Em um cenário cada vez mais competitivo como o e-commerce, ter novas ideias de promoção pode ajudar a alavancar vendas. Só entre abril e setembro de 2020, mais de 150 mil novas lojas online surgiram devido à pandemia. E a tendência de aumento das compras online deve continuar.
Em épocas de festas como fim de ano e datas comemorativas, por exemplo, é preciso diversificar as maneiras de atrair novos clientes. Afinal, todo o varejo se movimenta para fazer o mesmo.
Já em períodos menos movimentados, as ideias de promoção para o seu negócio podem ser uma boa para aquecer as vendas do seu e-commerce ou marketplace.
Não há dúvidas que uma boa estratégia de marketing digital, combinando o seu site, com redes sociais e e-mails marketing ou newsletters, tem potencial para atrair mais clientes. Por meio de uma automação de marketing, você pode enviar promoções e comunicações exclusivas para seus clientes.
Adotando essa estratégia, não só os acessos e conversões aumentam, como o processo de venda se torna mais ágil, já que os contatos recebem as promoções personalizadas de acordo com o seu interesse. Além dos fatores de engajamento e conversão, existe o fator fidelização que também está sendo reforçado.
Por que investir em ideias de promoção no e-commerce?
Ideias de promoção no e-commerce são muito importantes para ajudar a dinamizar e equilibrar as vendas ao longo do ano. Como citamos anteriormente, existe uma sazonalidade importante com períodos comerciais menos movimentados pela ausência de datas comemorativas no calendário.
Além disso, o isolamento social e as restrições impostas ao comércio por conta da pandemia tem afetado as vendas em pontos de venda físicos. Portanto, é importante criar mecanismos para atrair os clientes até o seu site.
Lembre-se que preço é um dos elementos do mix de marketing ou 8Ps do e-commerce, é um dos motivadores do desejo de compra no consumidor. O e-commerce tem a vantagem de ter menos gastos com manutenção de lojas físicas e, por isso, pode oferecer preços mais atraentes.
Combinar diversos modelos de promoções com as vantagens que o e-commerce oferece pode dar grandes resultados! Aumentar as vendas, conquistar visibilidade de marca e fidelizar clientes são as principais vantagens das ideias de promoção para sua loja.
Além de construir uma base de leads, que podem querer receber comunicações e saber de futuras promoções antecipadamente, você consegue fortalecer a imagem da sua marca.
7 ideias de promoção para você turbinar suas vendas
Existem infinitas ideias de promoção para e-commerce. Descontos são aplicados mais comumente no mercado B2C, já que preço é um fator determinante de compra no varejo, porém, também podem ser utilizados nas vendas B2B, que estão aprendendo com e absorvendo algumas características das vendas B2C.
O perfil do consumidor atual, seja ele B2C ou B2B, é multicanal. Então, se você tem uma indústria, por exemplo, deve considerar oferecer seus produtos em mais de um canal. E para isso, precisa diversificar a comunicação.
Separamos 7 ideias que podem te ajudar a formar promoções atraentes para o seu público!
- Cupons de desconto
Cupons de desconto são frequentes em e-commerce. Eles podem ser oferecidos a clientes selecionados, a partir de uma determinada compra ou relacionados a um valor mínimo de compra.
Isso ajuda a aumentar o valor do ticket médio porque muitas vezes o consumidor é atraído pelo benefício e acabará gastando mais para obtê-lo.
Outras opções para oferecer cupons são ao final de eventos online ou por interação nas redes sociais, pois ajudam a aumentar o engajamento com a sua marca.
- Descontos progressivos
Promoções relacionadas à quantidade de produtos ou serviços escolhidos são uma boa pedida. A promoção pode ser relacionada ao preço reduzido ou ao modo de pagamento que apresenta vantagens dependendo do número de itens adquiridos.
- Datas festivas
Datas festivas como Dia das Mães ou Natal podem render boas ideias de promoção para se destacar dos concorrentes, já que são datas que aquecem o comércio. Outra ideia são as datas sazonais, como Páscoa e Halloween, que podem ajudar a alavancar as vendas.
Além disso, pode ser interessante fazer promoções fora das principais datas comemorativas do comércio, a fim de aquecer as suas vendas fora dessas épocas.
Promoções relacionadas às profissões, como Dia da Secretária, e outras datas comemorativas ligadas ao seu público-alvo podem ser atrativas ao prestigiar estas personas. A estratégia deve ser atingir este público específico, atraindo tanto clientes da base como também novos clientes.
- Promoções exclusivas para redes sociais
Mimos para seus seguidores das redes sociais é uma forma de aumentar o número de leads e o engajamento com suas postagens. Atualmente existem diversas maneiras de promover este tipo de promoção.
Algumas marcas solicitam envio de prints na hora da compra, para comprovar que você é seguidor, ou que você solicite o cupom no chat privado da rede social.
- Upselling e cross selling
Upselling e cross selling são duas técnicas de vendas bastante difundidas. Como estratégia para seu e-commerce pode ser interessante aliar essas técnicas a promoções e assim potencializar os resultados.
No cross-selling, você pode oferecer na aquisição do serviço ou produto uma experiência complementar para seu cliente. Assim, quanto mais produtos relacionados entre si a pessoa adquirir, maior o desconto.
Por exemplo, em um e-commerce de eletrônicos, em vez de vender apenas um smartphone, você pode oferecer um headphone e outros acessórios para celular, a fim de oferecer uma experiência completa.
Já na prática do up selling, a ideia é fazer um upgrade no produto que o cliente está levando para casa. Na hora do fechamento da compra, você pode inserir um aviso de que investindo mais uma certa quantia, o cliente leva um produto melhor ou modelo mais avançado por um preço reduzido.
- Frete grátis
O alto valor do frete é um dos motivos mais importantes para a desistência de compra. Segundo pesquisa da Forrester, 44% dos carrinhos são abandonados por usuários que consideram o valor do frete muito elevado. Por isso, oferecer frete grátis para determinados valores mínimos de compra pode ser uma boa estratégia. Outra opção é oferecer frete grátis para determinadas localidades ou selecionar categorias de produtos que possam ter este benefício.
- Programa de fidelidade
Montar uma base de leads e coletar os dados dos seus clientes é importante para entender o perfil do seu comprador e seus interesses. Analisar esses dados de forma estratégica serve também para oferecer promoções exclusivas a cada compra consecutiva realizada. Esta é uma maneira clássica de promover a fidelização.
Ainda existem ideias de promoção para recuperar carrinhos abandonados, brindes nas compras e promoções do tipo “leve 3, pague 2”. Entender o seu público-alvo e consequentemente quais são as ofertas mais atrativas para ele além de criatividade na hora de colocar isto tudo em prática é o que conta.
Estratégias para aumentar as vendas no e-commerce são muito válidas para destacar o seu produto e serviço! Além de promover um aumento no faturamento e maior alcance da marca.
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