A aceleração tecnológica modificou também o comportamento do consumidor. Cada vez mais, as pessoas exigem boas experiências de compras tanto no ambiente físico quanto no digital. E as empresas já estão percebendo isso. Tanto é que a busca por uma plataforma omnichannel tem crescido.
A tendência atual do comércio eletrônico é ser multicanal. Isso faz com que gestores de e-commerce busquem uma integração eficiente entre as lojas virtuais, físicas e os consumidores. Afinal, utilizar diferentes canais de comunicação com foco na experiência do usuário e no objetivo de tornar a jornada de compra cada vez melhor, é uma estratégia que pode aumentar a lucratividade do negócio.
Mas, se você já pensou em adotar uma plataforma omnichannel e não prosseguiu com o investimento por dúvidas, confira este artigo e veja as vantagens!
Plataforma omnichannel: o que ela pode fazer por você?
No latim, “omini” significa “tudo” enquanto “channel”, em tradução do inglês, diz respeito a “canal”. Em outras palavras, omnichannel é uma abordagem que visa conectar todos os canais de um negócio, integrando o mundo online e o offline.
Portanto, uma plataforma omnichannel se baseia no viés de comunicação simultânea. Por meio dela, torna-se possível integrar os canais de contato com o consumidor, incluindo redes sociais, telefone e Whatsapp. A ideia é justamente não segregar os espaços por onde é possível se comunicar com os clientes.
Nesse sentido, sendo o canal físico ou online, todas as equipes devem estar integradas a uma única plataforma omnichannel. Inclusive, os dados de clientes e dos setores também devem ser interligados, de modo a tornar a integração completa e bem-sucedida.
Por que investir em uma plataforma omnichannel?
São diversos os motivos para o seu negócio usar uma plataforma omnichannel. Conheça os principais:
Visão 360° das operações de venda
Ao investir em uma plataforma omnichannel para a sua empresa, você passa a ter uma visão 360° de suas operações de venda. Ou seja, terá acesso a todos os dados críticos para controlar melhor o fluxo de trabalho em relação a pedidos, estoques, pagamentos e gerenciamento de processos.
Integração de canais
O propósito principal do omnichannel é justamente ser capaz de oferecer a mesma experiência de compra para o consumidor tanto no on quanto no off. Portanto, a plataforma integra todos os canais de venda, possibilitando transformar cada ponto em um centro de distribuição.
Controle completo de estoque
Uma boa plataforma omnichannel deve oferecer também um completo controle de estoque. Nesse sentido, você poderá obter maior desempenho operacional ao realizar vendas online e físicas de várias formas, alinhando centros de armazenamento e pedidos de diferentes canais.
Histórico de dados e atendimento
Obtenha registros de dados e consulte-os quando precisar contatar um cliente, pois a plataforma deve oferecer um histórico de informações e atendimento. Assim, poderá trabalhar em estratégias de interação comunicativa para tornar a experiência do usuário única e personalizada.
Atendimento personalizado
Por falar em comunicação personalizada, a estratégia omnichannel tem o foco no usuário. Portanto, coletar e processar dados para mapear a jornada de compra do cliente é fundamental. Isso porque permite tornar o atendimento ao consumidor mais personalizado e próximo de suas necessidades.
Otimização de tempo
Como tudo está interligado na abordagem omnichannel, os dados armazenados de cada cliente servirão para otimizar o tempo de atendimento da equipe.
Assim, todo o histórico da comunicação do consumidor com a sua empresa será mantido e poderá ser consultado para pensar em abordagens de interação mais próximas e alinhadas com o cliente, como a necessidade de economizar tempo e reduzir as filas de espera para atendimento.
Fidelização do cliente
Com uma plataforma omnichannel, sua empresa pode traçar estratégias muito mais assertivas para fidelizar os clientes. Isso porque a experiência com foco no usuário proporcionará sua satisfação, oferecendo praticidade e boa comunicação nas compras realizadas com a sua marca.
Relatórios detalhados com métricas
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que a plataforma omnichannel traz a possibilidade de acompanhamento de métricas em tempo real sobre questões de atendimento, soluções de demandas, tempo de espera, entre outras informações.
E a emissão de relatórios detalhados com esses indicativos será crucial para a sua tomada de decisão mais assertiva, planejamentos futuros e mudanças significativas na experiência do usuário.
Aposte na melhor plataforma omnichannel
O bônus vem agora: entendeu como funciona uma plataforma omnichannel, descobriu as vantagens para o seu negócio? Saiba que, para uma rica integração multicanal na sua empresa, é preciso escolher o melhor sistema disponível no mercado.
Mas, você já conhece a plataforma OMS da Flexy? Para ajudar você a tomar a sua decisão, veja os principais diferenciais que essa solução oferece:
- Visão 360º das suas operações, possibilitando que você gerencie, planeje e assegure eficiência aos processos, identificando e resolvendo problemas e possíveis gargalos de forma ágil;
- Alinhamento de estoque e pedidos de diversos canais, possibilitando unir todas as lojas físicas em um só lugar;
- Capacidade de realizar vendas online, in store, por televendas, consultores, vendedores ou afiliados;
- Procedimento facilitado para troca, devolução e retirada na loja;
- Controle total de estoque e visibilidade completa e em tempo real de cada produto em cada ponto de venda;
- Possibilidade de vender produtos inteiros ou fracionados, disponíveis em um ou mais centros de distribuição, além de produtos virtuais com estoque ilimitado;
- Fornecimento de dados precisos aos clientes sobre a disponibilidade de produtos, minimizando erros e maximizando conversões;
- Dashboards de acompanhamento exclusivos com painel interativo e possibilidade de customizar o layout da loja;
- API completa para integração.
Por fim, são tantos benefícios que não cabem todos aqui. Acesse a página oficial da Plataforma OMS da Flexy e descubra tudo o que você precisa saber!