Blog da Flexy – Tudo sobre o universo e-commerce

O que é um marketplace b2b e como escolher a melhor plataforma para sua empresa

Com a evolução da internet e a crescente demanda digital, as empresas precisaram evoluir suas formas de vender suprimentos e produtos para outras empresas.

Antes o processo que era realizado por telefone ou pessoalmente, agora está ao alcance de um clique.

Além de facilitar as transações entre fornecedores e clientes, o marketplace b2b traz diversas vantagens e benefícios. Então vamos em frente!

O que é um marketplace b2b?

O conceito de marketplace é muito simples de entender, você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já visitou um.

Um marketplace nada mais é que um mercado, um espaço virtual similar a um shopping onde compradores e vendedores podem fazer negócios. 

No entanto, existem dois tipos de marketplace: o b2c e o b2b. A principal diferença está no público alvo.

No marketplace b2c o consumidor final é uma pessoa física que pode navegar entre diferentes categorias de produtos e escolher entre diversas opções de fornecedores. 

Já no marketplace b2b o consumidor final são pessoas jurídicas, ou seja, outras empresas. O intuito deste formato de negócio é permitir que assim como as pessoas físicas as empresas também possam comparar valores e escolher o melhor fornecedor.

Como funciona um marketplace b2b?

matketplace b2b

Um marketplace b2b reúne diversas empresas que anunciam seus produtos e serviços para outras empresas. São indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que comercializam para fabricantes e importadores que vendem para revendas.

Existem marketplaces generalistas onde é possível encontrar empresas de diferentes segmentos. Já os chamados marketplace de nicho são mais específicos. Estes reúnem empresas do mesmo segmento como as de insumos hospitalares, produtos agrícolas, maquinário para construção civil e muitas outras.

As empresas que necessitam desses produtos ou serviços acessam a plataforma tal qual uma pessoa física em marketplace b2c em busca de um tênis ou roupa, daí então avaliam preços, prazos de entrega, formas de pagamento e outros critérios importantes para decidirem por qual fornecedor optar.

Tipos de marketplace b2b

Dentro do universo b2b existem tipos distintos de marketplace: o marketplace b2b de produtos e o marketplace b2b de serviços e ainda o marketplace horizontal e vertical. Achou complicado? Calma que a gente explica.

O marketplace b2b de produtos, como o próprio nome já expressa, é um mercado voltado para empresas especializadas em produtos físicos. 

Já o marketplace b2b de serviços é aquele onde empresas e profissionais autônomos anunciam suas habilidades e ofícios. Consultoria jurídica, análise financeira, limpeza e manutenção de aparelhos são alguns dos principais exemplos de serviços que podem ser comercializados dentro de um marketplace b2b de serviços.

Quando uma plataforma reúne lojas que atuam todas no mesmo segmento, ou seja, fornecem mercadorias para o mesmo tipo de público ou  vendem o mesmo tipo de produto, esse marketplace é chamado de marketplace b2b vertical.

Já o contrário, quando os produtos e serviços são de diferentes indústrias vendendo para empresas de diferentes segmentos, estamos falando de um marketplace b2b horizontal. 

Usando como exemplo o mercado de construção, além de suprimentos e serviços de construção, esses mercados também podem reunir empresas de móveis e outros produtos voltados para acabamento e decoração.

Benefícios e Vantagens de um marketplace b2b

Nas vendas B2B é muito comum que os fornecedores tenham várias políticas comerciais, personalizadas por grupos de clientes. Estas políticas vão desde catálogos de produtos por clientes a promoções e formas de pagamentos exclusivas. Com a plataforma Flexy é possível configurar perfis de clientes sem limites e parametrizar para que todos os sellers tenham suas políticas ajustadas aos seus clientes.

Outra vantagem que merece ser destacada é que é possível consultar os produtos a qualquer hora e em qualquer lugar, sem a necessidade de entrar em contato com um representante em busca de alguma informação ou para fazer algum pedido. 

A facilidade de comparar preços, modelos e especificações entre os produtos de diferentes empresas é outro diferencial importante do marketplace b2b.

Exemplos de marketplace b2b

Embora ainda não sejam tão populares quanto os marketplaces b2c, os marketplaces b2b já operam com sucesso no Brasil. Confira algumas:

Cellairis

A Cellairis é um marketplace voltado para o setor de eletrônicos que reúne dezenas de produtos e até mesmo serviços como assistência técnica para smartphones.

No portal é possível navegar por diferentes categorias como informática, gamer, tech, e encontrar produtos como relógios e pulseiras inteligentes, headsets, cabos usb e muitos outros acessórios e gadgets.

A Cellairis conta com o suporte dedicado da Flexy e o cadastramento de lojas na plataforma é rápido, simples e intuitivo.

Gelopar

Com 49 anos de existência, a Gelopar é a marca líder em equipamentos de refrigeração para a gastronomia. 

Na loja online da marca é possível encontrar equipamentos completos e de última geração para padarias, mercados, bares, restaurantes e muitos outros. Todos os produtos contam com fotos e descrições detalhadas como peso, altura, voltagem e manual de instruções.

Ao clicar em um produto, basta inserir o cep da entrega e a plataforma mostrará os fornecedores disponíveis, o valor do produto e o prazo de entrega.

Senior X Store

A Senior X Store surgiu com o propósito de ser um ecossistema de tecnologia, conectando as melhores soluções e marcas em um único lugar.

Com mais de 12 mil clientes, a plataforma é a vitrine perfeita para quem trabalha na criação e de serviços de gestão empresarial para todo o tipo de setor.

Na Senior X Store é possível encontrar centenas de softwares e soluções para pequenas, médias e grandes empresas da área da saúde, agronegócio, logística, supermercados e muitas outras.

Como criar um marketplace b2b?

Para ter sucesso em seu marketplace b2b é preciso ter um bom planejamento e visão de negócio. Por isso aconselhamos que você siga estes passos para conseguir definir um bom plano de negócio:

Como escolher uma boa plataforma para seu marketplace b2b

Existem diversas opções de plataformas voltadas para a criação de marketplaces b2b e cada vez mais surgem novidades nesse sentido.

Como esse segmento ainda é novo por aqui, é importante ter conhecimento a respeito dos principais critérios a serem considerados na hora de escolher uma plataforma. Confira:

Suporte Dedicado

Um marketplace b2b é um espaço robusto e com um alto volume de informações. Por isso, para garantir que tudo funcione de maneira correta durante as transações é essencial que a plataforma tenha uma equipe técnica competente para lidar com eventuais instabilidades ou erros técnicos com rapidez, evitando prejuízos ao fluxo de caixa da empresa ou à satisfação dos clientes.

Formas de Pagamento

Seus clientes certamente possuem condições e preferências de pagamento distintas, portanto é essencial e de extremo valor ofertar alternativas diversas para que sejam feitas mais e melhores vendas.

Presença no mercado

Antes de optar pela primeira plataforma que vir pela frente é essencial avaliar a presença e a reputação da plataforma no mercado. 

Para isso, pesquise o máximo de informações que puder como projetos atuais ou já concluídos e clientes atendidos. 

Pedido Mínimo

No marketplace b2b a idéia é vender em grande volume, logo, vender pequenas quantidades pode significar prejuízo.

O ideal, é que a plataforma de e-commerce B2B permita realizar o controle de quantidades na hora da compra evitando que ocorram vendas pequenas, que não tragam lucro ou que prejudiquem a empresa.

Integração de ferramentas

Uma boa plataforma b2b se preocupa com a otimização dos processos de seus clientes e permite a integração do software de gestão da empresa permitindo e acelerando processos de venda, geração de relatório e emissão de notas fiscais.

__

Esse texto foi escrito em parceria com a Ey Agência de E-commerce, empresa que oferece soluções para empreendedores que estão dando os primeiros passos no comércio digital, ou aqueles que já atuam neste segmento e que buscam obter melhores resultados em suas lojas virtuais. Conte com as melhores estratégias de marketing digital para fazer o seu negócio crescer!

Sobre a autora:
Érica Essó é redatora de marketing digital, apaixonada por fotografia, decoração e literatura.

Sair da versão mobile