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Marketing infantil: Como vender mais no Dia das Crianças?

Dica para o Dia da Crianças

Datas comemorativas têm um grande potencial para aumentar o faturamento das empresas. Pensando nisso, elaboramos este post com dicas valiosas de marketing para aumentar as vendas no Dia das Crianças. Tudo isso de forma responsável, seguindo as leis que regulamentam a publicidade infantil.

Acompanhe nosso artigo para saber mais. 

Dia das Crianças no comércio eletrônico 

O Dia das Crianças é uma data muito significativa para vários segmentos de mercado. Em 2020 essa data movimentou 2,4 bilhões de reais de acordo com o relatório Webshoppers 43 da Ebit. E assim como o Natal, representa um percentual expressivo das vendas de brinquedos durante o ano.

Antes de tudo, planeje as estratégias da sua empresa, tendo em mente que da mesma forma que o objetivo da compra é o de presentear alguém, o cliente também tem uma grande expectativa quanto à experiência de compra

Nesse sentido, prepare o seu e-commerce e o estoque. Tanto para receber um alto número de visitas quanto para o aumento de vendas. Simultaneamente, leve em consideração que as compras no e-commerce costumam aumentar muito em datas comemorativas.

Sendo assim, organize como serão as entregas para evitar riscos de atrasos. Principalmente porque é comum haver um certo congestionamento nos Correios e em transportadoras privadas nesse período.

Logo, se você está colocando sua loja virtual no ar perto desta data, considere contratar uma plataforma de e-commerce completa. Deste modo, é possível finalizar a sua loja em um período de tempo mais curto.

Sabendo disso, vamos às dicas para vender mais no Dia das Crianças!

Ações de Marketing infantil

Apesar de não tomarem a decisão final de compra, as crianças têm um grande poder de influência sobre a decisão de seus pais. Não à toa, o Dia das Crianças está entre uma das datas com maior faturamento entre as datas sazonais no e-commerce.

No entanto, é natural que em um período com tamanho potencial a concorrência pela atenção do público aumente bastante. 

Então, como se destacar e aumentar as vendas no Dia das Crianças?

Busque se conectar com as crianças

Antes de tudo, para ter sucesso no Dia das Crianças é necessário conseguir dialogar com o público infantil.  

As crianças enxergam o mundo de forma diferente, de uma maneira lúdica e divertida, portanto, é importante entrar no universo infantil e estimular o que as crianças mais gostam de fazer: Brincar!

Sobretudo, se você possui uma loja física, é uma boa oportunidade para realizar eventos e promover brincadeiras entre as crianças. Não é raro vermos lojas apostarem em  pipoca e algodão doce. Inclusive, pode ser interessante contratar animadores, maquiadores infantis e contadores de histórias para tornar o evento ainda mais incrível. 

Desse modo, busque caprichar na decoração, deixando o ambiente bem alegre e colorido.

Além disso, é interessante estender os elementos gráficos ao ambiente virtual. Você pode colocar imagens destacadas em seu site e alterar as fotos de perfil e capa nas suas redes sociais, por exemplo.

Vale mencionar que tudo isso é válido mesmo que você não trabalhe diretamente com o público infantil. 

Por último, use a nostalgia desta data para despertar a criança adormecida dentro dos seus clientes, ou até, aproveite a data para incluir os filhos dos seus clientes na experiência com a sua marca.

Pense no tomador de decisão

Apesar da grande influência que as crianças exercem sobre a decisão de compra, sabemos que no fim das contas quem bate o martelo são os adultos, sejam eles pais, tios ou avós.

Então, se você quer evitar o famoso “Na volta a gente compra”, é importante que a sua comunicação conquiste a confiança dos adultos também.

Ou seja, é essencial demonstrar que sua marca está preocupada com o bem-estar e a educação das crianças. Assim, busque estimular sentimentos positivos como a criatividade e a imaginação.

Do mesmo de oferecer uma comunicação adequada, é importante prezar por uma boa experiência. É essencial se preparar a fim de evitar problemas técnicos, problemas de atendimento e na entrega dos produtos.

Além disso, busque oferecer diferentes opções de pagamento, como boleto, pix e cartões de crédito e débito. É interessante também oferecer condições de parcelamento e desconto.

Crie promoções

Criar promoções com descontos, sorteios e brindes é uma das formas mais populares para vender mais no Dia das Crianças e realmente possui um grande potencial para obter resultados.

Sendo assim, associar sua venda a um brinde ou combinar produtos de modo a oferecer um desconto é uma forma muito interessante de potencializar as suas vendas.

Lembre-se que os adultos também gostam de brindes, portanto, aqui também vale incentivar o sentimento nostálgico dentro dos adultos.

Marketing Digital Infantil

Até agora falamos bastante sobre como você pode se preparar e posicionar sua marca para vender mais no Dia das Crianças, mas quais os melhores canais online para direcionar as ações de marketing?

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia importantíssima para a nutrição de leads no e-commerce.

Logo, os mais impactados por essa modalidade de campanha são os adultos. Como resultado, busque despertar o sentimento nostálgico do qual falamos antes.

Anúncios pagos 

Anúncios pagos tanto em redes sociais, como em mecanismos de busca são muito eficientes pois permitem driblar a altíssima concorrência dos algoritmos responsáveis pela entrega orgânica de conteúdos.

Para os e-commerces, anúncios no Google Shopping, por exemplo, oferecem excelentes resultados e permitem uma maior margem de ROI.

Da mesma forma, anúncios em vídeo possuem altas taxas de engajamento e conversão, além de serem muito eficientes em captar a atenção das crianças.

É possível segmentar os anúncios tanto por interesse, nas redes sociais e no Google Ads (nas modalidades para aplicativos, rede de display e out-stream, no caso do YouTube Ads), como por palavras-chave, no Google e no YouTube Ads.

Postagens nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais possuem um grande potencial de engajamento e compartilhamento e são ferramentas poderosas para divulgar promoções.

Além disso, a presença das crianças em redes sociais é cada vez maior, o que permite dialogar diretamente com o público infantil.

No entanto, é importante frisar que existem limites éticos e legais que devem ser respeitados no marketing infantil. Falaremos deles a seguir.

Limites legais do Marketing infantil

Já falamos inúmeras vezes do poder de influência das crianças sobre a decisão de compra. 

Nesse sentido, em função da vulnerabilidade das crianças, existe uma série de regras e boas práticas que devem ser seguidas ao realizar publicidade direcionada ao público infantil.

O objetivo da regulamentação das ações de marketing infantil é principalmente proteger as crianças de estímulos a maus hábitos alimentares, consumismo e informações que desvalorizem a educação, vida saudável e a proteção ambiental.

Entende-se por criança, segundo o estatuto da criança e do adolescente um indivíduo com idade inferior a 12 anos completos. 

Nesse sentido, o marketing infantil passa a ser considerado antiético quando se utilizam meios voltados para o convencimento de que a criança precisa de determinado item.

Portanto, essa prática é vista como antiética em função do público infantil ser vulnerável e suscetível ao consumo, considerando que sua capacidade de julgamento não contempla uma noção completa da realidade.

Leis brasileiras sobre publicidade infantil 

As leis que regulamentam a publicidade infantil no Brasil estão presentes na Constituição Federal (art. 227), Estatuto da criança e do adolescente, Código de Defesa do Consumidor (art 37), Resolução 163/2014 do CONANDA e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Também vale mencionar que os próprios limites impostos pela LGPD defendem que os interesses das crianças sejam defendidos em seu melhor interesse, em seu artigo 14.

A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) coordena a campanha Somos todos responsáveis que tem como objetivo incentivar boas práticas na publicidade voltada para as crianças.

Portanto, entre as principais práticas proibidas destacadas pela campanha estão:

  • O uso do imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”. 
  • Conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental, ou que contenha algum tipo de preconceito racial, religioso ou social. 
  • Difundir o medo nas crianças, expô-las a situações perigosas ou simular constrangimento por não poder consumir o produto ou serviço anunciado.
  • Desmerecer o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis.
  • Apresentar produtos que substituem as refeições.
  • Encorajar o consumo excessivo de alimentos e bebidas. 
  • Menosprezar a alimentação saudável, associar crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis.
  • Fazer merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público. 

Aqui você pode ler todas as cartilhas da campanha com mais informações sobre boas práticas no Marketing infantil.

Esse texto foi escrito em parceria com a 3MIND Content, agência que tem como objetivo trazer informações relevantes para quem pretende chegar a primeira página do Google, com informações sobre tráfego de dados na internet.Da

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