black friday 2021

Seu e-commerce está preparado para a Black Friday 2021?

Se você tem um e-commerce, sabe a importância de criar promoções de vendas com frequência para chamar a atenção dos clientes e assim conseguir vender mais. Por isso, é quase impossível não participar de um dos mais importantes eventos do varejo brasileiro: a Black Friday, que em 2021 tem tudo para ser a maior edição de todas.   

Muitas empresas, inclusive, afirmam que o resultado de suas vendas em um único fim de semana da Black Friday equivale ao faturamento de um mês inteiro. Esse montante alimenta o capital de giro de muitos negócios, contribuindo para a saúde financeira deles. 

A intenção deste artigo é compartilhar com você as expectativas para a Black Friday 2021 e ajudar o seu e-commerce a se preparar para a época de maior ofertas no varejo.     

Acompanhe!

Expectativas para a Black Friday 2021

A expectativa para a Black Friday 2021 é grande! 

Estima-se um faturamento de R$ 6,1 bilhões no Brasil, projetando-a como a maior Black Friday de todos os tempos, segundo o relatório Pré-Black Friday 2021 da Neotrust, empresa de Inteligência de Mercado focada em e-commerce.  

Até agora, a Black Friday de 2020 foi a maior do varejo digital brasileiro, movimentando 4,52 milhões de consumidores – 900 mil a mais que em 2019 – e alcançando um faturamento de R$ 5,1 bilhões. 

Provavelmente, você deve estar se perguntando se vamos conseguir superar o recorde de 2020, certo? Bom, de acordo com especialistas, o comportamento do varejo digital nos últimos meses indica que o consumidor realmente gosta de comprar online  e que isso não deve mudar. Afinal, só no 1º trimestre deste ano, o comércio eletrônico brasileiro faturou mais de R$ 50 bilhões. 

Além disso, o ticket médio da Black Friday costuma ser maior do que o de outros períodos. No ano passado, o valor médio das compras foi de R$ 669,09 na Black Friday, enquanto no 2º trimestre de 2020, a média gasta foi de R$ 395,20. 

O relatório da Neotrust também destaca as categorias mais “desejadas” para compras nas promoções da Black Friday. Em primeiro lugar estão os Eletrônicos (49%), em segundo, os Eletrodomésticos (31%) e na sequência Moda e Acessórios (25%), Eletroportáteis (25%) e Informática (25%).  

E, claro, o principal motivo para comprar nessa data são os preços baixos. Por isso, a importância de focar em promoções na Black Friday.   

Quando é a Black Friday 2021? 

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos na década de 1960 e se popularizou nos anos de 1980 quando os comerciantes aproveitavam o movimento do feriado de Ação de Graças – que acontece sempre na última quinta-feira de novembro – para divulgar suas promoções na sexta-feira e, muitas vezes, prorrogaram até no fim de semana. Era o “start” nas compras de Natal!

A Black Friday só chegou ao Brasil em 2010. E se tornou uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, concorrendo diretamente com o Natal. 

Em 2021, a Black Friday será no dia 26 de novembro, que é a última sexta-feira do mês. Com a chegada da data, está na hora de planejar e preparar o seu e-commerce para o evento de maior ofertas e promoções do comércio. Para te ajudar, preparamos algumas dicas. Confira! 

5 dicas para vender mais na Black Friday 2021 

A Black Friday 2021 é uma ótima oportunidade para atrair mais clientes, incrementar as vendas do seu e-commerce, gerar valor para a sua marca, além de  assegurar a saúde financeira para os próximos meses. 

Confira 5 dicas para vender mais na Black Friday: 

1. Analise os concorrentes 

Faça uma análise dos produtos, preços, campanhas e até do valor do frete e prazo de entrega da concorrência. Pesquise o que já tem disponível para este ano e também o que foi realizado no ano passado. 

A intenção dessa análise é observar o comportamento dos concorrentes, as tendências dos mercado e obter insights. Tudo isso para que o seu e-commerce fique competitivo, afinal, do que adianta ter o melhor preço se o prazo de entrega for longo? 

Se você quiser se aprofundar neste assunto, sugiro a leitura do artigo Análise de mercado: veja como fazer pesquisas para seu e-commerce.   

2. Defina o período da campanha e divulgue-a 

O planejamento é uma das ações mais importantes da estratégia de comunicação e vendas. Afinal, você precisa saber quais serão os passos para executar sua campanha. 

Sua empresa precisará de ferramentas para divulgar sua campanha de Black Friday. Seja por e-mail marketing, postagens nas redes sociais, SMS, anúncios patrocinados, entre outros. 

Também é importante personalizar a sua loja virtual com banners da campanha, bem como atualizar toda a sua comunicação relacionada ao Black Friday. Para saber mais, confira outras estratégias essenciais de comunicação

3. Capriche nas promoções

Os descontos, promoções e ofertas são a grande temática da Black Friday. Por isso, capriche nessas ações. 

Porém, é imprescindível oferecer descontos reais que nada tenham a ver com a “Black Fraude”, como ficou conhecida a ação porque algumas empresas “maquiavam” os descontos, aumentando os preços dos itens dias antes da Black Friday.  

Para criar promoções para a Black Friday é importante saber quais serão os impactos do desconto no seu caixa e quais produtos são mais interessantes promover. Afinal, você deve levar em consideração o que está parado no estoque, mas também o que os seus clientes estão procurando e querem comprar.    

Confira 7 ideias que podem te ajudar a formar promoções atraentes para o seu público! 

4. Frete grátis

Como já mencionei acima, o alto valor do frete é um dos principais fatores de abandono do carrinho de compras

De acordo com o relatório da Neotrust, cada vez mais há procura por entregas baratas ou grátis. Espera-se que entre 75% e 80% de todas as compras online aconteçam com frete gratuito. Por isso, é importante dar atenção ao frete

Caso o seu e-commerce ainda não ofereça frete grátis, que tal oferecer essa vantagem para compras a partir de um tal valor? O valor mínimo será definido por você. 

5. Invista na estrutura do seu e-commerce 

Segurança é um fator indiscutível quando se trata de vendas online. Uma das maiores preocupações para as lojas virtuais é saber como proteger as informações do cliente. Por isso, é fundamental que a plataforma de e-commerce tenha uma infraestrutura robusta com certificados, controle de acesso e backup diário para garantir a segurança do sistema. 

Quando se fala em estrutura de e-commerce também é importante oferecer serviços que os clientes queiram e utilizem. O meio de pagamento eletrônico e instantâneo Pix é um bom exemplo disso. 

Inclusive, no relatório da Pré-Black Friday, 25% dos consumidores entrevistados disseram que pretendem e já se planejaram para gastar na Black Friday utilizando o Pix como forma de pagamento. Esta opção só fica atrás do cartão de crédito, como principal escolha dos entrevistados (91%). 

Sua loja está preparada para a maior data do e-commerce? 

Agora que você já está por dentro das expectativas sobre a Black Friday 2021 e conheceu algumas estratégias para vender mais, que tal conferir se o seu negócio está de fato pronto para a maior data do e-commerce?   

Preparamos um material especial para te ajudar: 


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