Gerencie a qualidade da sua franquia padronizando fornecedores e processos.
A necessidade de expansão é intrínseca ao modelo de negócio das franquias. Mas a multiplicação de lojas de uma mesma marca traz consigo uma série de desafios. Entre eles está a gestão de qualidade das unidades franqueadas. Atualmente, muitas redes têm encontrado no e-commerce para fornecedores homologados uma solução eficiente para driblar esse impasse.
Não importa a quantidade de lojas de uma franquia, todas elas precisam fornecer a mesma experiência ao cliente final. É por meio da padronização da qualidade que as expectativas do consumidor em relação ao sabor do alimento, ao atendimento ou ao preço, por exemplo, são satisfeitas. E isso deve acontecer toda vez em que ele entrar em contato com a marca.
Aliar a qualidade com a quantidade não é uma tarefa fácil. Para a loja funcionar, é necessário comprar insumos diversos, como alimentos, embalagens, ferramentas, produtos químicos, entre outros, dependendo do segmento. Fazer a gestão de tantos fornecedores e distribuidores, em muitos pontos de contato, incluindo a visita presencial do representante, torna o dia a dia dessas empresas bastante conturbado.
Tendo em vista esse desafio, o franqueador precisa munir os franqueados com ferramentas que facilitem sua vida e garantam a qualidade final do produto ou serviço. Esse alinhamento contribui com o sucesso da rede como um todo.
Sem dúvidas, para cumprir essa tarefa, o e-commerce de fornecedores homologados para franquias é a melhor opção! A seguir, nós explicamos o porquê.
O que são fornecedores homologados?
Os fornecedores homologados são aqueles que uma rede de franquias escolhe como empresas preferenciais (ou exclusivas) para fornecimento de insumos necessários para as lojas funcionarem.
A homologação faz muito sentido quando o objetivo é expansão com padronização. Afinal, manter a qualidade do serviço ou produto final tem tudo a ver com a escolha da matéria-prima que está sendo utilizada para tal.
Como funciona um e-commerce para fornecedores homologados?
No e-commerce para fornecedores homologados, a negociação de compra e venda desses insumos é feita por meio de uma plataforma de marketplace B2B. Com ele, o gestor aproveita as vantagens da tecnologia para centralizar as operações em um único sistema.
É claro que esse não é o único ponto. Veja mais vantagens:
> Mais controle ao gestor da franquia e ao franqueado.
Se o registro de todas as compras realizadas é feito em um só sistema, o gestor pode analisar as possíveis fugas de rede das franquias e aquelas que precisam de melhorias.
Além da visão geral dos custos, é possível ter previsibilidade de estoque. Com isso, o sistema sugere reposições em momentos oportunos aos franqueados. Assim, a reposição de estoque é feita com mais agilidade, sem a necessidade de aguardar a visita dos representantes.
> A quantidade e a distância das lojas não são um problema.
Acompanhar o trabalho de centenas de lojas, espalhadas em muitas regiões, é uma tarefa praticamente impossível. Mas a tecnologia está aí para ajudar.
Não importa a quantidade de fornecedores da sua franquia, é possível cadastrar todos os fornecedores homologados com os respectivos catálogos de produtos na plataforma. Ao realizar o pedido, o franqueador e seus franqueados acompanham o status em tempo real.
> A quantidade ilimitada traz uma super vantagem: a variedade.
A possibilidade de homologar fornecedores de diferentes bairros e cidades traz a vantagem da variedade de produtos. Os franqueados, que conhecem suas regiões melhor do que ninguém, podem indicar empresas que estão acostumados a negociar.
Na Plataforma Flexy, é possível configurar políticas comerciais para os fornecedores homologados e classificar os níveis dos franqueados de acordo com a quantidade, tamanho de lojas e modelo do negócio.
> Boas compras, boas vendas. Selecione somente os melhores fornecedores!
Fornecedores de má qualidade ou que não cumprem prazos não precisam fazer parte do sistema. A franquia é a responsável pela moderação de todos os produtos cadastrados pelos fornecedores homologados no portal, aprovando-os ou não.
Tudo isso para garantir a qualidade e a venda somente dos produtos que fazem sentido para a sua marca. Esse trabalho de curadoria traz segurança tanto para o gestor da franquia quanto para o franqueado.
Também é possível destacar os produtos dos melhores fornecedores de sua franquia por meio de banners, anúncios de ofertas e lançamentos no portal de compras dos franqueados.
> Preços melhores para as franquias.
Como as compras são feitas em grandes quantidades, o gestor do portal pode negociar preços mais competitivos junto aos fornecedores e melhores opções de pagamento.
A plataforma também permite que cada fornecedor cadastre sua regra de faturamento, como o boleto a faturar. Assim, no fechamento do pedido, cada franqueado escolhe a sua forma de pagamento.
Sua franquia está pronta?
Depois de um período de recessão causado pela pandemia da Covid-19, as redes de franquia podem finalmente respirar aliviadas com o crescimento do faturamento do setor. O gráfico abaixo demonstra que a partir do 1º trimestre de 2021, os valores voltaram a alcançar números positivos.
Segundo a mesma pesquisa de desempenho, publicada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento foi de 43,3 milhões durante o primeiro trimestre de 2022, marcando um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atualmente, as vendas através dos canais digitais representam 14,4% do total.Os dados indicam que 60% dos franqueados já participam das vendas online em algum formato, conforme gráfico abaixo.
A verdade é que a digitalização das empresas é algo irreversível. Os dados mostram que a tendência é que cada vez mais negócios migrem suas lojas também para o digital.
Sua franquia está prontíssima para atuar com um e-commerce e esse é o melhor momento para investir em controle de qualidade e eficiência de gestão.
Ficou alguma dúvida de que e-commerce de fornecedores homologados para franquias é a melhor maneira de gerenciar a qualidade da rede? Você pode montar um modelo personalizado para sua franquia com a Flexy. Consulte um de nossos especialistas aqui.