Qual a importância do CRM para o e-commerce?

Tão importante quanto às áreas responsáveis pela geração de demanda em uma empresa, é o setor que cuida do relacionamento com o cliente. Afinal, garantir uma boa experiência do consumidor é um dos pilares fundamentais para qualquer empresa que deseja o sucesso. 

E como não é possível fidelizar o seu público sem investir no relacionamento com o cliente, é preciso garantir um atendimento de qualidade. Por isso, neste conteúdo vamos te ajudar a entender melhor a importância de um CRM (Customer Relationship Management) para o e-commerce e os principais benefícios da utilização desse software. 

Você também vai entender como o CRM para o e-commerce proporciona uma experiência exclusiva e marcante para esse nicho e como se destacar dos demais concorrentes através do uso dessa ferramenta. 

Mas antes de mais nada é preciso ter muito clara a definição do CRM para então, entender a importância de um CRM para o e-commerce. Por isso, continue a leitura e confira! 

O que é um CRM? 

Conhecer o público que deseja atingir é fundamental para qualquer estratégia bem-sucedida. Mas, conforme sua carteira de clientes vai crescendo, fica mais difícil conhecer todas as informações necessárias e as particularidades de cada um dos seus clientes. 

Essa falta de conhecimento acaba criando barreiras para o relacionamento com seus clientes e é justamente neste momento que as soluções tecnológicas chegam para transformar essa relação.

O CRM que em português é conhecido como uma plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente, que compreende estratégias, boas práticas, políticas e tudo o que diz respeito à gestão, análise e a relação com os clientes. 

O objetivo é fidelizar e satisfazer o cliente, além de proporcionar um maior acompanhamento e facilidade para a realização de uma boa gestão por parte da empresa. 

Isso só é possível através do auxílio que a ferramenta oferece para o cadastro de novos clientes, gestão da carteira, desenvolvimento de propostas e relatórios que contribuem para decisões mais assertivas

E principalmente o estreitamento da relação com os clientes, através da coleta e do armazenamento das informações. 

Qual a contribuição do CRM para o e-commerce? 

Uma plataforma de CRM para o e-commerce é fundamental em premissa para a gestão de relacionamento com o cliente e também para otimizar os processos dentro da empresa. 

A disposição de todas as informações do seu cliente em um único lugar se torna uma excelente maneira de colocar em prática a cultura data driven e tomar as decisões  estratégicas da sua empresa de acordo com os dados obtidos.

Para te convencer sobre os benefícios do CRM para o e-commerce separamos algumas razões pelas quais você deve integrar essa plataforma ao seu comércio eletrônico. Confira:

Maior acompanhamento do histórico e registro de clientes 

Com o CRM para o e-commerce, mais do que apenas reunir as informações dos clientes em um só lugar, é contar com a facilidade de que qualquer membro da equipe pode acessá-las a qualquer dia e horário, de onde estiver.

Também é possível integrar o CRM ao seu comércio e registrar todo o histórico de cada cliente, bem como os atendimentos realizados e documentar principalmente às vendas realizadas.

E por quê? Através da análise dessas informações, a empresa é capaz de conhecer mais a fundo os hábitos e comportamentos do seu público e também direcionar melhor suas estratégias e campanhas.

Isso pode ser feito através do envio de e-mails para algumas pessoas específicas que possuam maior interesse em determinado assunto, serviço ou produto, por exemplo. Assim como as campanhas de anúncios podem ser segmentadas apenas para o PCI (Perfil de Cliente Ideal) da empresa.

Maior rapidez e assertividade na gestão de relacionamento com o cliente

Com um CRM integrado ao seu comércio eletrônico também é possível monitorar e analisar todo os registros de atendimento ao cliente realizados por telefones, e-mails e qualquer outro meio que a sua empresa ofereça. 

Isso é importante pois é dessa forma que se verifica os pontos de melhoria e assim se desenvolve estratégias de otimização no processo de relacionamento com o cliente, fazendo com que a experiência do consumidor seja satisfatória para ele. 

Automação da comunicação 

Outro benefício dessa integração do CRM com o e-commerce é a contribuição para a melhor comunicação da empresa com os clientes. 

Como já falamos aqui, a boa comunicação com os consumidores é fundamental para o sucesso de um negócio. Assim é possível medir a satisfação com o seu comércio, responder dúvidas e consolidar a sua marca através de um atendimento de excelência.

Seja por e-mail, telefone ou mensagens, com um CRM para o e-commerce é possível deixar sua comunicação ainda mais eficiente gerando automações periódicas para que você tenha a garantia que o cliente seja abordado com frequência ou na hora certa.. 

Possibilidade de segmentação da base para melhores resultados 

Com o CRM para o e-commerce é possível segmentar a base de clientes e com as informações obtidas planejar campanhas relevantes para o negócio. 

Com isso espera-se que as taxas de conversão sejam muito maiores, afinal você está entregando conteúdo específico para um público que já possui interesse naquele assunto. 

Dessa forma, o engajamento dos clientes acontece de forma mais espontânea e natural.

Monitorar as razões de desistência das compras 

Para finalizar nossa lista de vantagens da integração, é importante saber que, ao utilizar um CRM para o e-commerce, também é possível saber quem adicionou alguma compra no carrinho ou na lista de desejos e eventualmente acabou desistindo e não finalizando a compra. 

Quando você sabe quem teve interesse em algum produto fica mais fácil abordar novamente esse potencial cliente com estratégias como SMS, campanhas de e-mail marketing ou outras que forem relevantes para a realidade do seu negócio. 

Dessa forma, concluímos que a integração de um CRM a uma plataforma de e-commerce potencializa as chances de venda e ajuda a corrigir falhas e gargalos na operação e principalmente no relacionamento com os clientes.

Contribuindo diretamente para a melhora no atendimento, na satisfação do cliente e na fidelização da marca. 

crme-commerceploomes