Representantes comerciais: qual tecnologia pode melhorar as vendas?

As vantagens do e-commerce B2B na rotina deste profissional.

Você é Representante Comercial? Já ouviu falar dos benefícios das vendas online B2B? Se ainda não, talvez seja pelo fato do comércio eletrônico ser normalmente associado à venda direta de uma loja para o consumidor final, mas os tempos mudaram! O e-commerce se transformou em uma potente plataforma para ampliar as vendas em todos os níveis de uma cadeia comercial, seja em mercados B2C ou B2B, aumentando a produtividade, inclusive, dos Representantes Comerciais.

Para se ter uma ideia, as transações realizadas entre empresas no Brasil movimentaram R$ 2,04 trilhão em 2018, de acordo com E-Consulting.

Como funciona?

As vendas ocorrem dentro de uma plataforma de e-commerce desenvolvida especialmente para o comércio online entre empresas. Elas facilitam o trabalho do representante porque automatizam suas vendas independentemente da sua presença física no cliente​ e, o melhor, sem gerar conflitos com outras partes interessadas nas vendas e que fazem parte da mesma cadeia.

Com o acesso a essas plataformas é possível, por exemplo, que os representantes comerciais apresentem em um tablet ou por meio de um smartphone sua linha ​completa de produtos à venda​ com fotos ricas, descrição técnica completa e preços diferenciados por cliente. Melhor do que carregar fisicamente folders, catálogos e panfletos em reuniões com clientes parceiros, certo?

O profissional também pode fechar pedidos em tempo real após a consulta de estoque online, garantindo que a venda seja confirmada por parte da indústria ou distribuidora, evitando reformulação de pedidos. 

Tudo se resume na agilidade, conveniência para o cliente, redução de custos e aumento do faturamento. Veja a seguir outras vantagens:

>> Manutenção da carteira de clientes.

A ferramenta melhora a experiência de compra dos clientes já que eles podem fazer consultas de produto e preço de forma independente. Com acesso à mais produtos, aumentam as chances deles comprarem mais itens e com mais frequência, aumentando também o ticket médio do pedido.

>> Profissionalismo e agilidade.

Apresentar ao cliente um novo canal de relacionamento demonstra profissionalismo e preocupação com o bom atendimento. Como os pedidos podem ser enviados pela plataforma, o vendedor tem mais tempo de criar relacionamentos com seus clientes, pensar em estratégias, entre outras formas diferenciadas de atendimento.

>> Aumento do alcance geográfico.

Com o e-commerce B2B, o Representante Comercial ganha tempo para prospectar clientes, mesmo em localidades em que ele não pode estar presente. Clientes que foram inativados por falta de visitas, por exemplo, podem voltar a comprar pelo portal. Leia mais sobre Como Recuperar Clientes Inativos.

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As boas plataformas de e-commerce B2B também tornam viável o comissionamento dos representantes por transação realizada no site. Quem trabalha com vendas sabe como esse percentual pode fazer a diferença no final do mês. Nada mais justo para recompensar o esforço de quem vende em nome de terceiros, não é? 

Leia também: Devo pagar comissão para o meu representante pelas vendas realizadas pela internet?

Todas as vantagens para montar uma equipe de Super Representantes usando o e-commerce B2B estão reunidas neste infográfico

“No caso das empresas, é importante que elas passem a segurança aos seus vendedores de que o novo canal não vai substituí-los, nem diminuir ou acabar com as suas comissões. A aceitação do vendedor e a sua postura ativa são essenciais para que o e-commerce B2B atinja todo o seu potencial de sucesso.” 

Esses são alguns dos caminhos que as vendas online B2B podem facilitar a vida dos representantes comerciais. Se tiver dúvidas, deixe um comentário abaixo!

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