Dia do Frete Grátis: 28 de abril de 2018

Inclua essa data na sua estratégia de vendas online!

Primo do Black Friday e o do Cyber Monday, está chegando o Dia do Frete Grátis! A data, marcada para o último sábado de abril, dia 28/04, traz 24h de ofertas especiais em diversas lojas de e-commerce. Em sua quinta edição no país, o dia é mais uma iniciativa do Busca Descontos para impulsionar as vendas do comércio eletrônico.

Nos Estados Unidos, o “Free Shipping Day” acontece desde 2008, durante a metade do mês de dezembro, próximo ao Natal. No Brasil, a data se aproxima do Dia das Mães. Seja para fidelizar clientes, aumentar o ticket médio ou escoar produtos em estoque, a ocasião pode ser uma grande aliada na criação de campanhas promocionais. E aí, que tal inclui-lo na sua estratégia de vendas?

Para os lojistas, o Dia do Frete Grátis é uma oportunidade. Para os clientes, o empurrãozinho que faltava para finalizarem a compra. Você sabia que o principal motivo de abandono de carrinho é o frete alto?

Segundo a pesquisa da Rockcontent, realizada em 2017, mais de 73% dos consumidores que desistiram da compra o fizeram porque consideraram o frete muito caro. Não há nada mais frustrante para um cliente do que passar por toda a jornada de compra e não conseguir concluir o pagamento.

É por isso que a estratégia de fretes grátis não é novidade. O último relatório da Webshoppers revelou que essa prática defi­nitivamente deixou de ser uma tendência e já se tornou uma realidade para o setor, exigindo muito conhecimento e inteligência tecnológica para oferecer o menor valor de entrega.

Mas é preciso tomar muito cuidado! Ao montar sua estratégia, fique atento ao valor limite calculado, para não arcar com prejuízos. A dica é direcionar as promoções para produtos específicos, entregas locais ou com um valor mínimo. As grandes empresas são as mais beneficiadas pelo frete grátis porque conseguem absorver o custo com mais facilidade, fazendo entregas em todo o território nacional.

Em 2017, por exemplo, a estratégia foi utilizada apenas para lojas que queriam aumentar a taxa de conversão e ganhar participação de mercado independente­mente da margem de lucro − ou para al­guns nichos específicos, como moda, aces­sórios, cosméticos e perfumaria.

Não se esqueça de preparar sua loja virtual para a data. Toda a comunicação deve estar voltada para a promoção: banners do site, e-mail marketing, redes sociais. Os anúncios patrocinados também devem estar direcionados para a promoção.

Vale lembrar que seu site deve estar capacitado para receber um número maior de usuários e disponibilizar todas as informações necessárias para o consumidor.

O dia está se aproximando, mas ainda dá tempo de bolar uma ação promocional para a data! Leve em consideração essas dicas e comece a criar expectativa em seus clientes. Dúvidas? Entre em contato com um de nossos especialistas aqui.

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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