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Franquias | Conheça o dinheiro que a franqueadora já tinha e nem sabia.

Como trazer mais retorno a uma rede de franquias por meio de um marketplace?

Muita gente já sabe que a maioria das redes de franquias adota a cobrança de uma porcentagem ou valor fixo de royalties como a principal fonte de remuneração. Há uma variedade de taxas e formas de arrecadação, que variam de marca para marca, com a intenção de que a negociação seja vantajosa para ambas as partes. Afinal, o sucesso do franqueado é também o sucesso do franqueador. O que nem todos sabem é que essa não é a única forma de transformar uma franquia em um negócio rentável. Você sabia que é possível trazer mais retorno a uma rede de franquias por meio de um marketplace?

Sim! A franqueadora possui em suas mãos diversas ferramentas para colher um dinheiro que já tinha e nem sabia. Mas onde está escondido esse dinheiro?

Ele está presente em operações básicas do cotidiano de uma rede de franquias, ligadas principalmente ao gerenciamento de fornecedores. Mas é com o auxílio de uma plataforma de marketplace que ele pode ser encontrado com facilidade! Vamos entender como?

1- Barateamento dos custos: negociação de produtos em grande quantidade.

Uma maneira de transformar uma rede de franquias em um negócio rentável é diminuindo seus custos de produção. Como é característica desse modelo de negócio, todas as unidades vendem exatamente os mesmos produtos ou serviços. Inclusive, eles precisam ser padronizados.

O que acontece é que com unidades espalhadas por um extenso território, principalmente em franquias menores, onde o nível de gestão não é tão avançado, o franqueado acaba comprando insumos para o funcionamento de sua loja de fornecedores com produtos “mais baratos” que, às vezes, comprometem a qualidade do produto final.

O franqueador tem nas mãos a possibilidade de homologar os fornecedores, isto é, selecionar os melhores de cada região e torná-los exclusivos. Ao fazer isso, as compras podem ser feitas em grande escala – tornando o preço competitivo. Isto é, os franqueados poderão adquirir produtos com excelentes preços sem que a qualidade deles esteja comprometida.

As compras podem ser feitas por meio de uma solução de marketplace chamada de Central de Fornecimento Online, oferecida pela franqueadora. Neste portal, os franqueados têm acesso aos fornecedores homologados pela marca. O franqueador tem a garantia de que os produtos adquiridos pela unidade serão de qualidade e os franqueado garante o melhor preço. E o melhor, esse pode fazer a compra online, realizando o pagamento diretamente na plataforma.

2. Participação nas vendas na intermediação franqueador x fornecedor.

Essa mesma solução possibilita que fornecedores (de insumos, maquinários, tecnologia e todos os serviços) façam o cadastro de seus produtos na plataforma – sempre com a curadoria do franqueador. Assim, os franqueados têm acesso a algumas opções já aprovadas e, como mencionei, podem realizar as compras pelo portal.

Assim, o franqueador tem a chance de participar das vendas dessas intermediações. O percentual é oculto para o franqueado, ficando restrito ao franqueador e ao fornecedor/seller homologado. Cada fornecedor homologado pode ter um percentual diferente a pagar, conforme negociação com o franqueador.  E o franqueador pode ainda escolher não impor percentual. Isso é uma opção de negócio que a plataforma atende conforme a vontade dele.

3. Melhora na qualidade do serviço: fidelizar e aumentar o número de clientes.

Dentre os maiores desafios enfrentados pelos gestores de franquias está a manutenção da qualidade de todas as unidades da rede. Como garantir que identidade visual, o sabor e até a comunicação com os clientes estejam sendo entregues da maneira adequada?

Com uma Central de Fornecimento Online, os franqueadores limitam a escolha dos fornecedores e têm acesso aos dados de compras realizadas por todas as unidades – evitando possíveis fugas de rede.

Isso é a garantia de vender a batata frita crocante em todas as unidades, a embalagem do bombom da mesma cor e divulgar a promoção com a mesma identidade, por exemplo. É também a certeza de que todos os produtos serão entregues no prazo – uma vez que os “fornecedores ruins” serão excluídos da lista.

E você já sabe, né? O que faz negócios sobreviverem e terem sucesso é a satisfação dos clientes. Um produto ou serviço de qualidade garantem que seu cliente vai voltar, vai indicar seu negócio e que sua loja estará sempre cheia – faturando o necessário para conseguir um bom retorno de investimento.

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Recapitulando, a implantação de uma plataforma de marketplace destinada ao cadastro de fornecedores traz à tona um dinheiro que o franqueador já possuía e nem sabia:

Em rede de franquias, há sempre um risco vinculado a atuação dos franqueados. Ao permitir a atuação de outros empresários dentro da rede, o franqueador se expõe à performance de cada unidade. Um único franqueado pode atuar fora dos padrões e, assim, comprometer a imagem da marca e da rede como um todo. Daí a importância dos franqueadores conhecerem técnicas e ferramentas de acompanhamento dos franqueados.

Ao criar uma central de fornecimento online, a compra deve ser feita exclusivamente pelo portal. Essa obrigatoriedade deve estar descrita no contrato de franquia. Dessa maneira, o consultor de campo – o profissional do franqueador que ajudará o franqueado a administrar e fiscalizar as operações – pode verificar o que o franqueado está comprando e conferir seu estoque.

O contrato pode também conter cláusulas de multa, suspensão e/ou desligamento por fuga de rede. Os fornecedores podem ser regionais, nacionais, exclusivos por região ou não. Tudo conforme a vontade do franqueador.

Quer conhecer mais sobre essa solução? Assista ao webinar sobre o assunto para tirar todas as dúvidas.

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