa para o sucesso da empresa é desafiador. São muitas opções no mercado e, às vezes, pensamos que apenas uma solução basta para todas as ações. Mas isso não é verdade. O que sabemos com certeza é que existem pelo menos 2 tecnologias essenciais para o crescimento de qualquer empresa que realiza vendas para outras empresas: ERP e Plataforma de E-commerce

1- ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Se o foco da sua empresa é vender para outras empresas, então a responsabilidade de cumprir prazos, ter uma boa logística e oferecer os melhores produtos acaba sendo duplicada se comparada às empresas que realizam vendas ao consumidor final. Afinal, não cumprir os combinados estipulados em contrato significa impactar as operações da outra empresa, causar prejuízos, diminuir a confiança do mercado em seu negócio e comprometer o atendimento dela aos seus clientes.

O ERP, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é um dos sistemas mais procurados quando o assunto é modernização da gestão da empresa. Ele é responsável pela administração geral da organização, de todos os recursos e departamentos que a compõem. É a opção ideal caso a sua empresa sofra com a falta de comunicação entre as áreas ou com a demora no andamento dos processos.

Conheça todas as vantagens do sistema de ERP no e-book: A Tecnologia como diferencial entre empresas B2B

2- Plataforma de E-commerce

Enquanto o ERP está focado na gestão da empresa, o e-commerce, por sua vez, está focado na ampliação de vendas. O primeiro motivo é simples: para aumentar as oportunidades de venda, é preciso disponibilizar seus produtos em vários canais! Inclusive, já discuti o assunto no artigo “Quais os benefícios de trabalhar múltiplos canais na indústria?”.

Ter um e-commerce bem estruturado, alinhado a uma boa estratégia de marketing digital, permite que seus clientes entendam o valor de seus serviços e produtos. Além disso, é possível eliminar as distâncias geográficas, algo que os Representantes Comerciais não conseguem fazer, alcançar nichos de mercado, disponibilizar catálogos completos e atualizados, fazer promoções, entre muitas outras vantagens.

Vale lembrar que eles são baseados apenas nas vendas geradas no canal online. Dessa forma, uma plataforma de e-commerce não deve fazer a gestão contábil, nem de custos ou recursos humanos, assim como o ERP não deve fazer a gestão das vendas online, das promoções e dos carrinhos abandonados.

O cenário ideal? A integração de ambas tecnologias pra garantir a melhor eficiência das vendas.

Integração ERP x E-commerce

Como já mencionei em outros textos, nas plataformas que possuem integração perfeita entre ERP e loja virtual a operação é toda centralizada. Dessa maneira, é possível acompanhar o estoque, cadastros de clientes e produtos, vendas e time comercial. Tudo em um único lugar e com atualização automática. Isso traz eficiência para as operações e facilidade caso você migre suas lojas para marketplaces ou para outras plataformas.

A integração entre ERP e o e-commerce está ligada a sincronização de dados de 3 pontos principais:

  • Gestão do estoque;
  • Descrição básica do produto;
  • Relacionamento com o cliente.

ERP e e-commerce são tecnologias  essenciais para o crescimento da sua empresa, pois servem para agilizar processos, melhorar a comunicação entre os setores da empresa e aumentar o alcance territorial das suas vendas. Mas essas são apenas duas.

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