Como uma loja virtual pode ajudar a aumentar as vendas na loja física?

Interação ON e OFF é crucial para satisfazer cliente.

Comprar pela internet se tornou um hábito do brasileiro, revelou um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com o levantamento, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, percentual que se mantém elevado em todas as classes sociais analisadas.

O marco dessa tendência foi o Natal de 2017, em que as vendas pela internet superaram, pela primeira vez, as vendas feitas pelos centros comerciais. O levantamento feito nas 27 capitais brasileiras indicou que 40% dos consumidores pretendiam adquirir presentes pela rede, em contrapartida aos 37% que pretendiam realizar as compras em Shopping Centers. As principais vantagens destacadas pelo internauta brasileiro são:

  1. Percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas (58%).
  2. Comodidade de comprar sem sair de casa (45%).
  3. A possibilidade de fazer as compras no horário que quiser (31%).
  4. A economia de tempo (29%).
  5. A facilidade que a internet proporciona na comparação de preços (28%)

Leia a pesquisa completa aqui.

O que acontece na prática é o que chamamos de Showrooming, expressão em inglês que define o hábito de experimentar os produtos em uma loja física e comprá-los por um preço mais acessível na loja virtual.  Essa experiência comprova que os consumidores se tornaram multicanais: eles percorrem por diversos meios (site, redes sociais, telefone, loja física) para comparar preços, experimentar e, finalmente, realizar a compra.

Para tornar a experiência na loja física mais atrativa é fundamental que o varejo se aproveite dos recursos da própria plataforma de e-commerce, misture outras possibilidades tecnológicas e comece a tornar o seu negócio omnichannel. Isto é, ele precisa interligar os diferentes canais de venda de modo a melhorar a experiência do cliente.

Oferecer a possibilidade de buscar ou trocar na loja física um produto que foi comprado na loja virtual é uma das formas de aumentar a satisfação do cliente e multiplicar as chances de ele consumir mais. Um totem na loja física que permita comprar online, ou grandes telas sensíveis a toque que deem acesso a uma vitrine virtual é outra.

“Integrar as duas modalidades de vendas alia a agilidade da plataforma de e-commerce com a necessidade de contato tátil e visual que muitos clientes ainda têm”.

Não deixe de ler os 5 Exemplos de Omnichannel em Redes de Franquia, para entender melhor o que estou falando

Outra tática, que já está sendo usada na Europa, é oferecer experiências de compra diferenciadas por meio do smartphone do cliente enquanto ele estiver dentro da loja física. Isso inclui ferramentas de GPS para ambientes internos, que o ajudem a encontrar o produto que deseja, ofertas online direcionadas ao perfil do cliente e vouchers virtuais de desconto.

Cada vez mais o lojista vai ter de se esforçar para convencer seu cliente a sair de casa! Aqueles que já abraçaram essa ideia garantem que a integração de canais (loja online e loja física) tem o poder de aumentar a visita a lojas físicas e vice-versa!

 

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Cristiano Chaussard

Especialista em E-commerce no Atacado, Marketing de Relacionamento e CRM pela ESPM e Gestão da Inovação pela USP, Fundador e Diretor de Expansão da Flexy Digital e Presidente ABComm/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em Santa Catarina).

3 thoughts to “Como uma loja virtual pode ajudar a aumentar as vendas na loja física?”

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