Como padronizar a intermediação das compras feitas pelos franqueados?

O número de redes no setor de franquias caiu pelo segundo ano seguido, de acordo com balanço anual divulgado no início de 2018 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Houve uma queda de 6,4% no número de marcas em 2017, em comparação a 2016. Já o total de unidades do setor cresceu 2,4% no mesmo período. Para a ABF, apesar da queda do número de redes, os dados revelam um maior amadurecimento do franchising brasileiro, que passa a atuar com menos marcas porém com mais unidades.

Quantidade de unidades franqueadas no Brasil – Fonte: ABF

O crescimento do número de unidades traz um desafio ainda maior para os gestores de franquias: manter o padrão de qualidade em todas as lojas. Como já discuti em outros artigos, o sucesso de uma rede de franquias está baseado no poder de padronização. É através dele que é garantido o controle de qualidade nas unidades da empresa, por mais longe que elas estejam uma das outras. A padronização de produção, de entrega de serviços, de atendimento, bem como da identidade da marca, é importante para o reconhecimento da qualidade da empresa pelo público.

Em uma rede de franquias é fundamental que a matéria prima para a elaboração dos produtos seja da mesma qualidade em todas as lojas. Para isso, deve existir um controle rigoroso dos fornecedores escolhidos. Isto é, o franqueador deve ser capaz de intermediar as compras feitas por todos os franqueados. Em outras palavras, controlar o que está sendo adquirido, ter acesso aos dados de compras e informações sobre a qualidade dos produtos.

Leia também: Os desafios de gerenciamento de fornecedores em redes de franquia

Solução por meio de tecnologia

A qualificação das fontes de fornecimento está associada à homologação de fornecedores. Homologar é o ato de aprovar ou confirmar que uma empresa atende aos critérios pré-estabelecidos de fornecimento, o que gera mais segurança e confiança no processo de compras. Alguns critérios importantes a serem observados são:

  • Preço;
  • Qualidade do material fornecido ou serviço a ser prestado;
  • Condições de pagamento e possíveis descontos;
  • Prazos de entrega;
  • Confiabilidade;
  • Entre outros.

Essa é também uma estratégia para obtenção de vantagens competitivas e de prevenção à fraude na área de compras. Ela permite que as empresas, em sinergia com seus parceiros, potencializem soluções e ofereçam melhor desempenho nas negociações.

Plataformas de gestão de fornecedores ajudam a marca a colocar esse processo em prática. Ao longo da minha experiência com essas empresas, percebi que o processo de homologação não é realizado de forma tão simples e organizada dentro das organizações. Por isso, aqui na Flexy, desenvolvemos uma solução de marketplace destinada ao cadastro de fornecedores: Central de Fornecimento Online para Franquias. Clique aqui para assistir ao webinar, onde explico detalhadamente como ela funciona.

Curadoria

Neste sistema, o dono do portal – e também dono da franquia – oferece uma plataforma online onde os próprios fornecedores fazem o cadastro de seus produtos. O gerenciador consegue validar e aprovar a qualidade de todos eles, de acordo com a categoria de fornecimento, por meio de um módulo de curadoria.

Com os fornecedores homologados na plataforma, os franqueados podem garantir os insumos necessários para fazer sua unidade funcionar, com a certeza de que serão de qualidade e com os melhores preços.

A plataforma deve se tornar a fonte exclusiva de compra de fornecimento. Essa é a maneira mais efetiva para padronizar a intermediação de compras feitas pelas unidades e evitar fugas de rede.

Controle de informações

Outra vantagem é que a Central de fornecimento Online centraliza as informações de compra de toda a rede de franquias. Com acesso a todos os dados, o gerenciador consegue decidir quem são os melhores fornecedores, qual é a unidade que está comprando mais e quem está fazendo o melhor negócio. Também é possível analisar e descobrir onde a fuga de rede está sendo praticada.

O sistema tem inteligência suficiente para dividir os fornecedores por região. Os franqueados podem comprar de diversos fornecedores, consultar preços, disponibilidade e distância geográfica, além de fazer o pagamento pelo portal. Fornecedores podem cadastrar produtos e atualizar estoque de forma rápida e ágil. Franqueadores garantem uma gestão centralizada e controlam a qualidade de suas franquias.

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Conheça outras vantagens de montar uma plataforma online destinada ao cadastramento de fornecedores no artigo: Marketplace de Fornecedores Homologados – Como garantir o padrão e a qualidade das franquias? Entre em contato com um especialista Flexy aqui e saiba como podemos ajudar a resolver o problema da sua empresa.

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

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