Com o fácil acesso a internet, cada vez mais as pessoas estão optando por compras online, por serem mais rápidas e fáceis, além de realizarem no conforto de suas casas ou de qualquer outro lugar.
E hoje é possível encontrar de tudo na internet, de qualquer segmento, até mesmo vender imóveis pela internet, por exemplo, tem sido uma ótima aposta para os empreendedores.
Mas entendendo onde o público se encontra e se fazendo presente, não é suficiente para seu negócio no e-commerce dar bons resultados. Para isso, a logística no e-commerce tem um importante papel.
Ela é uma parte necessária da administração de uma loja virtual, o qual é responsável pelo planejamento e controle da armazenagem, expedição e entrega.
Mas como aplicar uma boa logística para que tenha sucesso no e-commerce? Acompanhe e descubra!
Como funciona?
A logística no e-commerce tem a função de proporcionar à empresa um bom desempenho e crescimento.
Ela atua em todos os setores de uma loja virtual, desde o transporte, passando pelo armazenamento, recepção, até a entrega dos produtos
Ou seja, se a sua loja virtual for no segmento de decoração de gesso para sala, a logística fará a gestão de todos os processos e setores da sua empresa.
No planejamento da logística, a empresa observa algumas possíveis variáveis em seu desenvolvimento, tendo uma oportunidade de controlá-las para que não gere resultados negativos.
A logística também funciona para elevar a relação com o cliente, pois está ligada diretamente com a satisfação dele, e mesmo que seja um segmento específico como a prestação de serviços de um hotel para cães e gatos, por exemplo, o consumidor, nesse caso, o dono do animal, deseja ser atendido diante das suas necessidades e dentro do prazo de entrega.
Por isso, os processos de uma boa logística são definidos a partir do armazenamento e identificação do produto, reposição do estoque, separação e envio dos pedidos.
Dicas de logística para o e-commerce
Estruture a sua logística para manter o seu negócio e siga as dicas:
1- Controle o estoque
A loja virtual funciona 24h por dia, 7 dias por semana, então o estoque deve estar sempre atualizado.
É possível ter esse controle através de sistemas os quais permitem o armazenamento dos produtos em categorias iguais para que possa identificá-los com agilidade e sem falhas.
O estoque requer uma atenção porque, ter uma quantidade muito grande de produtos guardados ocupa um espaço desnecessário e aumenta os custos com o armazenamento.
Por outro lado, ter uma pequena quantidade pode não conseguir atender a demanda, o qual faz perder a venda e comprometer a imagem da marca.
É necessário um controle de estoque eficiente para aumentar os lucros do negócio, pois assim é capaz de reconhecer os itens em estoque e o investimento que está sendo depositado ali.
2- Escolha a transportadora
Uma técnica para uma boa logística dentro da loja virtual, é a escolha certa da transportadora.
É necessário avaliar suas políticas de qualidade, os serviços prestados e as normas de entrega.
Ao escolher uma transportadora observe qual seu roteiro de entrega, se a negociação é clara, e qual seu custo.
3- Monitore os custos
A logística também avalia os custos, e observa os gastos necessários para manter o funcionamento do e-commerce.
Como em uma administração de condomínio, por exemplo, a loja virtual também precisa de uma administração que gerencie seus custos analisando os gastos do mês para fazer um levantamento necessário para avaliar a sua lucratividade.
A fim de desenvolver estratégias voltadas para a redução de custos, o planejamento de logística garante não prejudicar a qualidade do serviço prestado.
Com isso, ao estruturar a logística dos custos do e-commerce, sua empresa terá uma redução dos gastos que terá como consequência o aumento dos lucros no fim do mês, além de visualizar quais setores precisam de mais e quais precisam de menos investimento, e assim a competitividade com a concorrência se torna maior.
4- Monitore as entregas
Mesmo com uma boa transportadora, é importante para a loja virtual fazer o rastreamento da entrega, pois beneficia tanto o consumidor como a empresa.
Ou seja, ao comprar um purificador e refrigerador, por exemplo, o consumidor recebendo este produto dentro do prazo estabelecido, lhe deixa satisfeito com a marca e consequentemente a empresa se diferencia no mercado, se destacando na entrega.
A logística do monitoramento da entrega é capaz de melhorar o posicionamento da marca perante o mercado, além de gerar a satisfação no consumidor final.
5- Elabore uma política de frete
Além da monitoração da entrega, é importante dar uma atenção ao frete definido pelo e-commerce.
O planejamento do frete deve ser inteligente para que tanto os consumidores quanto a empresa, saiam ganhando, e claro pensando sempre em não prejudicar os resultados do negócio.
Algumas empresas oferecem frete grátis, pois mesmo sem cobrar por isso, a venda dos produtos é o suficiente para suprir os custos com a entrega.
Uma dica para aqueles que pensam em gerar frete grátis é estabelecer um valor mínimo de compra, anunciar em suas campanhas nas redes sociais, ou estar disponível apenas para clientes participantes de um programa de fidelização.
6- Analise o desempenho
Analisar a loja virtual como um todo, em todos os setores, é fundamental para identificar onde melhorar a performance do e-commerce.
Essa análise permite identificar os pontos que necessitam de melhorias, e ainda ser capaz de detectar possíveis problemas permitindo a solução antes de se tornarem graves.
Para a logística de análise, observe as taxas de conversão da loja e de abandono do carrinho na hora da compra, e ainda o número de visitantes no site e o retorno dos investimentos que tem feito.
Com isso, é capaz de identificar quais caminhos seguir para o sucesso do seu e-commerce.
7- Use a tecnologia
Vamos supor que você esteja atrás de um cirurgião plástico de confiança, entende-se que a clínica que utilizar recursos tecnológicos em seus procedimentos ou utilizar técnicas e ferramentas mais modernas, dará mais conforto e segurança ao seu cliente diante dessa busca.
O mesmo acontece com a empresa que utiliza a tecnologia a favor da sua logística.
Existem ferramentas de sistema de gestão voltadas para o e-commerce, capazes de auxiliar em todos os processos de uma logística.
Através disso, é capaz de controlar tudo o que entra e sai da loja, impossibilitando falhas na operação do e-commerce.
Beneficie seu e-commerce
Com um bom planejamento de logística é possível ter sucesso no e-commerce. Siga essas dicas e esteja preparado para se destacar nas lojas virtuais.