O que é fuga de rede e como evitá-las?

Sobre a padronização de fornecimento em redes de franquias.

O sucesso de uma rede de franquias está baseado no poder de padronização. É através dele que é garantido o controle de qualidade nas unidades da empresa, por mais longe que elas estejam uma das outras. A padronização de produção, de entrega de serviços, de atendimento, bem como da identidade da marca, é importante para a manutenção e reconhecimento da qualidade da empresa pelo público. Para isso, deve existir um controle rigoroso dos fornecedores escolhidos. Mas, verdade seja dita, esse controle não é fácil.

Leia Mais

Como padronizar a intermediação das compras feitas pelos franqueados?

O número de redes no setor de franquias caiu pelo segundo ano seguido, de acordo com balanço anual divulgado no início de 2018 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Houve uma queda de 6,4% no número de marcas em 2017, em comparação a 2016. Já o total de unidades do setor cresceu 2,4% no mesmo período. Para a ABF, apesar da queda do número de redes, os dados revelam um maior amadurecimento do franchising brasileiro, que passa a atuar com menos marcas porém com mais unidades.

Leia Mais

Os desafios do gerenciamento de fornecedores em rede de franquias

Os principais problemas encontrados pelos gestores

Uma rede de franquias é capaz de levar uma marca a um território muito grande, às vezes, além do nível nacional. Essa expansão territorial tem diversas vantagens, mas também traz diversos desafios de gerenciamento. O dono da franquia precisa estar atento para garantir o suporte adequado aos franqueados e também para assegurar o padrão de qualidade de sua marca.

Leia Mais

Marketplace de fornecedores homologados

Como garantir o padrão e a qualidade das franquias?

Quando falamos em franquias, logo pensamos naquelas empresas que “deram certo” e que resolveram replicar seu modelo de negócio para outros locais, expandindo suas áreas de atuação e fortalecendo suas marcas. Outra palavrinha chave associada a elas é a padronização – aquela certeza que o consumidor tem de que encontrará a mesma qualidade dos produtos ou serviços aonde quer que ele esteja!

Leia Mais