Como padronizar a intermediação das compras feitas pelos franqueados?

Os últimos relatórios do franchising brasileiro demonstram o crescimento do setor e a importância de seguir investindo na qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Como já falamos aqui no blog, o caminho mais certeiro para garantir a padronização de todas unidades é por meio da intermediação das compras feitas pelos franqueados.

Somente com um canal de gerenciamento é possível acompanhar de perto, mesmo estando longe geograficamente, tudo o que está sendo adquirido pelos franqueados da marca. Aqui na Flexy, chamamos esse canal de intermediação de marketplace de fornecedores homologados, solução para gestores de franquia que será explicado a seguir.

Franquias apresentam crescimento histórico.

O número de marcas que compõem as franquias brasileiras ultrapassou o patamar de 3.000, marcando um número histórico em 2022, segundo Associação Brasileira de Franchising (ABF). O total de unidades do setor também cresceu 7,8% no mesmo período. Para a ABF, o crescimento comparado ao último trimestre de 2021 demonstra melhor performance dos últimos 3 anos no período (T4), isto indica que o setor não apenas se recuperou plenamente do período pandêmico como mostra claros sinais de crescimento.

franquias brasil
Marcas que compõem o franchising brasileiro – Fonte: ABF
Número de unidades – Fonte: ABF
Número de unidades – Fonte: ABF

Desafio para gestores de franquias: padronização.

O crescimento do número de unidades traz um desafio ainda maior para os gestores de franquias: manter o padrão de qualidade em todas as lojas. O sucesso de uma rede de franquias está baseado no poder de padronização. É através dele que é garantido o controle de qualidade nas unidades da empresa, por mais longe que elas estejam uma das outras. 

A padronização de produção, de entrega de serviços, de atendimento, bem como da identidade da marca, é importante para o reconhecimento da qualidade da empresa pelo público.

Em uma rede de franquias é fundamental que a matéria prima para a elaboração dos produtos seja da mesma qualidade em todas as lojas. Para isso, deve existir um controle rigoroso dos fornecedores escolhidos. Isto é, o franqueador deve ser capaz de intermediar as compras feitas por todos os franqueados. Em outras palavras, controlar o que está sendo adquirido, ter acesso aos dados de compras e informações sobre a qualidade dos produtos.

Leia também: Os desafios de gerenciamento de fornecedores em redes de franquia

Solução por meio de tecnologia

A qualificação das fontes de fornecimento está associada à homologação de fornecedores. Homologar é o ato de aprovar ou confirmar que uma empresa atende aos critérios pré-estabelecidos de fornecimento, o que gera mais segurança e confiança no processo de compras. Alguns critérios importantes a serem observados são:

  • Preço;
  • Qualidade do material fornecido ou serviço a ser prestado;
  • Condições de pagamento e possíveis descontos;
  • Prazos de entrega;
  • Confiabilidade;
  • Entre outros.

Essa é também uma estratégia para obtenção de vantagens competitivas e de prevenção à fraude na área de compras. Ela permite que as empresas, em sinergia com seus parceiros, potencializem soluções e ofereçam melhor desempenho nas negociações.

Plataformas de gestão de fornecedores ajudam a marca a colocar esse processo em prática. Ao longo da minha experiência com essas empresas, percebi que o processo de homologação não é realizado de forma tão simples e organizada dentro das organizações. Por isso, aqui na Flexy, desenvolvemos uma solução de marketplace destinada ao cadastro de fornecedores: Central de Fornecimento Online para Franquias

Clique aqui para assistir ao webinar, onde explico detalhadamente como ela funciona.

Curadoria dos fornecedores cadastrados.

Neste sistema, o dono do portal – e também dono da franquia – oferece uma plataforma online onde os próprios fornecedores fazem o cadastro de seus produtos. O gerenciador consegue validar e aprovar a qualidade de todos eles, de acordo com a categoria de fornecimento, por meio de um módulo de curadoria.

Com os fornecedores homologados na plataforma, os franqueados podem garantir os insumos necessários para fazer sua unidade funcionar, com a certeza de que serão de qualidade e com os melhores preços.

A plataforma deve se tornar a fonte exclusiva de compras de fornecimento. Essa é a maneira mais efetiva para padronizar a intermediação de compras feitas pelas unidades e evitar fugas de rede.

Controle de informações das unidades.

Outra vantagem é que a Central de fornecimento Online centraliza as informações de compra de toda a rede de franquias. Com acesso a todos os dados, o gerenciador consegue decidir quem são os melhores fornecedores, qual é a unidade que está comprando mais e quem está fazendo o melhor negócio. Também é possível analisar e descobrir onde a fuga de rede está sendo praticada.

Vantagens para todos os envolvidos.

O sistema tem inteligência suficiente para dividir os fornecedores por região. Os franqueados podem comprar de diversos fornecedores, consultar preços, disponibilidade e distância geográfica, além de fazer o pagamento pelo portal. Fornecedores podem cadastrar produtos e atualizar estoque de forma rápida e ágil. Franqueadores garantem uma gestão centralizada e controlam a qualidade de suas franquias.

_

Esperamos que tenha ficado claro como é possível padronizar a intermediação das compras feitas pelos franqueados. Conheça outras vantagens de montar uma plataforma online destinada ao cadastramento de fornecedores no artigo: Marketplace de Fornecedores Homologados – Como garantir o padrão e a qualidade das franquias? Entre em contato com um especialista Flexy aqui e saiba como podemos ajudar a resolver o problema da sua empresa.

Comentar

One thought to “Como padronizar a intermediação das compras feitas pelos franqueados?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar