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7 ideias de promoção para turbinar as suas vendas online

Em um cenário cada vez mais competitivo como o e-commerce, ter novas ideias de promoção pode ajudar a alavancar vendas. Só entre abril e setembro de 2020, mais de 150 mil novas lojas online surgiram devido à pandemia. E a tendência de aumento das compras online deve continuar. 

Em épocas de festas como fim de ano e datas comemorativas, por exemplo, é preciso diversificar as maneiras de atrair novos clientes. Afinal, todo o varejo se movimenta para fazer o mesmo. 

Já em períodos menos movimentados, as ideias de promoção para o seu negócio podem ser uma boa para aquecer as vendas do seu e-commerce ou marketplace.  

Não há dúvidas que uma boa estratégia de marketing digital, combinando o seu site, com redes sociais e e-mails marketing ou newsletters, tem potencial para atrair mais clientes. Por meio de uma automação de marketing, você pode enviar promoções e comunicações exclusivas para seus clientes. 

Adotando essa estratégia, não só os acessos e conversões aumentam, como o processo de venda se torna mais ágil, já que os contatos recebem as promoções personalizadas de acordo com o seu interesse. Além dos fatores de engajamento e conversão, existe o fator fidelização que também está sendo reforçado.  

Por que investir em ideias de promoção no e-commerce? 

Ideias de promoção no e-commerce são muito importantes para ajudar a dinamizar e equilibrar as vendas ao longo do ano. Como citamos anteriormente, existe uma sazonalidade importante com períodos comerciais menos movimentados pela ausência de datas comemorativas no calendário. 

Além disso, o isolamento social e as restrições impostas ao comércio por conta da pandemia tem afetado as vendas em pontos de venda físicos. Portanto, é importante criar mecanismos para atrair os clientes até o seu site. 

Lembre-se que preço é um dos elementos do mix de marketing ou 8Ps do e-commerce, é um dos motivadores do desejo de compra no consumidor. O e-commerce tem a vantagem de ter menos gastos com manutenção de lojas físicas e, por isso, pode oferecer preços mais atraentes. 

Combinar diversos modelos de promoções com as vantagens que o e-commerce oferece pode dar grandes resultados! Aumentar as vendas, conquistar visibilidade de marca e fidelizar clientes são as principais vantagens das ideias de promoção para sua loja. 

Além de construir uma base de leads, que podem querer receber comunicações e saber de futuras promoções antecipadamente, você consegue fortalecer a imagem da sua marca. 

7 ideias de promoção para você turbinar suas vendas

Existem infinitas ideias de promoção para e-commerce. Descontos são aplicados mais comumente no mercado B2C, já que preço é um fator determinante de compra no varejo, porém, também podem ser utilizados nas vendas B2B, que estão aprendendo com e absorvendo algumas características das vendas B2C. 

O perfil do consumidor atual, seja ele B2C ou B2B, é multicanal. Então, se você tem uma indústria, por exemplo, deve considerar oferecer seus produtos em mais de um canal. E para isso, precisa diversificar a comunicação. 

Separamos 7 ideias que podem te ajudar a formar promoções atraentes para o seu público! 

  1. Cupons de desconto

Cupons de desconto são frequentes em e-commerce. Eles podem ser oferecidos a clientes selecionados, a partir de uma determinada compra ou relacionados a um valor mínimo de compra. 

Isso ajuda a aumentar o valor do ticket médio porque muitas vezes o consumidor é atraído pelo benefício e acabará gastando mais para obtê-lo. 

Outras opções para oferecer cupons são ao final de eventos online ou por interação nas redes sociais, pois ajudam a aumentar o engajamento com a sua marca. 

  1. Descontos progressivos

Promoções relacionadas à quantidade de produtos ou serviços escolhidos são uma boa pedida. A promoção pode ser relacionada ao preço reduzido ou ao modo de pagamento que apresenta vantagens dependendo do número de itens adquiridos. 

  1. Datas festivas

Datas festivas como Dia das Mães ou Natal podem render boas ideias de promoção para se destacar dos concorrentes, já que são datas que aquecem o comércio. Outra ideia são as datas sazonais, como Páscoa e Halloween, que podem ajudar a alavancar as vendas. 

Além disso, pode ser interessante fazer promoções fora das principais datas comemorativas do comércio, a fim de aquecer as suas vendas fora dessas épocas.

Promoções relacionadas às profissões, como Dia da Secretária, e outras datas comemorativas ligadas ao seu público-alvo podem ser atrativas ao prestigiar estas personas. A estratégia deve ser atingir este público específico, atraindo tanto clientes da base como também novos clientes. 

  1. Promoções exclusivas para redes sociais

Mimos para seus seguidores das redes sociais é uma forma de aumentar o número de leads e o engajamento com suas postagens. Atualmente existem diversas maneiras de promover este tipo de promoção. 

Algumas marcas solicitam envio de prints na hora da compra, para comprovar que você é seguidor, ou que você solicite o cupom no chat privado da rede social.

  1. Upselling e cross selling

Upselling e cross selling são duas técnicas de vendas bastante difundidas. Como estratégia para seu e-commerce pode ser interessante aliar essas técnicas a promoções e assim potencializar os resultados. 

No cross-selling, você pode oferecer na aquisição do serviço ou produto uma experiência complementar para seu cliente. Assim, quanto mais produtos relacionados entre si a pessoa adquirir, maior o desconto. 

Por exemplo, em um e-commerce de eletrônicos, em vez de vender apenas um smartphone, você pode oferecer um headphone e outros acessórios para celular, a fim de oferecer uma experiência completa. 

Já na prática do up selling, a ideia é fazer um upgrade no produto que o cliente está levando para casa. Na hora do fechamento da compra, você pode inserir um aviso de que investindo mais uma certa quantia, o cliente leva um produto melhor ou modelo mais avançado por um preço reduzido.  

  1. Frete grátis

O alto valor do frete é um dos motivos mais importantes  para a desistência de compra. Segundo pesquisa da Forrester, 44% dos carrinhos são abandonados por usuários que consideram o valor do frete muito elevado. Por isso, oferecer frete grátis para determinados valores mínimos de compra pode ser uma boa estratégia. Outra opção é oferecer frete grátis para determinadas localidades ou selecionar categorias de produtos que possam ter este benefício. 

  1. Programa de fidelidade

Montar uma base de leads e coletar os dados dos seus clientes é importante para entender o perfil do seu comprador e seus interesses. Analisar esses dados de forma estratégica serve também para oferecer promoções exclusivas a cada compra consecutiva realizada. Esta é uma maneira clássica de promover a fidelização. 

Ainda existem ideias de promoção para recuperar carrinhos abandonados, brindes nas compras e promoções do tipo “leve 3, pague 2”. Entender o seu público-alvo e consequentemente quais são as ofertas mais atrativas para ele além de criatividade na hora de colocar isto tudo em prática é o que conta. 

Estratégias para aumentar as vendas no e-commerce são muito válidas para destacar o seu produto e serviço! Além de promover um aumento no faturamento e maior alcance da marca.

Se além de ideias de promoções, você precisa dinamizar suas vendas com uma plataforma mais completa e ágil, conheça a solução de OMS da Flexy! 

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