A Semana Brasil, também conhecida como Black Friday brasileira, é uma parceria do Governo Federal com grandes varejistas do país para movimentar a economia durante as comemorações da Independência do Brasil.
A Semana Brasil 2021 está em sua terceira edição e promete agitar as vendas do e-commerce no varejo com promoções, descontos e outros benefícios aos consumidores. No ano passado, apesar da pandemia, as vendas do e-commerce cresceram 25% durante a campanha. Portanto, é uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento do seu negócio!
Quer saber mais? Então, acompanhe este artigo para entender o que é a Semana Brasil, quando acontece, como participar, além de dicas de como sua loja online pode aproveitar essa data para vender mais.
O que é a Semana Brasil
Para aquecer a economia no mês de setembro, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações criou a Semana Brasil em 2019. A campanha é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
O objetivo é estimular o crescimento do comércio varejista no mês de setembro, período sem datas comemorativas como o Dia das Mães e o Natal. Por isso, as campanhas sem apelo emocional precisam chamar atenção dos consumidores de outra forma. E a principal é oferecer promoções e descontos exclusivos.
Semana Brasil X Black Friday
A Semana Brasil foi inspirada na Black Friday, promoção que ocorre no comércio dos Estados Unidos antecedendo a temporada de compras de Natal, e chegou ao nosso país em 2010, liderada pelo comércio eletrônico.
O objetivo e a dinâmica da Semana Brasil e da Black Friday são bastante parecidos. A intenção é movimentar a economia, escoar o estoque de produtos parados e ter um período limitado para disponibilizar as ofertas.
Porém, no Brasil, a Black Friday ficou mal vista devido a alguns abusos e promoções falsas. Assim, um dos propósitos da Semana Brasil é levar vantagens reais aos consumidores brasileiros para estimular o consumo.
Quando acontece a Semana Brasil 2021?
A Semana Brasil 2021 acontece entre os dias 3 e 13 de setembro.
E, ao contrário da Black Friday, que acontece apenas em uma sexta-feira, os lojistas brasileiros contam commais tempo de promoção podem definir o período das ofertasde cada produto. É uma ótima chance para divulgar produtos diferentes em dias diferentes, e até trabalhar melhor seu fluxo de estoque!
Como participar?
Para participar, você pode cadastrar gratuitamente sua empresa no site oficial do governo, buscando por “Semana brasil”.
O cadastro permitirá que você faça o download do Selo, do Manual de Identidade Visual e dos materiais de divulgação para sua loja online.
Desde microempresas a gigantes do varejo podem participar da campanha. Aproveite e confira 7 ideias de promoção para turbinar as suas vendas online. Além disso, confira a seguir algumas dicas para vender mais na Black Friday brasileira.
3 dicas para seu e-commerce vender mais na Semana Brasil
Esta campanha traz grandes oportunidades para a sua empresa. Portanto, não deixe passar esta data em branco.
Acompanhe nossas dicas para deixar o seu negócio online preparado para vender muito na Semana Brasil:
1. Personalize sua página
Como falamos anteriormente, ao cadastrar sua empresa na Semana Brasil 2021, você tem acesso aos materiais da campanha e pode escolher quais peças irá usar.
Por isso, deixe sua página personalizada. Use banners, pop-ups e outros materiais que chamem a atenção dos visitantes de seu e-commerce.
E não esqueça de colocar a sua logomarca no espaço destinado no material.
2. Otimize a página do produto
Em eventos como este, criar promoções e descontos é uma das principais estratégias. Porém, é muito importante que a página do produto esteja otimizada, afinal é nela que ocorre o processo de avaliação e início da tomada de decisão de compra na jornada do cliente.
Portanto, invista em fotografias profissionais e na descrição detalhada do produto.
Também é muito importante que a sua loja virtual seja responsiva e compatível com os dispositivos móveis como celulares. Então, você deve se assegurar que a venda será fácil e segura para os seus clientes, gerando uma ótima experiência de compra.
3. Divulgue suas ações
É muito importante divulgar nos canais de comunicação que a sua empresa está participando da Semana Brasil. Afinal, sem divulgação, seu e-commerce não sairá do lugar.
Assim, divulgue as promoções, descontos e os benefícios aos seus clientes nas redes sociais, por e-mail marketing e por whatsapp. E, não esqueça de disponibilizar o link do seu e-commerce e dos produtos nas publicações.
Se além de dicas, você precisa dinamizar suas vendas online com uma plataforma mais completa e ágil, conheça as soluções da Flexy para o seu negócio! Entre em contato aqui.