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Automação de vendas: como aplicar no seu e-commerce?

Automação de vendas é um procedimento realizado por meio de ferramentas online que realizam as campanhas de marketing de maneira automática. Assim como todo usuário de internet, você deve receber e-mails de promoções e comunicações exclusivas de lojas e marcas. Este é o exemplo mais clássico de automação de vendas. 

Além de tornar mais ágil o processo de venda, as ferramentas de automação de vendas organizam e segmentam os contatos de acordo com seus interesses. Dessa forma, a estratégia de marketing se torna mais eficiente, pois tem o foco na persona que visita o seu e-commerce e consome os produtos expostos. 

A automação de vendas tem por objetivo eliminar o trabalho manual de captação de leads e de publicação para sua atração. Esse tipo de função é essencial para a sobrevivência de qualquer e-commerce. Porém, são tarefas que se tornam muito demoradas quando realizadas manualmente. 

Ainda, para desenvolver campanhas de automação de vendas, é possível utilizar:

Qual a importância da automação de vendas?

A importância da automação de vendas para e-commerce reside na possibilidade de enviar comunicações a toda a base de leads e convertê-los em clientes. Afinal, se eles estão ali e permitem que sua marca entre em contato com eles, é porque possuem interesse em seus produtos

Este tipo de ação aumenta a chance de engajamento do público com sua marca. Além disso, também é possível criar fluxos de envios de e-mails automáticos sobre um determinado assunto quando um potencial consumidor interage com uma destas mensagens. Isto significa que aquele lead deve continuar a ser nutrido com novos e-mails. 

As ferramentas de automação de vendas conseguem detectar quem abriu estas comunicações enviadas. Além disso, elas identificam em qual etapa do funil de vendas estas pessoas se encontram, antes de enviar novos e-mails. 

Por isso, é importante não apenas ter as ferramentas adequadas e usá-las. É necessário ter uma equipe de marketing que agregue valor a estas ações. 

Ainda, é essencial saber utilizar estas estratégias de automação de vendas. Isso porque não é um mero envio de promoções e descontos. A finalidade é levar conhecimento sobre sua área de atuação, seus produtos e sua marca, além de propor soluções para os problemas deste potencial cliente. 

Quais são as vantagens da automação de vendas?

Se a função principal da automação de vendas é tornar mais eficiente este processo, existem outras vantagens que sua implementação pode trazer. 

Elencamos alguns benefícios disso, tanto para o âmbito da organização interna quanto para o financeiro. Acompanhe: 

Aumento das vendas

É comum que as empresas percam oportunidades de vendas por abordarem seus potenciais clientes no momento errado. Isto pode ser facilmente resolvido, por exemplo, através de ferramentas de automação integradas com um sistema de CRM (Customer Relationship Management).

Por meio destas tecnologias, é possível tirar o máximo proveito desta oportunidade, já que elas apontam quando o lead segue para as etapas seguintes da jornada de compra. Também podem mostrar quando um lead é “quente” ou “frio”. Ou seja, se está ou não preparado para realizar a compra.  

Com isto, é possível aumentar até mesmo o valor da venda, pois o vendedor irá abordar um lead mais preparado para esta conversão. Além das oportunidades não esfriarem pela falta de contato, o ticket pode ser maior devido ao conhecimento que ele adquiriu de outros produtos da sua empresa. 

Diminuição do CAC

O Custo de aquisição de cliente (CAC) também diminui por meio da automação de vendas. Além de demandar menos dos vendedores na captação dos leads, o tempo de investimento também é menor. 

Isso porque, será a ferramenta que realizará parte deste trabalho e os leads que chegarem à equipe de vendas estarão mais preparados para a conversão. Pelo mesmo motivo, o ciclo de vendas tende a ser menor. 

Além disso, o foco destes profissionais poderá ser com atividades mais estratégicas, ao invés de desperdiçarem seus esforços e ideias em tarefas tão automáticas. 

Maior produtividade dos vendedores

Se o tempo de cada vendedor será mais dedicado a atividades estratégicas e esforços de vendas, seus resultados também serão melhores. Muitas vezes os vendedores precisam manter um relacionamento mais próximo com os clientes até que a venda seja realizada. 

Essa dedicação aumenta a probabilidade de concretização da venda. Isso também abre as portas para a fidelização deste cliente. 

Além disso, as informações que o vendedor precisará coletar dos clientes chegarão até ele de maneira automatizada. Assim, ele não perde tanto tempo reunindo as informações que necessita para conversar com os prospects. Isso se deve ao armazenamento de dados das ferramentas de automação, utilizadas durante o processo. 

Acelerar o processo de fidelização

Uma comunicação recorrente e instigante tem o poder de melhorar a experiência do cliente com relação à sua marca, sua loja e seus produtos. Isso acontece porque ele acaba se sentindo mais próximo, principalmente se a sua marca tiver uma comunicação humanizada. 

Além disso, o foco dos vendedores nas etapas mais diretamente ligadas à venda aumenta a chance de estabelecer este relacionamento. 

Um ponto importante é lembrar que o atendimento ao cliente, seja para dúvidas ou atender solicitações, também pode ser automatizado com chatbots, por exemplo. Resolver questões dos clientes é outro quesito que contribui para a fidelização.  

Como implementar a automação de vendas

Existem algumas etapas para a implementação da automação de vendas, com isso, podemos destacar: 

  1. Avalie o processo de venda;
  2. Estabeleça objetivos concretos;
  3. Entenda seu target;
  4. Conheça as etapas jornada de compra;
  5. Crie um processo de vendas eficiente.

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Não existem dúvidas de que implementar um processo de automação de vendas pode trazer resultados muito expressivos para o seu e-commerce. 

Mas, você tem dúvidas sobre implementar um e-commerce para sua loja e trazê-la para o mundo virtual? A Flexy possui uma plataforma com soluções completas, compostas de softwares e serviços. Elas podem se adaptar às suas necessidades, não importa o seu segmento de atuação! 

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