Como criar uma estratégia de marketing para o seu e-commerce após lançá-lo?

Uma das maneiras mais eficazes de atrair mais clientes para lojas virtuais é desenvolvendo estratégias eficazes de Marketing Digital. Por isso, trouxemos algumas dicas importantes para você colocar em prática e ver o seu e-commerce atrair mais clientes e fidelizá-los. 

Como criar um plano de marketing para o seu e-commerce

É essencial criar um plano de marketing completo, que cubra todos os pontos focais que precisam ser abordados pela sua marca: praça, produto, preço e promoção, ou seja, os 4 Ps do marketing.

PRAÇA: Trata-se dos canais de distribuição que você irá utilizar para promover seu negócio. Você já possui um e-commerce, é claro, então meio caminho já foi andado. Mas você também pode optar por integrar sua empresa a Marketplaces (como o Mercado Livre) para ampliar seu alcance e atingir um público ainda maior.

PRODUTO: Faça uma análise detalhada de mercado e saiba o que seu produto precisa ter para se diferenciar. Utilize a missão e a visão da empresa como pontos de partida para fazer esse trabalho. 

PREÇO: Crie uma estratégia de precificação justa e lucrativa, sem se distanciar muito dos seus concorrentes. Você pode optar pela diferenciação, vendendo produtos excelentes com preços mais altos, pela penetração, com os mesmos produtos só que por preços mais baixos, ou de cobrança excessiva, com produtos de menor qualidade e preços altos que diminuem com o tempo. Tenha em vista que a última apresenta desafios extremamente difíceis de superar e compromete o branding da sua empresa.

PROMOÇÃO: Saiba como promover seu e-commerce a fim de persuadir cada vez mais consumidores a escolhê-lo. Você pode utilizar diversas técnicas de venda para alcançar esse resultado, como o cross-selling (que oferece produtos semelhantes ao que o cliente já adquiriu) e o upselling (que oferece produtos parecidos com o que o consumidor procura, só que mais caros e sofisticados. Um bom exemplo é o dos Smartphones: se o cliente busca o modelo XY, ofereça o XYZ).

Além disso, é importante que você estabeleça:

  • Quem é o público-alvo da sua empresa; 
  • Quais são as funcionalidades do seu site;
  • Quem são seus concorrentes (e o que fazem);
  • Qual é o orçamento disponível para investir no setor de marketing e colocar estratégias em prática

Aproveite para conhecer nosso material “Os 8P’s do E-commerce

SEO: invista em posicionamento para captar novos leads

A otimização dos mecanismos de pesquisa, conhecida como Search Engine Optimization (SEO), busca aumentar o seu tráfego do seu site de maneira orgânica e, muitas vezes, diminuir gastos. 

Para criar uma estratégia eficaz de SEO, você pode criar conteúdos ricos para o seu blog – ou criar um – com bom aprofundamento sobre os temas tratados e links internos para outros conteúdos já publicados na sua página. 

Isso faz com que os mecanismos de pesquisa aumentem a autoridade do seu domínio, gerando mais tráfego e posicionando seu site nas primeiras posições dos buscadores.

Essas técnicas também podem ser chamadas de Marketing de Conteúdo e consistem na criação de um conteúdo mais personalizado para o cliente, por isso, conheça bem o seu público para conseguir segmentá-lo de maneira eficaz.

O uso de redes sociais para divulgar o seu negócio

Para aumentar as vendas da sua loja virtual é essencial apostar no uso das redes sociais para ajudar na divulgação do seu negócio. 

Falamos sobre a importância dos canais de compartilhamento para anunciar seus produtos, mas também é crucial estar atento ao uso constante das principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Crie perfis para o seu e-commerce e abasteça-os com conteúdos relevantes sobre sua marca e o seu nicho de atuação. Se você vende eletrodomésticos, por exemplo, crie postagens detalhando o funcionamento de determinados produtos, tire dúvidas, faça vídeos nos bastidores e escreva artigos que possam aprofundar seus seguidores a respeito do seu negócio e do universo ao seu redor.

Caso você tenha um blog, é uma ótima maneira de impulsionar mais visitas aos conteúdos presentes nele: sempre que criar um novo blogpost, divulgue-o em todas as redes sociais!

Invista em mídia paga

Além da otimização do mecanismo de pesquisa, que requer estratégias de crescimento orgânico, você pode fazer campanhas nas mais diversas ferramentas de anúncios pagos: Google Ads, Instagram Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads etc.

Tenha o zelo de criar anúncios que possuam a personalização necessária para alcançar o seu público alvo. Em cada uma dessas ferramentas é possível escolher: 

  • O tempo de exibição;
  • Quem você deseja atingir (local, cidade, estado, idade);
  • O objetivo (telefonema, acesso ao site, curtidas na página, mensagens privadas);
  • O valor pago por dia;
  • As palavras-chaves de alcance.

Para determinar como cada campanha será criada, é possível definir qual é o público que você quer alcançar, onde eles moram e sua faixa-etária, bem como informações de consumo e financeiras.

Além disso, é possível definir o objetivo da campanha delimitando se você deseja aumentar as visualizações em seu site, número de ligações, aumento de leads etc., ou seja, você consegue estabelecer metas claras para cada anúncio e monitorar os resultados, que são, resumidamente, as chamadas taxas de conversão.

A taxa de conversão representa as pessoas que de fato tornaram-se clientes, ou seja, realizaram algum tipo de compra.

Por exemplo: se um consumidor entrar na sua loja virtual, selecionar produtos e abandonar o carrinho,  ela será contabilizada nos resultados da sua campanha, mas não na taxa de conversão do seu anúncio. Assim você consegue entender o que pode ter dado errado, pois saberá até onde aquele consumidor foi e os potenciais problemas que o fizeram abandonar a compra. 

Com isso, sua empresa consegue visualizar os resultados para atuar nos ajustes que cabem para cada estratégia de marketing e, consequentemente, proporcionar um melhor uso e desenvolvimento dessa ferramenta tão importante para as vendas no meio digital.

Pense cuidadosamente em cada um dos pontos listados acima para fazer suas campanhas. Assim você consegue atrair, converter e fidelizar seus clientes. Isso compõe qualquer boa estratégia de Inbound Marketing, que busca tornar sua relação com os seus consumidores o mais sólida e duradoura possível – algo que, para quem possui um e-commerce, é extremamente valioso.

Mãos à obra 

Em um mundo cada vez mais conectado, para obter sucesso no seu e-commerce é importante que haja um conjunto de boas estratégias de marketing sendo aplicado constantemente.

Seja por meio do posicionamento gerado pelas técnicas de SEO, seja por meio das campanhas de mídia paga ou até mesmo pela divulgação do seu negócio nas redes sociais, não deixe de colocar essas dicas na prática na sua loja online – avaliando, claro, o momento atual da sua marca e o que mais se adequa a ele para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

E não se esqueça de baixar nosso e-book gratuito para se aprofundar ainda mais no Marketing para e-commerce:

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar