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E-commerce para fornecedores homologados

Gerencie a qualidade da sua franquia padronizando fornecedores e processos.

A necessidade de expansão é intrínseca ao modelo de negócio das franquias. Mas a multiplicação de lojas de uma mesma marca traz consigo uma série de desafios. Entre eles está a gestão de qualidade das unidades franqueadas. Atualmente, muitas redes têm encontrado no e-commerce para fornecedores homologados uma solução eficiente para driblar esse impasse.

Não importa a quantidade de lojas de uma franquia, todas elas precisam fornecer a mesma experiência ao cliente final. É por meio da padronização da qualidade que as expectativas do consumidor em relação ao sabor do alimento, ao atendimento ou ao preço, por exemplo, são satisfeitas. E isso deve acontecer toda vez em que ele entrar em contato com a marca. 

Aliar a qualidade com a quantidade não é uma tarefa fácil. Para a loja funcionar, é necessário comprar insumos diversos, como alimentos, embalagens, ferramentas, produtos químicos, entre outros, dependendo do segmento. Fazer a gestão de tantos fornecedores e distribuidores, em muitos pontos de contato, incluindo a visita presencial do representante, torna o dia a dia dessas empresas bastante conturbado. 

Tendo em vista esse desafio, o franqueador precisa munir os franqueados com ferramentas que facilitem sua vida e garantam a qualidade final do produto ou serviço. Esse alinhamento contribui com o sucesso da rede como um todo. 

Sem dúvidas, para cumprir essa tarefa, o e-commerce de fornecedores homologados para franquias é a melhor opção! A seguir, nós explicamos o porquê.

O que são fornecedores homologados?

Os fornecedores homologados são aqueles que uma rede de franquias escolhe como empresas preferenciais (ou exclusivas) para fornecimento de insumos necessários para as lojas funcionarem. 

A homologação faz muito sentido quando o objetivo é expansão com padronização. Afinal, manter a qualidade do serviço ou produto final tem tudo a ver com a escolha da matéria-prima que está sendo utilizada para tal.

e-commerce para fornecedores homologados

Como funciona um e-commerce para fornecedores homologados?

No e-commerce para fornecedores homologados, a negociação de compra e venda desses insumos é feita por meio de uma plataforma de marketplace B2B. Com ele, o gestor aproveita as vantagens da tecnologia para centralizar as operações em um único sistema.

É claro que esse não é o único ponto. Veja mais vantagens:

> Mais controle ao gestor da franquia e ao franqueado.

Se o registro de todas as compras realizadas é feito em um só sistema, o gestor pode analisar as possíveis fugas de rede das franquias e aquelas que precisam de melhorias.

Além da visão geral dos custos, é possível ter previsibilidade de estoque. Com isso, o sistema sugere reposições em momentos oportunos aos franqueados. Assim, a reposição de estoque é feita com mais agilidade, sem a necessidade de aguardar a visita dos representantes.

> A quantidade e a distância das lojas não são um problema.

Acompanhar o trabalho de centenas de lojas, espalhadas em muitas regiões, é uma tarefa praticamente impossível. Mas a tecnologia está aí para ajudar. 

Não importa a quantidade de fornecedores da sua franquia, é possível cadastrar todos os fornecedores homologados com os respectivos catálogos de produtos na plataforma. Ao realizar o pedido, o franqueador e seus franqueados acompanham o status em tempo real. 

> A quantidade ilimitada traz uma super vantagem: a variedade.

A possibilidade de homologar fornecedores de diferentes bairros e cidades traz a vantagem da variedade de produtos. Os franqueados, que conhecem suas  regiões melhor do que ninguém, podem indicar empresas que estão acostumados a negociar.

Na Plataforma Flexy, é possível configurar políticas comerciais para os fornecedores homologados e classificar os níveis dos franqueados de acordo com a quantidade, tamanho de lojas e modelo do negócio. 

> Boas compras, boas vendas. Selecione somente os melhores fornecedores!

Fornecedores de má qualidade ou que não cumprem prazos não precisam fazer parte do sistema. A franquia é a responsável pela moderação de todos os produtos cadastrados pelos fornecedores homologados no portal, aprovando-os ou não. 

Tudo isso para garantir a qualidade e a venda somente dos produtos que fazem sentido para a sua marca. Esse trabalho de curadoria traz segurança tanto para o gestor da franquia quanto para o franqueado. 

Também é possível destacar os produtos dos melhores fornecedores de sua franquia por meio de banners, anúncios de ofertas e lançamentos no portal de compras dos franqueados. 

> Preços melhores para as franquias.

Como as compras são feitas em grandes quantidades, o gestor do portal pode negociar preços mais competitivos junto aos fornecedores e melhores opções de pagamento. 

A plataforma também permite que cada fornecedor cadastre sua regra de faturamento, como o boleto a faturar. Assim, no fechamento do pedido, cada franqueado escolhe a sua forma de pagamento. 

Sua franquia está pronta?

Depois de um período de recessão causado pela pandemia da Covid-19, as redes de franquia podem finalmente respirar aliviadas com o crescimento do faturamento do setor. O gráfico abaixo demonstra que a partir do 1º trimestre de 2021, os valores voltaram a alcançar números positivos.

Variação do Faturamento  – Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2022

Segundo a mesma pesquisa de desempenho, publicada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento foi de 43,3 milhões durante o primeiro trimestre de 2022, marcando um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Atualmente, as vendas através dos canais digitais representam 14,4% do total.Os dados indicam que 60% dos franqueados já participam das vendas online em algum formato, conforme gráfico abaixo.

Participação dos franqueados nas vendas do e-commerce  – Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2022

A verdade é que a digitalização das empresas é algo irreversível. Os dados mostram que a tendência é que cada vez mais negócios migrem suas lojas também para o digital.

Sua franquia está prontíssima para atuar com um e-commerce e esse é o melhor momento para investir em controle de qualidade e eficiência de gestão.   


Ficou alguma dúvida de que e-commerce de fornecedores homologados para franquias é a melhor maneira de gerenciar a qualidade da rede? Você pode montar um modelo personalizado para sua franquia com a Flexy. Consulte um de nossos especialistas aqui.

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