As alternativas para ampliar vendas.
Iniciamos o ano de 2019 confiantes de que o mercado B2B Online segue em expansão! Vale a pena analisar o infográfico que lançamos recentemente aqui. É hora de buscar novas oportunidades e expandir as vendas B2B!
A resposta para essa pergunta está resumida em duas palavras: produtividade e precisão. Em uma empresa com porte para vender em atacado, todos os processos, desde a produção até a distribuição, já são gerenciados por um sistema de gestão ERP. É o sistema que faz, também, o controle financeiro e de faturamento, mantém o banco de dados com o cadastro dos clientes e os detalhes das transações de cada um. Portanto, integrar sistemas de gestão com a plataforma de e-commerce B2B é um passo natural e inevitável para simplificar o trabalho, facilitar a tomada de decisões e garantir o sucesso dos negócios.
Empresas de grande porte, multinacionais e as indústrias (do setor de agronegócio, farmacêutica, cosmética, alimentícia, etc.) costumam adotar a representação comercial para realizar suas vendas. Independentemente do tipo do negócio, por se tratar de vendas externas (que exigem visitas aos clientes), para justificar o tempo gasto de deslocamento (e, consequentemente, poucas visitas em um dia), o ticket médio das vendas precisa ser alto. Por isso, a atuação do representante vale a pena principalmente em vendas complexas.
O representante comercial é um dos profissionais mais importantes da indústria. Ele é seu principal canal de vendas, responsável por atrair, conquistar e vender para a maioria dos clientes. Com a chegada da tecnologia de e-commerce B2B, sua dinâmica de trabalho teve que passar por adaptações e, apesar de parecer “uma ameaça” a sua profissão, trouxe diversos benefícios! Neste post, você vai conhecer os benefícios do e-commerce B2B para o representante comercial.
Após muito planejamento para abrir uma loja virtual de atacado, orçamento na ponta do lápis e vontade de expandir as vendas, você tomou a decisão de iniciar no comércio eletrônico. A partir de agora, precisa dedicar tempo e preparar a equipe para que sua loja seja visitada e conhecida também na internet. Neste meio, há algumas questões que você deve se familiarizar e estratégias que você deve traçar para obter sucesso em sua loja.
As transações digitais entre empresas movimentaram R$ 1,81 trilhão em 2017 e devem chegar a R$2,04 tri até o final de 2018, marcando um crescimento de 12,7%, de acordo com a projeção da E-Consulting, empresa que elabora e divulga o índice Business-to-Business Online (B2BOL) há mais de 16 anos.
No mundo dos negócios, seja para criar uma loja física ou uma loja virtual, tudo gira em torno do ROI, o acrônimo em inglês para “Retorno sobre o Investimento”. Como o próprio nome diz, o ROI representa o lucro ou prejuízo obtido depois de um determinado investimento. Em quanto tempo você começará a lucrar, depois que conseguir pagar o que investiu? Quando se pensa em ROI no e-commerce, a crença é que o retorno será rápido, mas isso nem sempre é verdade.
Desde a extração da matéria-prima, a produção e a distribuição de um produto até a venda ao consumidor final há uma série de etapas que chamamos de cadeias produtivas. Muitos agentes estão envolvidos nesse processo de vendas, por isso, conciliar os interesses de cada um deles pode ser um desafio. Ao mesmo tempo em que você deseja ampliar suas vendas, adicionando um canal online, também precisa manter sua rede de relacionamento intacta e sem conflito: é preciso que todos saiam ganhando! Pensando nisso, eu listei três estratégias que você pode utilizar em sua indústria para estimular suas vendas com o suporte de um e-commerce.
Diante da instabilidade econômica que assola nosso país, torna-se necessário buscar ações para driblar dificuldades e manter-se ativo no mercado. Uma solução eficaz é a criação de um e-commerce, segmento que insiste em “nadar contra a maré” e ser imune a crises.
O cenário econômico brasileiro não se encontra em uma fase muito positiva. Juros altos, retração, incerteza política e projeções pessimistas são alguns dos fatores que vêm causando prejuízos em vários setores, fazendo com que empreendedores pensem duas vezes antes de começar a investir. Diante da crise, é necessário buscar ações para driblar dificuldades e manter-se ativo no mercado. A opção eficaz é a criação de um e-commerce, segmento que insiste em “nadar contra a maré” e ser praticamente imune a crises.