Como o e-commerce pode ser um aliado poderoso para sua cadeia de suprimentos

Em um cenário onde as maiores empresas brasileiras movimentam trilhões de reais anualmente, controlar a eficiência da cadeia de suprimentos é um desafio constante para líderes de negócio. A capacidade de gerenciar fornecedores de forma centralizada é vital para otimizar custos e garantir a consistência de qualidade nos produtos e serviços oferecidos.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a complexidade das cadeias de suprimentos no Brasil aumentou 30% na última década, exigindo maior integração e automação nos processos de compras e logística. É aqui que a implementação de uma solução de e-commerce B2B, integrado à gestão de fornecedores homologados, pode ser um fator decisivo para o sucesso operacional de toda a empresa.

A pandemia da Covid-19 acelerou a necessidade de atualizar e melhorar as cadeias de suprimentos para operar em um mundo cada vez mais digital. Enquanto as empresas enfrentam os efeitos de pressões inflacionárias, economia volátil, crescente incerteza geopolítica, a Pesquisa sobre Tendências Digitais na Cadeia de Suprimento 2022, da PWC, mostra que ainda há muitos desafios para conseguir otimizar totalmente essas estruturas.

O mesmo estudo indica que a ênfase contínua em processos básicos, como eficiência e gestão de custos, está fazendo com que muitas empresas percam chances de gerar valor por meio da inovação digital, práticas sustentáveis e transformação estrutural. O uso de tecnologia pode ajudar a enfrentar os principais desafios que sobrecarregam os gestores em relação aos fornecedores, como os descritos no gráfico abaixo.

Pesquisa PwC sobre Tendências Digitais na Cadeia de Suprimento 2022

A combinação do e-commerce + cadeia de suprimentos na gestão de fornecedores

A eficiência operacional em grandes empresas passa, hoje, pela capacidade de integrar processos e padronizar a gestão de compras. Com uma plataforma para fornecedores homologados, que usa tecnologia de marketplace B2B, cada fornecedor do negócio pode operar sua própria loja de suprimentos dentro da plataforma, gerenciando produtos, estoques, preços e promoções de forma independente. 

O gestor, por sua vez, mantém o controle total sobre o processo, podendo monitorar compras, estoques e o desempenho dos fornecedores em tempo real, evitando gargalos e assegurando a continuidade da operação.

Essa integração otimiza a operação, reduz custos e facilita a escalabilidade de toda a rede do negócio, permitindo que o gestor se concentre em decisões estratégicas, enquanto o e-commerce cuida da parte operacional.

Como o e-commerce pode transformar o setor de compras em grandes empresas?

  1. Padronização de processos: permite que os gestores mantenham um controle centralizado sobre a compra de insumos, assegurando que todos os fornecedores sigam as mesmas diretrizes de qualidade.
  2. Gestão facilitada de fornecedores: cada fornecedor pode gerenciar seu próprio catálogo de produtos, configurar promoções exclusivas e integrar seu ERP para automatizar processos, enquanto o franqueador supervisiona o desempenho geral.
  3. Acompanhamento em tempo real: o painel administrativo centraliza as operações, oferecendo uma visão clara sobre os pedidos realizados por todas as unidades do negócio e o status de entrega, garantindo eficiência e evitando falhas no abastecimento.
  4. Poder de barganha: como as compras são feitas em grandes quantidades, o gestor do portal pode negociar preços mais competitivos junto aos fornecedores e melhores opções de pagamento..
  5. Integração regionalizada: mesmo com a padronização de processos, é possível adaptar a oferta de produtos e promoções para diferentes regiões, garantindo relevância local sem perder a identidade da marca.

Leia também: Marketplace regional – impulsionando vendas e ampliando negócios locais.

Como a Plataforma Flexy atua em uma rede de fornecedores de franquias

Case de Sucesso: Ailos e o poder do marketplace B2B

Um exemplo de como uma tecnologia robusta pode impulsionar o crescimento de grandes empresas é o caso da Ailos, a maior cooperativa de crédito de Santa Catarina. 

Através de um marketplace desenvolvido pela Flexy, a Alios Aproxima, os cooperados da Ailos podem gerenciar suas operações de venda online de forma simples e eficiente, beneficiando-se da estrutura tecnológica sem custos iniciais. 

Esse modelo se assemelha ao de uma rede de franquias, onde a cooperativa oferece a infraestrutura e os cooperados crescem com a plataforma, enquanto a Ailos recebe comissão pelas vendas. Em 2023, o portal atingiu 2,5 milhões em faturamento.

Leia o case completo aqui. 

Conclusão: mais controle e mais resultados com a Flexy

Para os gestores, integrar o e-commerce aos fornecedores é uma oportunidade de melhorar a gestão de suprimentos e ganhar eficiência operacional. Com processos padronizados, gestão centralizada de fornecedores e adaptação local, as empresas podem crescer de forma escalável e se destacar em um mercado competitivo.

Empresas que estão adotando tecnologias digitais de maneira estratégica têm maiores chances de sucesso a longo prazo, aumentando a eficiência e a resiliência de suas operações. 

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