Dia do Cliente 2021: 5 dicas para vender mais

No próximo dia 15 será comemorado o Dia do Cliente. Uma data cheia de oportunidades para aumentar suas vendas. Por isso, preparamos ótimas dicas para vender mais, além de uma surpresa imperdível para você. 

Mas, afinal, você sabe o que é o Dia do Cliente? É uma data comercial para prestar homenagem e agradecimento a todos os clientes, idealizada no Rio Grande do Sul pelo empresário João Carlos Rego. Relativamente nova no calendário, já que foi criada em 15 de setembro de 2003, a data é hoje comemorada em todo o país.

Inclusive, vale dizer, que essa comemoração ganhou ainda mais força com a criação da Semana Brasil ou Black Friday brasileira. Segundo uma pesquisa da Social Miner*, no ano passado, a Semana Brasil e o Dia do Cliente geraram juntos um faturamento de R$ 5,3 bilhões para o e-commerce nacional, um aumento de 65% comparado ao mesmo período em 2019. 

Então, que tal aproveitar esse dia e caprichar nas ações para os clientes? Acompanhe nosso artigo que traz ideias para o Dia do Cliente e não perca um presente especial que preparamos para você ao final do artigo

Mas, antes, vamos conferir algumas curiosidades.

O que você precisa saber sobre o Dia do Cliente 

Cliente ou consumidor?

Apesar das palavras “cliente” e “consumidor” serem usadas como sinônimos, elas têm significados diferentes. 

O consumidor, segundo o Código de Defesa do Consumidor, “é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. 

Enquanto o foco do consumidor é o produto ou serviço, o do cliente é a base do relacionamento entre empresa e cliente. Isso quer dizer que o relacionamento cliente/ empresa é baseado em uma construção sólida de confiança. Portanto, é um desafio para muitos negócios. Se você quer melhorar essa relação, não deixe de ler o nosso artigo 5 estratégias para sua empresa adotar uma cultura com foco no cliente.

Ambas as datas são celebradas. O Dia do Consumidor acontece em 15 de março e o Dia do Cliente em 15 de setembro. Vale mencionar, que setembro é um mês sem datas de forte apelo comercial como o Dia dos Pais e o Dia das Crianças. Portanto, investir no Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento do seu e-commerce. 

Possibilita ações para todos os públicos

Enquanto outras datas atingem públicos específicos, o Dia do Cliente é uma das poucas datas comemorativas para todos os públicos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Afinal, todos somos clientes de alguém. 

Não espere, já é hora de começar sua divulgação

Coloque o Dia do Cliente no seu calendário e comece desde já a montar uma estratégia comercial e de marketing para esta data. Não perca mais tempo!

Quer ideias para o Dia do Cliente? Veja a seguir 5 dicas para você aumentar suas vendas e homenagear seus clientes. 

5 dicas para o Dia do Cliente 2021

#Dica 1: Personalização de ofertas

Forte tendência no e-commerce, personalizar as promoções permite que os visitantes do site encontrem com mais facilidade o que procuram, logo, acabam comprando mais. Além disso, indica ao cliente que ele é conhecido e valorizado individualmente.

Mostrar as ofertas certas para as pessoas certas no momento oportuno, promove um aumento significativo na taxa de conversão, uma métrica que demonstra qual a parte do seu público realmente gera resultados para a empresa. Além de conquistar a fidelidade dos clientes. 

#Dica 2: Fidelização 

E por falar em fidelidade, aproveite e ofereça um Programa de Fidelização para reter seus clientes por meio de recompensas (como brindes ou descontos exclusivos) em troca de compras frequentes.  

Fidelizar é uma estratégia que aumenta a chance dos clientes comprarem novamente com a sua empresa. Diversas empresas como a Netflix, Amazon e Spotify possuem programas de fidelização que mantêm o faturamento elevado e satisfazem os clientes com soluções que melhoram sua rotina. 

#Dica 3: E-mail marketing  

Envie e-mail marketing para a sua base de contatos com ofertas e informações direcionadas ao Dia do Cliente. Mas, não esqueça: o conteúdo deve ser relevante já que o propósito final é estimulá-los a avançar para a fase de conversão de venda.

Hoje em dia existem várias formas de automação de marketing, inclusive algumas gratuitas. Portanto, use essas ferramentas para potencializar suas vendas, conhecer melhor e interagir com o seu cliente. 

#Dica 4: Remarketing 

Faça remarketing para quem já demonstrou interesse no seu produto ou serviço, aparecendo novamente em anúncios patrocinados (Facebook Ads ou Google Display). 

Esta é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e, de acréscimo, ainda alcançar clientes inativos, já que a maioria desses anúncios é segmentada por meio de uma lista de contatos com e-mail, também chamada de mailing

#Dica 5: Engajamento nas redes sociais

O que postar no Dia do Cliente para engajar nas redes sociais como Facebook e Instagram? 

Levando em conta que nos dias anteriores ao 15 de setembro, você já terá interagindo com o seu público fazendo enquetes, pesquisas e abrindo a caixa de perguntas, será mais fácil planejar a campanha ou as ações com base no desejo dos clientes.

No Dia do Cliente é interessante publicar mensagens de homenagem e agradecimento, além de oferecer ofertas e descontos exclusivos para a data que pode durar um dia, uma semana ou até o mês inteiro.  Além disso, mantenha suas redes sociais atualizadas com informações úteis sobre seus produtos e serviços. Uma pesquisa de opinião do consumidor omnichannel realizada em março de 2021, revelou que 32% do público feminino busca dicas no Instagram sobre lojas para realizar suas compras e 26% dos moradores da região Norte do Brasil preferem comprar pelo Facebook.

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Mas, corre, porque essa oferta especial é limitada e só vale para os 10 primeiros novos clientes

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Fonte:

Pesquisa da Social Miner* https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerces-faturaram-r-53-bilhoes-na-semana-do-brasil-aponta-social-miner/ 

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